Skip to main content
25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos

O que é o 25 de Abril e Comemorações em 2023

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen
Do livro "O Nome das Coisas" (1977)

Sobre a Revolução

Durante o Estado Novo, vigente desde 1933, Portugal foi um país governado por uma ditadura, onde as eleições não eram universais e eram consideradas fraudulentas pela oposição. A polícia política - a PIDE, Polícia Internacional de Defesa do Estado - que recebeu formação da Gestapo e da CIA - tinha como objectivo censurar e controlar a opinião pública e a oposição em Portugal e nas colónias.

A revolução de Abril, conhecida como Revolução dos Cravos, refere-se a um movimento social ocorrido a 25 Abril 1974 que depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou o processo de implantação de um regime democrático que culminou com a entrada em vigor da nova Constituição Portuguesa a 25 Abril 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.

A revolução foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), que era composto maioritariamente por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que teve o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu em 1973, com base em reivindicações corporativistas pelo prestígio das forças armadas, acabando por se estender ao regime político em vigor.

Com uma adesão em massa da população ao movimento, a resistência por parte do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas 4 civis mortos e 45 feridos em Lisboa. A governação do país foi confiada à Junta de Salvação Nacional que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. O General António de Spínola foi nomeado Presidente da República e Adelino da Palma Carlos assmiu o cargo de Primeiro Ministro.

Seguiu-se o PREC, Processo/Período Revolucionário Em Curso, um período de grande agitação social, política e militar, marcado por manifestações, ocupações, Governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares, também conhecido por "Verão Quente", que culmina no golpe militar de 25 Novembro 1975 que pôs fim à influência da esquerda radical em Portugal no pós 25 Abril 1974.

A 25 Novembro 1975 tropas páraquedistas ocuparam diversas bases aéreas mas foram travadas por um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, que liquidou a revolta, substituindo o PREC pelo pelo "Processo Constitucional em Curso".

Estabilizada a conjuntura política, a Assembleia Constituinte prosseguiu os trabalhos para a criação da nova Constituição Portuguesa que entrou em vigor no dia 25 Abril 1976, dia das primeiras eleições legislativas livres e democráticas da nova República. Assim, foi instituído em Portugal o feriado nacional no dia 25 Abril, denominado como "Dia da Liberdade".

Várias iniciativas estão em curso, e outras tantas previstas, para assinalar os 40 anos do 25 Abril, sendo que, para além das fontes indicadas em link específico, destacamos estes dois trabalhos:

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen
Do livro "O Nome das Coisas" (1977)

25 de abril em 2023

Notícias sobre o 25 de abril em 2023 >>

Sobre a Censura

A censura é um instrumento usado por regimes totalitários/ditatoriais para impedir que os meios de comunicação social e outros meios de difusão de mensagens, incluindo as criativas, pela arte - pintura, escultura, música, teatro, cinema, entre outras - possam pôr em causa a ideologia vigente e fomentar o conhecimento e a consciencialização para qualquer revolta contra o regime.

A censura em Portugal foi um dos elementos condicionantes da cultura nacional ao longo de quase toda a sua história. Ela integra a história portuguesa em muitos períodos, constituindo-se como uma arma de defesa da Igreja e do Estado. Desde cedo, o país foi sujeito a leis que limitavam a liberdade de expressão, primeiro, em resultado da influência da Igreja Católica e, mais tarde, pelo poder civil que começou também a regulamentar a publicação de textos escritos.

Em cinco séculos de história da imprensa portuguesa, quatro foram dominados pela censura, sendo que esta entrou também em outros domínios, como no teatro (desde Gil Vicente), na rádio, na televisão e no cinema. Ao longo da história portuguesa foram muitas as formas de perseguição a intelectuais: a prisão e a morte foram castigo de quem ousava expressar ideias contrárias ao discurso oficial do Estado.

Cada regime político teve o cuidado de legislar em relação à liberdade de imprensa, na maior parte dos casos, restringindo-a. Na memória dos portugueses estará ainda presente a política do regime do Estado Novo que institucionalizou um estrito controlo dos meios de comunicação, recorrendo, para este efeito, à censura prévia dos periódicos e à apreensão sistemática de livros.

Em 1926 é instituído um regime de censura prévia e na Constituição Portuguesa de 1933 a censura é legalmente instituída pelo Decreto-lei nr. 22469, aplicando-se a publicações periódicas, "folhas volantes, folhetos, cartazes e outras publicações, sempre que em qualquer delas se versem assuntos de carácter político ou social".

No artigo 3 desta Constituição pode ler-se que a função da censura será "impedir a perversão da opinião pública na sua função de força social e deverá ser exercida por forma a defendê-la de todos os factores que a desorientem contra a verdade, a justiça, a moral, a boa administração e o bem comum, e a evitar que sejam atacados os princípios fundamentais da organização da sociedade". O Governo reservaria para si o direito de definir o que seria a verdade, a justiça, a moral, a boa administração e o bem comum, assim como os princípios fundamentais da organização da sociedade.

O Estado Novo manteve a censura ativa em todas as vertentes culturais. Em 1936 a fundação de jornais é regulada pelo Estado e é proíbida a publicidade oficial do Estado em alguns deles, para que não seja o próprio Estado a financiar os seus inimigos. Quem quisesse fundar uma publicação periódica tinha de requerer autorização da Direcção dos Serviços de Censura que, em 1944, passa a estar na dependência do Secretariado Nacional de Informação, organismo que estava sob a alçada do próprio Salazar, Presidente do Conselho.

Mais tarde, a Lei nr. 150/72 prevê que os artigos para publicação tenham uma das seguintes anotações: "autorizado", "autorizado com cortes", "suspenso", "demorado" ou "proibido". Na imprensa periódica - onde ficou conhecida pelo "lápis azul" - a censura suprimia, alterava, cortava palavras, expressões ou parágrafos inteiros, adiava ou impedia a saída de notícias.

Os censores eram um grupo heterogéneo a nível intelectual. Uns reconheceriam rapidamente qualquer texto considerado perigoso ou revolucionário, enquanto outros deixariam facilmente passar conteúdos abertamente subversivos, fazendo variar o grau de severidade aplicado pelos seus "lápis azuis". Sendo uns mais permissivos e outros demasiado repressivos, faziam variar a informação que chegava às diferentes regiões e populações do país.

Enquanto que, durante a Primeira República, os espaços censurados deviam aparecer em branco, em sinal de censura, o Estado Novo tenta apagar estas evidências, obrigando os jornais a alterarem por completo a paginação poucas horas antes de saírem. As comissões de censura penalizarão especialmente os jornais mais rebeldes com este género de exigência.

Os livros não eram sujeitos a censura prévia mas eram apreendidos depois de publicados. A Direcção-Geral de Segurança fazia frequentes buscas às livrarias e os correios controlavam a circulação de livros. É proibida a entrada em Portugal de qualquer publicação que não fosse aceite pelos critérios do Governo. A Inspecção Superior de Bibliotecas e Arquivos proibia a leitura de determinados documentos e a Biblioteca Nacional tinha listas de obras que não podiam ser lidas.

No que respeita à literatura infanto-juvenil, a Direcção dos Serviços de Censura considerava "desejável que as crianças portuguesas sejam cultivadas, não como cidadãos do Mundo, em preparação, mas como crianças portuguesas que mais tarde já não serão crianças, mas continuarão a ser portugueses".

