O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a qualquer cidadão nacional de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia e, ainda Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça, beneficiar de assistência médica durante a sua estada temporária em qualquer um destes Estados. Saiba como requerê-lo através da Segurança Social.
Se vai viajar para um destes 31 países, em férias, em viagem de negócios, tirar uns dias para descansar ou estudar, solicite o CESD. O cartão é pessoal e intransmissível, de modelo único e tem um prazo de validade de três anos, renovável.
Pode solicitar o CESD através da Segurança Social pelo serviço Segurança Social Directa ou presencialmete.
Pelo serviço Segurança Social Directa:
- Se já aderiu ao serviço Segurança Social Directa:
- Aceda ao site da Segurança Social;
- Clique em Segurança Social Directa e insira o seu “NISS” e a sua “Palavra-Chave”;
- Aceda ao menu “Doença” > “Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença” e siga as instruções de preenchimento.
Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, com palavra-chave ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço.
Presencialmente
Portugal Continental: serviços de atendimento, lojas do cidadão ou nos serviços do subsistema de saúde do interessado.
Açores: serviços do Instituto da Segurança Social dos Açores ou nos Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.).
Madeir: serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM ou nos Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.).
Se for beneficiário da Segurança Social e requerer pessoalmente, deve preencher o formulário Mod. GIT53-DGSS, disponível nos locais de atendimento ou neste site.
O CESD é enviado para a morada do interessado. Por razões de segurança, o CESD é enviado para a morada que consta no Sistema de Informação da Segurança Social. Se a sua morada foi alterada e ainda não comunicou à Segurança Social, deve fazer primeiro a sua actualização e só depois fazer o pedido do CESD.
Nota: Em caso de impossibilidade de emissão atempada do CESD, o serviço responsável poderá entregar ao interessado um certificado provisório de substituição, que garante os mesmos benefícios que o cartão.
Para mais informações, pode consultar o Guia Prático, o Folheto Informativo, bem como informação genérica disponível no site da Segurança Social.
O CESD é disponibilizado pela Segurança Social. Nota: A ADSE já não emite o Cartão Europeu de Seguro de Doença desde 2020.
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com Segurança Social
Consulte
Peça o Cartão Europeu de Seguro de Doença através da Segurança Social Direta - 15-06-2012
Aderir ao CESD assegura prestação de cuidados de saúde em 31 países
Serviço VIA Segurança Social alarga horário de atendimento
Segurança Social Ainda Mais Próxima dos Cidadãos
VIA Segurança Social: Novo Serviço de Atendimento aos Cidadãos e Empresas
Acesso a Segurança Social Directa disponível com Cartão de Cidadão
ADSE com Novos Serviços 'Online'
Prazo para apresentar prova de condição de recursos alargado
Acesso ao Subsídio Social de Desemprego Mais Abrangente
Segurança Social disponibiliza actualização de morada por telefone
Novo Código Contributivo da Segurança Social entra em vigor em 2011
2ª Via Cartão Europeu de Saúde
Boa tarde,Como posso pedir uma 2ª Via Cartão Europeu de Saúde?
O SabiasQue é um serviço distinto da Segurança Social, pelo que sugerimos que leia atentamente (em https://sabiasque.pt/familia/noticias/299-ja-tem-o-cartao-europeu-de-seguro-de-doenca.html ) os procedimentos a adoptar para requerer um Cartão Europeu de Seguro de Doença junto dos serviços da Segurança Social.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Ola gostaria que enviassem o Cartão Europeu de Seguro de Doença~o mais rápido possível .Um resto de um bom dia .
-Obrigada.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Ola , gostaria que fossem rapidos a fazer este pedido pff ..compreendo que tem muito trabalhomas perciso disto para a semana .
- Um resto de um bom dia , obrigada
Lamentamos não conseguir ajudá-la directamente na resolução do problema, pelo que sugerimos que ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e lhes coloque a questão directamente. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiária, bem como o da sua filha.
Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
41
quero adquirir o cartão de saúde europeu para a minha filha,já acedi ao site,entro,mas depois vem só os meus dados para pedir o cartão,clico para apagar e volta tudo atráz...não consigo pedir o cartão para ela.Porque??1. Em Portugal Continental, dirigir-se ao centro distrital de segurança social da sua zona de residência ou para onde são canalizadas as suas contribuições, bem como nos seus serviços locais e Lojas do Cidadão ou, ainda, junto do seu subsistema de saúde.