Os jornalistas e os escritores estão debaixo do foco da censura, com o seu trabalho condicionado pelo medo de "não passar" ou das suas obras serem apreendidas. Os jornalistas sofreram um tipo de "auto-censura", recaindo sobre eles a responsabilidade do jornal atrasar a tiragem por causa de alguma frase temerária. Ferreira de Castro escreve, em 1945: "Cada um de nós coloca, ao escrever, um censor imaginário sobre a mesa de trabalho".

Em 1984, a Comissão do Livro Negro do Fascismo afirmou que durante o regime Salazar/Caetano foram proibidas cerca de 3300 obras. Só a Revolução de Abril 1974 pôs fim à censura em Portugal.

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen
Do livro "O Nome das Coisas" (1977)

Sobre as Músicas

Citando Sofia Rijo (em https://expresso.pt/blogues/bloguet_lifestyle/Avidadesaltosaltos/musicas-que-marcaram-o-25-de-abril-de-1974-videos=f645222): "Músicas, senhas, sinais e cravos vermelhos - nascia há (40) anos a democracia em Portugal, e com ela a esperança que tudo pudesse mudar. (Quarenta) anos passados, ficam na memória dos mais velhos a mudança de regime, nas dos mais novos aquilo que os nossos pais, avós e professores nos contaram. Sabemos as dificuldades que passavam, e hoje sentimos na pele outras que nos fazem sentir outros sentimentos de revolta, e eventualmente pensar em outra revolução. Para mim as melhores lembranças fazem-se com notas musicais, por isso deixo alguns vídeos com músicas que nos fazem viajar até uma das maiores e melhores criações do Homem: a música.".

Para ouvir as músicas clique no respetivo título.

E Depois do Adeus

"E Depois do Adeus" foi a canção que serviu de primeira senha à revolução de 25 Abril 1974. Com letra de José Niza e música de José Calvário, a canção foi escrita para ser interpretada por Paulo de Carvalho na 12.ª edição do Festival RTP da Canção, do qual sairia vencedora. A razão da escolha desta música é clara: não tendo conteúdo político, e sendo uma música em voga na altura, não levantaria suspeitas, podendo a revolução ser cancelada se os líderes do MFA concluíssem que não havia condições efectivas para a sua realização. A transmissão de "E Depois do Adeus" pelos Emissores Associados de Lisboa às 22h55m do dia 24 Abril 1974 dava a ordem para as tropas se prepararem e estarem a postos. O sinal para a saída definitiva dos quartéis seria a emissão, pela Rádio Renascença, uma emissora católica, de "Grândola, Vila Morena" de Zeca Afonso, uma música claramente política de um autor proscrito. Isto daria a certeza de que a revolução era mesmo para arrancar.

Grândola, Vila Morena

"Grândola, Vila Morena"' é uma canção composta e cantada por Zeca Afonso, incluída no álbum Cantigas do Maio (1971), escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos. A canção refere-se à fraternidade entre o povo de Grândola, vila alentejana. Às 00h20 do dia 25 Abril 1974, a canção foi transmitida pela Rádio Renascença como sinal que confirmava o início da revolução. Era a senha para o arranque definitivo e simultâneo em todo o País das operações e despoletava o avanço das forças organizadas pelo MFA. Também por isso se transformou num símbolo da revolução e do início da democracia em Portugal.

Pedra filosofal

"Pedra Filosofal" é um poema do poeta António Gedeão, publicado no livro Movimento Perpétuo, em 1956. Aproveitando a musicalidade do poema, Manuel Freire apresenta em 1969 o poema musicado, que, pelas suas características rapidamente se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura.

Avante camarada

"Avante Camarada" é uma canção, cuja letra e música são da autoria do compositor e intérprete Luís Cília, composta em 1967, durante o seu exílio em Paris, destinada à transmissão na Rádio Portugal Livre. A interpretação ficou a cargo de Luísa Bastos. Com direito a três edições, tornou-se uma das mais conhecidas músicas de resistência antifascista e uma espécie de segundo hino do PCP, sendo muito popular entre os seus militantes e simpatizantes.

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen
Do livro "O Nome das Coisas" (1977)

Sobre os Símbolos

Não são os únicos, não agiram isolados, não representam toso o espírito da revolução, não abrangem todo o simbólico, mas não podemos deixar de notá-los.

Cravos vermelhos

O cravo vermelho ficará para sempre associado à revolução de Abril de 1974. Na memória, a imagem de uma criança que coloca um cravo vermelho no cano de uma espingarda, no sentimento, o símbolo de um movimento revolucionário. Tudo terá começado por coincidência: ao amanhecer, as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos, e alguém - terá sido uma florista - começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que os colocaram nos canos das espingardas.". O vermelho também foi coincidência, mas seviu na perfeição os objectivos da revolução já que a cor é o simbolo do princípio da vida, da sua força, do seu poder e do seu brilho.

Catarina Eufémia

Catarina Eufémia nasceu em 1928, na aldeia de Baleizão, Beja. Era uma assalariada rural - ceifeira - pobre e analfabeta, como tantas outras mulheres alentejanas. A sua vida teria sido anónima, como a de tantos outros alentejanos da sua condição, se não tivesse sido morta pela GNR na sequência de reivindicações de melhores salários e tratamento digno, o que a tornou um símbolo da resistência e contestação ao regime salazarista. O Alentejo era uma região de latifúndios e de emprego sazonal, onde as condições de vida dos camponeses sem terras e assalariados eram extremamente duras. Esta situação sócio-económica e laboral penosa agitou os camponeses da região a partir de meados dos anos 40, agudizando-se nas duas décadas seguintes e gerando um permanente clima de agitação social no campesinato. Os inúmeros túmultos e as frequentes greves rurais eram vigiadas pela PIDE, que procurava infiltrados e agitadores comunistas, e acabavam sempre com a intervenção da GNR. A 19 Maio 1954, em Baleizão, um grupo de camponeses em greve dirigiu-se à residência do patrão. Entre eles estava Catarina. Reivindicava-se, entre outras coisas, um aumento da jorna (salário de um dia de trabalho) para as mulheres na campanha da ceifa de 16 para 23 escudos (de 8 para 12 cêntimos). A GNR apareceu, como tantas outras vezes, acabando por intervir. Para além dos tiros de intimidação, para dispersar a concentração de camponeses, normalmente atirados para o ar, outros houve que tiveram um destino sangrento. Catarina Eufémia foi morta. Este assassinato foi uma das mais brutais ações do regime de Salazar, pelas mãoes da GNR, originando uma revolta surda e contida entre as massas rurais alentejanas. Catarina tornou-se um símbolo, um modelo de mulher, mãe e militante, promovido, sobretudo, pelo Partido Comunista Português. Os cantores de intervenção e os poetas opositores ao regime não deixaram de cantar a camponesa assassinada: José Afonso, Sophia de Mello Breyner ou José Carlos Ary dos Santos, entre outros. No imaginário popular e oposicionista, o assassinato de Catarina Eufémia era a demonstração clara da crueldade e brutalidade dos métodos e formas de resposta por parte do regime às desigualdades e injustiças que apoiava e mantinha.

Humberto Delgado

Humberto Delgado nasceu em 1906, em Boquilobo, Torres Novas. Jovem oficial, participou no movimento militar de 28 Maio 1926 que derrubou a República liberal e implantou a Ditadura Militar que, poucos anos mais tarde, daria lugar ao Estado Novo liderado por Salazar. Durante muitos anos comungou das posições oficiais do regime salazarista, particularmente do seu violento anticomunismo. Teve uma rápida ascenção na escala hierárquica (será o general mais jovem da Força Aérea) e ocupou posições de destaque nos orgãos de administração do Estado. As suas relações com o Reino Unido e os Estados Unidos colocam-no em contacto com democracias ocidentais que o impressionam a ponto de questionar a legitimidade do regime que servia. Em 1958 aceita o convite de oposicionistas para se candidatar à Presidência da República, concorrendo com o Dr. Arlindo Vicente, que virá a desistir a seu favor, e o Contra-Almirante Américo Thomaz. Manifesta-se claramente contra a continuação de Salazar à frente do Governo, o que incomodou os seus apoiantes mais conservadores mas incendiou os espíritos das massas populares. No entanto, apesar do forte apoio popular, acabou por ser derrotado, o que ele próprio e a oposição em geral nunca aceitarão. Convencido de que o Estado Novo não será derrubado nas urnas, procura atrair as chefias militares para um Golpe de Estado, ficando desiludido com a fraca adesão à sua ideia. Considerando-se em perigo, refugia-se na Embaixada do Brasil, antes de lhe ser permitido partir para o exílio. Do Brasil dá cobertura à Operação Dulcineia, desencadeada pelo Capitão Henrique Galvão, outro dissidente do regime e seu aliado, que captura o paquete Santa Maria (batizado "Santa Liberdade") com o propósito de atrair as atenções da opinião pública internacional para a situação política no País. A persistência na ideia da solução militar para derrubar o regime e a sua ousadia, que lhe valeram o cognome "General Sem Medo", levam-no a organizar uma nova tentativa revolucionária, no Ano Novo 1961-1962, com a colaboração de militares e civis, tomando de assalto o quartel de Beja. Falhada a revolta, o General, que entrara clandestinamente em Portugal, volta a atravessar a fronteira, para nunca mais regressar ao país. Do Magrebe procura outros apoios e aliados, continuando a crer no derrube do regime salazarista pela força das armas, posição que o opõe a outros setores, nomeadamente o Partido Comunista Português, que privilegiam a luta política paciente e pacífica. Esta posição isola progressivamente o General Delgado, que cada vez mais se distancia da realidade portuguesa. Este isolamento proporciona, em 1965, uma armadilha fatal: acreditando vir ao encontro de conspiradores que partilham as suas ideias, Humberto Delgado dirige-se à fronteira de Badajoz, sendo aí, presume-se, assassinado pela PIDE. O regime salazarista nunca reconhecerá oficialmente as suas responsabilidades pelo facto, mas os seus autores serão levados a juízo após o 25 Abril 1974. O clamor que se erguera na opinião pública criara dificuldades políticas a Salazar. Após a instauração da democracia, promovido postumamente a Marechal, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional.

Salgueiro Maia

Salgueiro Maia foi um dos emblemáticos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 Abril. Em Outubro de 1964 ingressa na Academia Militar, em Lisboa e, acabado o curso, apresenta-se na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, para frequentar o tirocínio. Foi comandante de instrução em Santarém. Integrou uma companhia de comandos na Guerra Colonial. Em 1973 iniciam-se as reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas e, Salgueiro Maia, como Delegado de Cavalaria, integra a Comissão Coordenadora do Movimento. Foi Salgueiro Maia quem comandou a coluna de blindados que, vinda de Santarém no dia 25 Abril 1974, montou cerco aos ministérios do Terreiro do Paço. No Quartel do Carmo, forçou a rendição de Marcelo Caetano que entregou a pasta do governo a António de Spínola. Salgueiro Maia escoltou Marcelo Caetano ao avião que o transportaria para o exílio no Brasil. A 25 Novembro 1975 sai da EPC, comandando um grupo de carros às ordens do Presidente da República. Será transferido para os Açores, só voltando a Santarém em 1979, onde ficou a comandar o Presídio Militar de Santarém. Foi promovido a Major em 1981 e, depois, a Tenente-Coronel. Em 1983 recebe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em 1984 regressa à EPC. Recusou, ao longo dos anos, ser membro do Conselho da Revolução, adido militar numa embaixada à sua escolha, governador civil do Distrito de Santarém ou pertencer à casa Militar da Presidência da República. Morreu em Abril 1992, tendo recebido, a título póstumo, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a Medalha de Ouro de Santarém.

O INE - Instituto Nacional de Estatísticas publicou para os 40 anos do 25 de abril, uma compilação estatística intitulada 25 de Abril : 40 anos de estatísticas. A publicação conta com gráficos e breves análises, sendo possível ter uma ideia clara e abrangente da dimensão da mudança do país em 40 anos. A publicação está organizada em torno das seguintes áreas temáticas:

  1. População e Território
  2. Família
  3. Mulheres e Homens
  4. Habitação
  5. Educação
  6. Emprego e Salários
  7. Condições de Vida
  8. Saúde
  9. Proteção Social
  10. Cultura
  11. Transportes e Comunicações
  12. Justiça
  13. Economia
  14. Finanças Públicas
  15. Participação Política

Fontes

A informação constante neste Dossier foi retirada, transcrita (parcial ou integralmente) ou adaptada das seguintes fontes:

https://www.esquerda.net/

http://25deAbrilcdesign.weebly.com/index.html

https://pt.wikipedia.org/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_Euf%C3%A9mia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Delgado

http://estudossobrecomunismo2.wordpress.com/2005/03/18/natalia-santos-catarina-eufemia-des-montagem-de-um-mito/

http://www.citi.pt/ http://www.citi.pt/cultura/politica/25_de_abril/humberto_delgado.html

Cartaz do 1º Aniversário do 25 de Abril

25 de abril em 2024

DianaFM - Évora aprova comissão para comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Évora aprovou uma proposta do PSD para a constituição no município de uma comissão responsável pela organização das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974. O grupo do PSD na assembleia municipal disse que a proposta para que o município constitua “uma comissão pluripartidária e multidisciplinar” encarregue das comemorações foi aprovada na mais recente reunião deste órgão autárquico. “No ano de 2024, o país assinalará a marca histórica dos 50 anos da revolução, […]

25 de abril em 2023

Público - Trânsito condicionado em Lisboa por causa das comemorações do 25 de Abril

Zona em redor da Assembleia da República com circulação limitada de manhã e área em redor da Avenida da Liberdade sujeita a restrições da parte da tarde.

Expresso - 25 de Abril: os concertos que pode ver em todo o país

As celebrações do 49º aniversário da Revolução dos Cravos também passam pelos palcos. De norte a sul do país, Ana Moura, Sérgio Godinho, Vitorino ou JP Simões, entre muitos outros, não faltam à chamada

Notícias ao Minuto - Comemorações do 25 de Abril vão condicionar trânsito em Lisboa. Veja onde

As comemorações do 25 de Abril vão condicionar o trânsito em diversos locais em Lisboa, nomeadamente nas freguesias de: Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide, Misericórdia, Santa Maria Maior, Santo António e São Domingos de Benfica.