2. Caso seja beneficiário do regime geral de segurança social, pode solicitar o cartão por correio electrónico (encontra os contactos do serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL em http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.17).
3. Aceder ao site da Segurança Social em https://app.seg-social.pt/ptss/ para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha e de aceder ao serviço, proceder ao pedido de emissão do CESD (depois de colocar o NISS e a password encontra no menu do lado esquerdo um link para o Cartão Europeu de Seguro de Doença. O CESD tem, pelo regime geral (Segurança Social), uma validade de três anos, mas deverá consultar o sistema ou subsistema que assegura a sua protecção na doença. O CESD é emitido sem encargos para o titular e, em regra, é remetido para casa do titular dentro de cerca de 7 dias úteis após a recepção do pedido.
Se efectuou o pedido de 2ª via do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) deverá aguardar até que este lhe seja enviado. Se efectuou o pedido à Segurança Social poderá contactar o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL no sentido de saber se o pedido está processado e qual é o prazo de envio.
Em Portugal ligue 808 266 266 (dias úteis das 8h00 às 20h00 com custo de chamada local a partir de rede fixa)
Do estrangeiro ligue +351 272 345 313
Coloque as suas questões por e-mail, através do formulário do VIA (http://www1.seg-social.pt/contact_center/mensagem.asp)
Em Portugal ou do estrangeiro utilize o Fax: (+351) 272 240 900
Para obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), caso resida em Portugal continental, deve dirigir-se ao centro distrital de segurança social da sua zona de residência ou para onde são canalizadas as suas contribuições, bem como nos seus serviços locais e Lojas do Cidadão. Pode também obtê-lo junto do subsistema de saúde (instituição responsável pela protecção na doença como, por exemplo, a ADSE) ou, caso seja beneficiário do regime geral de segurança social pode solicitar o cartão por correio electrónico. No site da Segurança Social (https://seg-social.pt) encontra o endereço electrónico de todos os centros distritais. O CESD, uma vez emitido, é enviado por via postal para o domicílio do titular. Caso resida numa das Regiões Autónomas, deve solicitá-lo junto dos serviços dos Centros de Prestações Pecuniárias, quanto à Região Autónoma dos Açores e nos serviços do Centro de Segurança Social da Madeira, quanto à Região Autónoma da Madeira. Relativamente à documentação necessária para obter o CESD, ela varia consoante a sua situação. Pode ser necessário apresentar o cartão de beneficiário da segurança social, de utente do Serviço Nacional de Saúde ou do subsistema que assegura a sua protecção na doença e o Bilhete de Identidade. Deve informar-se junto da instituição onde vai requerê-lo. O CESD tem, pelo regime geral, uma validade de três anos, mas deverá consultar o sistema ou subsistema que assegura a sua protecção na doença. O CESD é emitido sem encargos para o titular e, em regra, é remetido para casa do titular dentro de cerca de 7 dias úteis após a recepção do pedido.
Há dias fiz o meu pedido de uma 2ª via do Cartão Europeu de Seguro e Doenças pela Net. Neste momento trabalho no estrangeiro no Reino Unido. O Cãrtão que actualmente tenho encontra-se danificado e termina a validade no dia 25/11/2010. O que devo fazer e a quem me devo dirigir? Pretendo regressar em breve ao Reino Unido.
Os meus cumprimentos
José Oliveira
Poderá aceder a https://app.seg-social.pt/ptss/ para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRECTA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha, "entrar" no serviço e aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social. Aqui pode também efectuar o pedido do novo cartão. Depois de "entrar" na página da Segurança Social Directa, colocando o seu nr. beneficiária e a senha que recebeu, clique no rectângulo "Cartão Europeu de Seguro de Doença" no menu do lado esquerdo.
78
comme faser para poder renovelar a meu" cartao europeu de seguro de doença "que acabou do dia 15/01/2010 ,porque do momento istou em FRANçA !e nao posso ir agora por razao de saude em Portugal . Obrigado da sua resposta.O NISS é o Número de Identificação da Segurança Social, ou seja, o número de beneficiário da Segurança Social. Caso o seu NISS tenha apenas9 algarismos precisará, primeiro, de pedir o número com 11 algarismos e só depois poderá proceder à operação que deseja. Para obter o número de 11 algarismos sugerimos que ligue para o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 08h00 às 20h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal.
42
Estou a tentar aceder ao site, pedem-me o NISS e a senha. Não sei o que é o NISS - é essa a minha questão. Inseri o meu nº de beneficiário e a senha de acesso e não resultou. O QUE É O NISS?Obrigada.