ZAP - 15 manifestações em Lisboa, num dia. 25 de Abril é “barril de pólvora” em Lisboa

Presença de Lula da Silva em Portugal acentua uma data que já costuma ser marcada por protestos nas ruas. As comemorações do 25 de Abril, as últimas antes de chegarmos aos 50 anos da revolução, vão ser diferentes do habitual. A Polícia de Segurança Pública prevê a realização de 15 manifestações nesta terça-feira. Tudo no mesmo dia, tudo em Lisboa. E é impossível definir quantas pessoas estarão nesses protestos. A Polícia de Segurança Pública estará espalhada pela capital, com Secções de Intervenção Rápida, Unidade Especial de Polícia, Corpo de Intervenção, Grupo de Operações Especiais, Centro de Inactivação de Explosivos e

 

Notícias ao Minuto - Chega quer evitar violência na manifestação contra presença de Lula

"Estamos a envolver centenas de pessoas, voluntários, e em contacto regular com as autoridades policiais e de informações para garantir que não haverá violência no decurso da manifestação, que serão identificados previamente todos os infiltrados que venham para provocar desacatos ou qualquer tentativa de agressão, ofensa ou violência contra as autoridades policiais ou políticas", disse.

Correio da Manhã - Espaço emblemático do 25 de Abril em Santarém recebe protesto de professores

Greves por distrito vão continuar até 12 de maio.

Expresso - Trabalho do Expresso leva à descoberta de novas fotos inéditas do 25 de Abril

Depois de quase cinco décadas, quando se pensa que praticamente tudo o que havia para saber já se sabe, o 25 de Abril continua a trazer surpresas. Primeiro foi a descoberta de um polícia que registou imagens do “primeiro dia inteiro e limpo”. Agora, um ex-estudante de Direito mostra como viu Lisboa nas horas e nos dias que se lhe seguiram

Notícias ao Minuto - Poeta portuguesa com raízes em Angola assinala 25 de Abril em Luanda

Alice Neto de Sousa, nascida em 1993, conquistou as redes sociais em 2022 com o poema "Poeta" da sua autoria, dito pela primeira vez na 1.ª edição da PowerList 100 da Bantumen.

 

Diana FM - Coro Polifónico Eborae Mvsica comemora o 25 de Abril no Palácio D.Manuel

O Coro Polifónico Eborae Mvsica, sob a direção do maestro Emanuel Vieira, deu, ontem, o tradicional concerto comemorativo do 25 de Abril, no Palácio D. Manuel. Foram interpretadas obras de Lopes Graça, Eurico Carrapatoso e José Afonso. Fundado em 1987, o Coro Polifónico Eborae Mvsica é reconhecido pelo papel que tem na contínua divulgação do legado musical de Évora na música. De recordar que seu reportório engloba obras de compositores portugueses contemporâneos, para além da interpretação da polifonia da Escola […]

Notícias ao Minuto - Atuações vão 'animar' o Palácio de São Bento no 25 de Abril

António Costa divulgou, nas redes sociais, a agenda do 'Há Festa em São Bento', iniciativa que vai 'animar' a residência oficial do primeiro-ministro, na tarde de terça-feira, dia 25 de Abril.

Expresso - Acha que sabe tudo sobre o 25 de Abril? Teste os seus conhecimentos neste quiz

No ano em que se assinalam os 49 anos da revolução que transformou Portugal, deixamos-lhe um desafio: testar o que sabe sobre o que antecedeu, como se viveu e o que mudou com o 25 de Abril. Pode responder a 49 questões ou fazê-lo em cinco partes

Notícias ao Minuto - Mulheres no emprego e poupança: O que mudou desde o 25 de Abril?

Afinal, o que mudou no país desde o 25 de Abril de 1974? De acordo com dados compilados e divulgados pela Pordata, atualmente há mais mulheres no mercado de trabalho, mas a taxa de poupança das famílias baixou - e há mais.

Notícias ao Minuto - Lisboa celebra 'Abril em Flor' com "canções de esperança e resistência"

A eles juntam-se as Cantadeiras e Cantadores do Redondo, assim como Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim, que vão dizer poemas de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jonas Negalha e Ruy Belo, projetados em vídeo em redor no palco da Praça do Comércio, segundo o programa divulgado pela Câmara de Lisboa.

Idealista - Comprar, vender e arrendar casa: o que mudou desde o 25 de Abril

“Passei de outro século para este e a experiência que tenho faz com que sempre soubesse ultrapassar as dificuldades”. Aos 74 anos, Jaime Fernandes olha para o retrovisor e enche-se de orgulho ao afirmar que praticamente nasceu na atividade da mediação imobiliária. “O refúgio no imobiliário foi sempre o que resistiu melhor ao longo das várias crises que o setor passou”, conta ao idealista/news um dos sócios fundadores da Europredial, que aderiu, entretanto, à ComprarCasa. A propósito da celebração dos 49 anos do 25 de Abril de 1974, revisitamos, com a ajuda de quem andou e anda no terreno, o universo da mediação imobiliária em Portugal.

Idealista - Habitação no foco dos problemas sociais desde o 25 de Abril até hoje

Bairros de lata. Casas clandestinas, sobrelotadas, sem luz, água potável ou saneamento básico, onde a saúde era colocada em risco e o conforto térmico era uma miragem. Assim vivia parte substancial da população em Portugal na época do 25 de abril de 1974, a data que marcou a Revolução dos Cravos, pela democracia e liberdade de expressão. E abriu também o caminho para o início da reivindicação pelo direito à habitação, numa altura em que quase tudo estava por fazer ao nível político e social. De lá para cá, o país evoluiu e a qualidade de vida e das casas também. Mas, quase cinco décadas depois, milhares de portugueses continuam a viver em condições indignas, em situação de pobreza energética. E, com os preços das casas em alta e a falta de oferta, o acesso à habitação por parte da classe média voltou para o centro do debate público com o Mais Habitação. Nesta viagem entre o passado e o presente, o idealista/news explica como era a habitação em Portugal no 25 de abril e o que mudou (ou não) em cerca de 50 anos de democracia.

Expresso - 25 de Abril: os últimos portugueses iguais a nós e a geração que vai reinventar Portugal

A geração mais nova não viu o antes, nem o durante, nem o imediatamente após o 25 de Abril. Aos 50 anos, é altura de libertá-lo do Estado Novo e amarrá-lo ao futuro

PCP - 25 de Abril: celebramos o fim da longa noite fascista, de 48 anos de miséria, analfabetismo, prisões, torturas, morte, colonialismo, guerra

Aqui estamos a celebrar a Revolução, a poucos dias de se completarem 49 anos desse acontecimento maior da nossa História.

Correio da Manhã - Parlamento abre portas ao público no dia 25 de abril

"As portas abrem-se para todos, para as famílias, para pessoas de todas as idades, para aqueles que, visitando o parlamento, visitam a sua casa", afirmou o presidente da Assembleia da República.

Notícias ao Minuto - Lula e Marcelo desvalorizam não participação na sessão do 25 de Abril

Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa foram questionados sobre este tema em conferência de imprensa, no Palácio de Belém, em Lisboa, no fim de um encontro inserido na visita de Estado do Presidente do Brasil a Portugal.

Dinheiro Vivo - Lula da Silva recusa incómodo no 25 de Abril. "Não vim com nenhum problema na agenda"

Depois da polémica causada pela sua presença na Assembleia a 25 de abril, o presidente brasileiro recusa qualquer polémica. Em conferência de imprensa conjunta com Marcelo, Lula da Silva voltou ainda a frisar que a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia é clara: do lado da paz.

Expresso - Santos Silva anuncia parlamento aberto ao público no 25 de Abril: "Visitando o parlamento, visitam a sua casa. Venham ver-nos"

Referências do ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva sobre a tarde do feriado nacional de 25 de Abril no parlamento constam de um vídeo que gravou e que foi publicado na sua conta na rede social Twitter

Dinheiro Vivo - 25 Abril: Santos Silva realça parlamento aberto ao público com música e atividades pedagógicas

No dia 25 de Abril, à tarde, será possível conhecer a Assembleia da República por dentro.

Notícias ao Minuto - "Casa dos portugueses". Parlamento estará aberto ao público a 25 de Abril

Estas referências do ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva sobre a tarde do feriado nacional de 25 de Abril no parlamento constam de um vídeo que gravou e que foi publicado na sua conta na rede social Twitter.

Público - A revolução trocada por miúdos… para miúdos

Uma reedição do texto de José Fanha em que conta como viveu o dia 25 de Abril de 1974, contextualiza o que se passou e faz um apelo à memória.

Notícias ao Minuto - Pavlo Sadokha diz que nunca estiveram previstas manifestações contra Lula

Em declarações à agência Lusa, Pavlo Sadokha afirmou desconhecer as razões da afirmação do ministro de Estado brasileiro, Márcio Macedo, feitas depois de receber, na sexta-feira, na embaixada do Brasil em Lisboa, uma carta aberta para protestar contra as polémicas declarações do Presidente Lula da Silva sobre o conflito desencadeado com a invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Renascênça - Visita de Lula a Portugal sob protestos por causa da Ucrânia e da sessão no 25 de Abril

Portugal é o primeiro país europeu que Lula da Silva visita desde que chegou à presidência do Brasil. Para além dos encontros oficiais com o primeiro-ministro e o Presidente da República, Lula da Silva entrega o prémio Camões a Chico Buarque.

Notícias ao Minuto - 25 Abril. IL volta a integrar tradicional desfile da Avenida da Liberdade

Segundo a mesma fonte, ao voltar a integrar este desfile, tal como tinham feito em 2018 e 2019, os liberais provam "às forças mais sectárias da sociedade que não há donos desta data".

Expresso - 25 de Abril: Iniciativa Liberal vai voltar a integrar o desfile da Avenida da Liberdade, em Lisboa

Ao voltar a integrar este desfile, tal como tinham feito em 2018 e 2019, os liberais provam “às forças mais sectárias da sociedade que não há donos desta data”

Expresso - Lula no 25 de abril: polícia teme manifestões não autorizadas e que a tensão entre extremistas “descambe em violência”

Presença do Presidente do Brasil Lula da Silva na manhã terça-feira na AR está a agitar as redes sociais dos movimentos de extrema-direita e de extrema-esquerda. Um desses grupos diz para aos manifestantes não levarem “crianças ou pessoas vulneráveis”, “não andarem sozinhos” e “reagir se se alguém for atacado”. PSP estará na sua força máxima

Expresso - Não há eleições, mas já há campanha. E Lula no 25 de Abril

Um país em campanha sem eleições à vista em análise no Eixo do Mal em podcast, com Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes

Público - “Que raio de democracia é esta?” Capitão de Abril deu aula e ouviu estudantes da Amadora

Sousa e Castro lutou pelo fim da ditadura em 1974 para que, passados 49 anos, Iara pudesse dizer que não está “satisfeita com esta democracia”. Na Amadora discutiu-se política, democracia e liberdade.

Público - Tem fotos do dia 25 de Abril de 1974? Envie-nos

A revolução que foi feita com o povo tem ainda muitas imagens inéditas e muitos protagonistas que podemos conhecer

Tribuna Alentejo - Vendas Novas celebra 25 de Abril durante quatro dias

O 49.º aniversário do 25 de Abril vai ser comemorado em Vendas Novas com quatro dias de atividades, realizadas a partir de amanhã, sábado (22), até terça-feira (25).

Público - Bullying e direitos das crianças e jovens: precisamos de um novo 25 de abril

Não existem “ex-vítimas”! As marcas físicas ou mesmo que realizadas “virtualmente” através dos dispositivos digitais nunca são virtuais, são bem reais, com impacto significativo nas suas vidas.

Negócios - Luís Cília: "O sectarismo depois do 25 de Abril chocou-me bastante"

O cantor e compositor Luís Cília diz que sempre foi um ilustre desconhecido em Portugal ? em parte por timidez, e também por ser uma figura desalinhada. Mas foi ele quem compôs por exemplo o "Avante Camarada" e foi dos músicos que mais discos gravou no exílio, em Paris. Como disse o investigador João Carlos Callixto, "importa (re)descobrir a sua obra".

Público - Celebrações do 25 de Abril na residência oficial com Ana Moura, Nenny e Rui Chafes

O programa cultural da celebração da Revolução dos Cravos em São Bento vai contar com uma dezena de espectáculos e actividades nos espaços do jardim.

Público - André ViaMonte assinala o 25 de Abril com videoclipe de Gentle Dawn (e Beatriz Nunes)

Tribuna Alentejo - Serpa recebe estreia de espetáculo que celebra o 25 de Abril

Quatro companhias de teatro, três do Centro e uma do Alentejo, juntaram-se para comemorar o aniversário do 25 de Abril de 1974 com um espetáculo que vai estrear amanhã, sexta-feira (21), em Serpa.

Renascênça - “Lula no 25 de abril? Não bate certo”

Os brasileiros dizem este não é melhor momento para a visita de Lula da Silva. O chefe de Estado do Brasil vai estar quatro dias em Portugal.

Observador - 25 de Abril sempre

A Democracia também gera monstros. Cabe a cada um de nós estarmos cada vez mais vigilantes na defesa da Liberdade, que nunca é um dado adquirido.

Expresso - Meu querido dia 25 de abril

Não podemos esquecer o 25 de Abril porque a história é uma parte importante da nossa identidade como povo

Expresso - O 25 de Abril da liberdade, de todos

o 25 de Abril parece, agora que passaram 49 anos, um pronunciamento da esquerda e feito para a esquerda. Na realidade, e visto por quem o viveu e com ele vibrou, o 25 de Abril foi simultanea­mente menos e mais do que isso

Diana FM - Capitão de Abril relembra memórias no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora

O Capitão de Abril, Coronel Vasco Lourenço esteve presente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, e como protagonista do 25 de Abril relembrou memórias, falou dos seus livros e respondeu a várias questões colocadas pelo público. A Revolução de 25 de Abril é o momento que marca a história e Vasco Lourenço continua “apaixonado” pela também conhecida Revolução dos Cravos. Vasco Lourenço foi o convidado das Conferências «Fora de Série», que se realizam no Museu Nacional Frei […]

Expresso - Restaurante de Santarém presta homenagem a Salgueiro Maia com menu especial dedicado ao 25 de Abril

Memórias gastronómicas do ano da Revolução desfilam num jantar único que evoca a saída da coluna militar liderada por Salgueiro Maia da Escola Prática de Cavalaria de Santarém rumo a Lisboa. Celebra-se à mesa, o 25 de Abril de 1974

Diana FM - Livro sobre Congresso da Oposição Democrática apresentado em Évora

O Congresso da Oposição Democrática em Aveiro que antecedeu o 25 de Abril de 1974 foi há 50 anos. Um acontecimento marcante que abalou o regime da altura, como recorda João Andrade Santos. O livro “A caminho do 25 de Abril. 50 anos. 3.º Congresso de Oposição Democrática. Aveiro Abril 1973”, foi apresentado na Biblioteca Pública de Évora, no âmbito da Feira do Livro. João Andrade Santos, que participou como orador na sessão, revela que o livro recorda a ligação […]

Público - Nomes que avivam memórias, neste outro 25 de Abril

Dez anos após a edição de um livro que retrata “80 figuras que marcaram os anos da revolução”, só 18 permanecem bem vivos, entre nós.

Sinapsa - 25 de Abril | 49 Anos

O movimento sindical desempenhou um papel importante na resistência e luta contra a ditadura e o fascismo, pela liberdade e democracia, pelo progresso e desenvolvimento de Portugal

Expresso - Santos Silva sobre Lula no parlamento: “Tenho pena que se tenha transformado motivo de incidente político"

O presidente da Assembleia da República sublinhou que não existe “nenhum problema” com a ida de Lula da Silva ao parlamento no 25 de Abril. No podcast “Perguntar Não Ofende”, de Daniel Oliveira, Santos Silva lembrou que Portugal tem “boas tradições” de receção de presidentes e pediu aos deputados “urbanidade” e “cordialidade” durante o discurso do presidente brasileiro

Notícias ao Minuto - Professores com cravos de Abril em Vila Real porque luta faz-se na escola

"O cravo é o símbolo da revolução do 25 de Abril onde foram conquistados valores que estão a ser postos em causa. A educação é um dos pilares fundamentais de uma sociedade justa e democrática", afirmou Fátima Campos, professora na Escola Secundária de São Pedro, em Vila Real, onde simbolicamente hoje se deu início ao terceiro dia da greve por distritos, convocada por uma plataforma de nove sindicatos.

Público - Da Terra a Serralves, festas em família com a liberdade ao peito

Com o 25 de Abril a dar o tom aos próximos dias, a festa faz-se também com memórias de dança, lengalengas, Gigantes Invisíveis e passeios em Sintra.

Observador - O 25 de Abril explicado aos estudantes

Com o 25 de Abril à porta, aceitámos o convite dos Salesianos de Lisboa para falar sobre a Revolução dos Cravos a alunos do 10º, 11º e 12º anos. As perguntas foram escritas por eles

Público - Lula, o 25 de Abril e a direita portuguesa

O PSD, enquanto grande partido de governação, tem aqui uma boa oportunidade para se demarcar da visão democrática iliberal bolsonarista apoiada pelo Chega.

Rádio Telefonia do Alentejo - Grupo Zanguizarra nas comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

O grupo Zanguizarra vai atuar no espetáculo comemorativo do 49.º aniversário do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz. Este grupo vai apresentar o espetáculo “A proximidade e o lado contrário”, no dia 24 de abril, às 21h30, no auditório municipal, onde vai ouvir-se a música popular portuguesa numa fusão com a música lusófona, com marcas tanto do universo rural português como das culturas brasileira e africana.

Rádio Telefonia do Alentejo - O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” atua nas celebrações do 25 de Abril em Évora

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” atua no dia 23 de Abril, às 18h30, no Palácio D. Manuel I, a fim de participar nas celebrações do 25 de abril.

Esquerda.net - Sentindo Abril: uma cooperativa no coração da cidade

Um dos estabelecimentos históricos de Beja completa em maio 130 anos de atividade. A pastelaria e restaurante Luiz da Rocha passou para as mãos dos trabalhadores à seguir à Revolução e quem lá entra sente o ambiente radicalmente diferente e acolhedor. Por Jaime Pinho.

Notícias ao Minuto - 25 de Abril. 'Rumo à Revolução' é retrato de regime com "pena suspensa"

O livro é a história dos últimos meses do Estado Novo, desde o lançamento do livro de António Spínola 'Portugal e o Futuro', que defendia ser impossível vencer a guerra colonial, iniciada em 1961, até 26 de abril de 1974, um dia depois do golpe que derrubou a ditadura, quando foram retirados os retratos de Marcello Caetano e Salazar na sede da polícia política, a PIDE.

Público - Um cravo de chocolate para celebrar o 25 de Abril

Uma a uma, a chef pasteleira Joana Quinta juntou as pétalas do Cravo de Abril, uma homenagem à Revolução dos Cravos, de 1974.

Notícias ao Minuto - Unimog vai a Porto de Mós para contar história da rádio no 25 de Abril

De quinta-feira e até dia 25 será revelado o primeiro momento do espetáculo que a companhia Leirena está a preparar para estrear em 2024 em Porto de Mós, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

Expresso - A misteriosa história das fotografias perdidas do 25 de Abril

Um polícia recebeu ordens do comandante da PSP de Lisboa para registar a Revolução. As imagens nunca antes vistas agora reveladas mostram a queda do regime vista por quem perdeu. A enigmática história das fotografias sem cravos nem festa, mas com vinho e fogo

Sábado - Marcelo Rebelo de Sousa afirma não estar arrependido de ter convidado o presidente do Brasil Lula da Silva

Marcelo Rebelo de Sousa afirma não estar arrependido de ter convidado o presidente do Brasil Lula da Silva a discursar no parlamento português no dia 25 de abril depois das declarações do chefe de estado brasileiro sobre a guerra na Ucrânia e o envolvimento da União Europeia na mesma.

Público - Oh!Vargas celebra o 25 de Abril com língua de vaca com puré e outras memórias de 1974

O restaurante de Santarém, cidade de onde partiu a coluna chefiada por Salgueiro Maia, propõe uma série de pratos a recordar os anos 70.

Notícias ao Minuto - Chega vai à sessão com Lula mas promete "ação firme"

"Connosco o que podem contar é uma ação firme dentro do plenário naquele dia, não sabemos ainda qual é, mas vamos ter essa ação firme", afirmou André Ventura.

Observador - Iniciativa Liberal diz que presença de Lula no parlamento é instrumentalização do 25 de abril

A presença de Lula no parlamento no 25 de abril foi encarada por Rui Rocha como "uma instrumentalização" da data. O líder da IL afirma que a sua presença servirá como um sinal de respeito do partido.

Expresso - Ana Moura é 'cabeça de cartaz' das comemorações do 25 de abril

António Costa chamou Ana Moura e a rapper Nenny para participarem nas celebrações do 25 de abril na residência oficial

Notícias ao Minuto - 'Pós-democracia' em discussão de 23 a 26 de abril no Festival Política

Abril é mês de Festival Política em Lisboa. De 21 a 23 de abril, o Cinema São Jorge enche-se de cinema, performances, música, humor, exposições, debates e atividades para crianças centradas na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos.

Rensacênça - Lisboa. Quartel do Carmo abre ao público nesta terça-feira

No Quartel do Carmo, em Lisboa, um dos mais importantes espaços ligados ao 25 de abril, vai poder visitar o Museu da Guarda Nacional Republicana e ter acesso à exposição "O Quartel do Carmo na Revolução de Abril".

Notícias ao Minuto - Lula na AR? "Não aceitamos que 'lóbi putinista' venha impor-se", diz IL

Em declarações aos jornalistas em Braga, à margem de uma visita à Associação Empresarial do Minho, Rui Rocha sublinhou que a presença do líder parlamentar servirá para dar um sinal de respeito da IL ao povo brasileiro e em defesa da Ucrânia.

Notícias ao Minuto - BE defende que visita de Lula tem "outros critérios" além da guerra

Questionada sobre se a visita de Lula da Silva a Portugal estaria comprometida pelas declarações que fez no sábado sobre a guerra na Ucrânia, a líder do bloco respondeu que "não é por esses critérios que se rege a política externa portuguesa".

Notícias ao Minuto - 25 de Abril: Comissão alerta para novas expressões antidemocráticas

"Face ao recrudescimento de expressões reacionárias de cariz racista, xenófobo, antidemocrático e fascista", os subscritores do apelo à participação no tradicional desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade, em Lisboa, afirmam-se "unidos na convicção de que os valores de Abril estão bem presentes na história, na identidade de Portugal e dos portugueses".

Notícias ao Minuto - "Incompatível". CDS defende cancelamento da cerimónia com Lula na AR

"A ideia de liberdade, tal qual o CDS a configura, é incompatível com a posição do Presidente Lula da Silva. Neste momento, o Presidente Lula da Silva seria o pior representante do que se quer quando se celebra o 25 de Abril", afirmou Nuno Melo.

Expresso - Quem mistura posições de Lula com relação com Brasil "não está à altura de assumir cargos", diz Luís Montenegro

O parlamento acabou por marcar ambas para o dia 25 de Abril: às 10:00 a sessão de boas vindas e Lula da Silva e, às 11:30, a sessão solene que assinala o 49.º Aniversário da Revolução de 1974 em Portugal, sem oposição do PSD

Notícias ao Minuto - Universidade de Aveiro evoca III Congresso da Oposição Democrática

"Da Memória ao Futuro: Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática" é o mote da sessão, uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril e da Universidade de Aveiro, com a curadoria de Carlos Jalali e Patrícia Silva, docentes daquela universidade.

Correio da Manhã - IL diz que presença de Lula no parlamento é instrumentalização do 25 de abril

"Não aceitamos que o 'lóbi putinista' de que Lula da Silva faz parte venha impor-se aos portugueses numa data tão importante", diz Rui Rocha.

Esquerda.net - Desobedoc celebra o 25 de Abril com filmes, conversas, exposições

De 28 de abril a 1 de maio, o Desobedoc passa pelo Cinema Trindade e Almada Ponto, no Porto. São 17 filmes, uma exposição, conversas e momentos de debate sobre temas da atualidade que pretendem celebrar o 25 de abril e continuar a sua concretização.

Rádio Telefonia Alentejo - O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” atua nas celebrações do 25 de Abril em Évora

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” atua no dia 23 de Abril, às 18h30, no Palácio D. Manuel I, a fim de participar nas celebrações do 25 de abril.

Notícias ao Minuto - Da Esquerda à Direita, como reagiu o país às críticas de Lula?

Lula da Silva realizou uma visita de dois dias à China, onde reatou laços com o regime de Pequim, que tinham esfriado sob a governação de Jair Bolsonaro. "Acima de tudo, temos de convencer os países que fornecem armas, que encorajam a guerra, a parar", reiterou o chefe de Estado brasileiro, que recebeu críticas - e elogios - dos diferentes setores políticos pela sua posição sobre o conflito armado na Ucrânia.

Notícias ao Minuto - Associação de ucranianos prepara carta e protesto contra Lula da Silva

"A comunidade ucraniana está a preparar uma carta que vai entregar, quando [o Presidente] Lula [da Silva] visitar Portugal no 25 de abril e também estamos a pensar em fazer uma manifestação, cujo local ainda não determinámos, para demonstrarmos a nossa posição. Não concordámos com o que Lula disse", afirmou o responsável pela Associação dos Ucranianos em Portugal.

Observador - Alexandra Leitão: declarações de Lula “criam uma dificuldade à diplomacia portuguesa”

A deputada socialista Alexandra Leitão disse que “se justificaria” uma demarcação por parte do Governo ou do Presidente em relação às declarações de Lula, mas ainda não decidiu se vai protestar.

Observador - Como se transformou a visita de Lula num embaraço? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente

A 25 de Abril, Lula estará na AR. Se a escolha da data para essa sessão gerou polémica as declarações que Lula fez na China sobre a guerra na Ucrânia acrescentaram-na. O que esperar desta visita?

Notícias ao Minuto - Lula? "Quem quer a paz, começa por condenar quem começou a guerra"

Após as polémicas declarações do presidente do Brasil sobre a guerra na Ucrânia, a contestação de alguns partidos sobre a participação de Lula da Silva numa sessão solene no 25 de Abril no Parlamento português começou a surgir. No entanto, para Luís Marques Mendes "esta matéria não deveria ser partidarizada".

Expresso - Secretário-geral do PCP diz que Lula será "bem recebido" em Portugal

Para Paulo Raimundo, a sessão solene dedicada ao Presidente do Brasil "não diminui" a sessão de comemoração do 25 de Abril

Expresso - Lula no 25 de abril: IL diz que Parlamento não pode receber "um aliado de Putin" nesse dia

O líder da Iniciativa Liberal diz que a Assembleia da República “não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril”. No mesmo Parlamento, lembra Rui Rocha, discursou, por videoconferência, o Presidente da Ucrânia

Expresso - Boaventura acusado, Marcelo não empurra a oposição e Lula vem ao 25 de Abril

Os pedidos de dissolução do Parlamento, acusações de assédio sexual na Academia e a solução encontrada para ter Lula da Silva nas celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República, em debate nesta emissão do Eixo do Mal em podcast

Tribuna Alentejo - Montemor-o-Novo celebra 25 de Abril com Fernando Tordo

O município de Montemor-o-Novo acaba de divulgar o seu programa de comemorações do 25 de Abril, que contempla concertos de Ana Laíns e Filarmónica Carlista e ainda Fernando Tordo.

Renascênça - Lembrar o 25 de Abril

O populismo do Chega é o beneficiário do espetáculo deprimente que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP trouxeram a público. Chega que organiza em Maio um evento onde participará a direita não democrática internacional.

Observador - Qual é a relação Lula e 25 de Abril? Nenhuma

"Só se engana quem quer: Marcelo arranjou um problema e Costa desfez o nó". E, nos casos de assédio "qualquer alegação tem de ser investigada, mesmo que se trate de um 'professor estrela'".

Notícias ao Minuto - Lula da Silva "merecia ter um dia próprio", diz PSD

O líder da bancada parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, considerou, esta quarta-feira, que o presidente do Brasil, Lula da Silva, "merecia ter um dia próprio" na Assembleia da República, saudando, contudo, a decisão de não "misturar" a sessão de boas-vindas ao chefe de Estado brasileiro com a cerimónia solene de comemoração do 25 de Abril.

Notícias ao Minuto - IL contra Lula na AR. "Confirma-se a instrumentalização do 25 de Abril"

O deputado da Iniciativa Liberal reiterou, esta quarta-feira, dia 12 de abril, a posição do partido contra a presença do presidente do Brasil, Lula da Silva, na Assembleia da República (AR) durante as comemorações do 25 de Abril.

Expresso - Antes da sessão solene, Lula discursa na Assembleia a 25 de abril

Chega e IL contestam receção ao Presidente brasileiro na AR no dia da Liberdade

Público - Lula discursa a 25 de Abril no Parlamento antes da sessão comemorativa

Porta-voz da conferência de líderes diz que não houve posições contra, líder da bancada do Chega diz que se opôs.

Notícias ao Minuto - Lula da Silva vai mesmo ao Parlamento no dia 25 de Abril

Depois de muitas dúvidas e contestação por parte da Direita, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva vai mesmo marcar presença numa sessão de boas-vindas no Parlamento durante o 25 de Abril.

Público - IL rejeita “colar” sessão de Lula ao 25 de Abril e ameaça deixar um só deputado

Rodrigo Saraiva considera que a coincidência das duas sessões é uma “instrumentalização” da revolução de Abril.

Notícias ao Minuto - Se sessão de boas vindas a Lula for a 25 de Abril, IL só terá um deputado

Rodrigo Saraiva falava aos jornalistas no parlamento, na véspera da conferência de líderes que deverá organizar quer a habitual sessão solene do 25 de Abril, quer a sessão de boas vindas a Lula da Silva.

Expresso - IL recusa "instrumentalização" do 25 de Abril e só garante um deputado na AR se sessão com Lula for nesse dia

O líder parlamentar da IL diz que marcar a sessão de boas vindas a Lula da Silva para o dia 25 de Abril será "uma instrumentalização dessa data de liberdade"

Expresso - E se a Revolução dos Cravos tivesse acontecido com Internet e redes sociais? Aqui está a mais breve história do 25 de Abril que já viu

Se o 25 de Abril fosse hoje, como seria contado pelo Instagram e pelo Facebook? Para assinalar os 49 anos da Revolução dos Cravos, o Expresso volta a publicar um trabalho multimédia inspirado nas redes sociais, que lhe conta e mostra o essencial

Radio Telefonia do Alentejo - Ana Laíns e Fernando Tordo nos Concertos do 25 de Abril em Montemor-o-Novo

No âmbito do 49.ª aniversário do 25 de Abril, o Município de Montemor-o-Novo apresenta dois concertos.

Notícias ao Minuto - Praça do Giraldo em Évora assinala 25 de Abril com espetáculo 'Liberdade'

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia explica que o espetáculo, agendado para as 22h30 do dia 24, foi criado "propositadamente" para comemorar o 25 de Abril naquela cidade alentejana.

Expresso - 1984: a segunda crise depois do 25 de Abril

A economia portuguesa caiu mais de 1% no ano em que a economia mundial cresceu quase 5%. A ‘culpa’ foi dos impactos das receitas do FMI aplicadas desde 1983

Público - Debate sobre democracia começou com ataques ao PCP e acabou com Chega e IL isolados

Na declaração política feita do PCP, o deputado comunista Manuel Loff desafiou o Governo a garantir, nos 50 anos do 25 de Abril, uma “capacidade de imaginar o futuro da democracia portuguesa”.

Notícias ao Minuto - Lisboa celebra assim o 25 de Abril: concertos, exposições e muito mais

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a EGEAC anunciaram, para o próximo mês, as Festas de Abril - para celebrar os 49 anos da Revolução dos Cravos e da Liberdade.

Público - Avenida dos Aliados vai ser palco das comemorações do 25 de Abril no Porto

Entre os concertos previstos, a autarquia destaca o Luta Livre, projecto de música de intervenção de Luís Varajoto. O concerto decorre no dia 24 de Abril no palco dos Aliados.

Expresso - B Fachada canta José Afonso a 25 de Abril

“Zeca, Zeca e Mais Zeca!” é o nome do concerto especial que B Fachada dará em Lisboa, a 25 de Abril

Notícias ao Minuto - Santarém. Uxía, João Afonso, Vitorino e Zambujo nas comemorações de Abril

A programação, que, além de concertos, inclui teatro, cinema, exposições, arruadas, apresentação de livros, mesas redondas, conferências e o projeto Abril'Arte em diversas freguesias do concelho, foi apresentada hoje, na Porta de Armas da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), de onde partiu a coluna liderada por Salgueiro Maia na madrugada de 25 de Abril de 1974.

Expresso - Um polícia recebeu ordens para fotografar o 25 de Abril: este é um retrato inédito da queda do regime vista por quem perdeu

Um polícia recebeu ordens do comandante da PSP de Lisboa para registar a Revolução. As imagens inéditas agora reveladas mostram a queda do regime vista por quem perdeu. A misteriosa história das fotografias sem cravos nem festa, mas com vinho e fogo

Observador - Joaquim Furtado sobre o 25 de Abril: “Senti que era a voz de uma força que estava a levantar-se”

Joaquim Furtado recorda o dia em que deu voz ao 25 de Abril e confessa uma "sensação de poder, mas não de poder próprio". Admite que, se o convidassem para voltar à televisão, "provavelmente voltava".

Público - É verdade que não foi Marcelo a anunciar o discurso de Lula na sessão do 25 de Abril?

Na sequência de alguns vídeos que circularam nas redes sociais a insinuar que havia sido o Presidente da República a anunciar que Lula discursaria no 25 de Abril

Observador - Santos Silva nega ter organizado com Marcelo presença de Lula

Respondendo a André Ventura, Augusto Santos Silva disse não ter organizado com o Presidente da República, "à revelia do parlamento", a participação de Lula na cerimónia do 25 de Abril.

Público - Santos Silva nega ter organizado com Marcelo participação de Lula na sessão do 25 de Abril

O presidente da Assembleia da República respondia a uma questão de André Ventura, presidente do Chega.

Público - Lula da Silva terá sessão solene própria no Parlamento, não na cerimónia do 25 de Abril

Perante a polémica, Augusto Santos Silva propôs que a recepção a Lula da Silva fosse numa sessão solene distinta. Presidente brasileiro será convidado a assistir à cerimónia do 25 de Abril.

Observador - Lula da Silva não discursa na cerimónia do 25 de abril no parlamento

É uma decisão da conferência de líderes acabada de ser tomada no parlamento. Ainda neste jornal, a reação do Ministro da Saúde às demissões dos chefes de urgência do Hospital de Loures.

Expresso - Não discursa no 25 de Abril, mas Lula da Silva vai ter "sessão solene de boas-vindas" no Parlamento

Conferência de líderes esteve reunida mais de duas horas e, no final, Augusto Santos Silva disse que todos os partidos (menos o Chega) concordaram com a proposta que fez: Lula da Silva irá discursar na Assembleia da República numa sessão própria e não na sessão do 25 de Abril. Em aberto fica ainda a possibilidade de as duas sessões ocorrerem no mesmo dia e Lula estar presente, sem falar, na celebração da revolução

Observador - Lula da Silva vem mesmo ao Parlamento, mas não vai falar nas comemorações do 25 de Abril

Presidente brasileiro vem a Portugal e até poderá assistir à sessão do 25 de Abril, mas não discursará. Terá direito a sessão de boas vindas específica.

 

25 de abril em 2021

CGTP-IN - O 25 de Abril nas escolas

Inauguração de Mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche

Nos 46 anos do 25 de Abril, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com o Município de Peniche, o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), o acompanhamento da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e da Associação 25 de Abril (A25A) e o parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural, solicitou a elaboração de 46 painéis em azulejo a 46 Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, com o objetivo de assinalar aquele aniversário inaugurando um mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche.

SAPO - Lisboa celebra 25 de Abril com "Coragem hoje, abraços amanhã"

Lisboa volta a celebrar Abril, o mês da liberdade, com animação cultural mesmo em tempos de pandemia, atribuindo um novo sentido à mensagem de apoio partilhada entre as mulheres detidas pela PIDE durante a ditadura: “Coragem hoje, abraços amanhã”.

PCP - Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, Sessão «O PCP e o 25 de Abril»

Celebramos este ano a Revolução de Abril, quando comemoramos também o Centenário do nosso Partido e passam, esta semana, sexta-feira, 45 anos da aprovação da actual Constituição da República Portuguesa.

Reflexo Digital - "Incerteza da situação pandémica" adia comemoração do 25 de abril para maio

"Caldas das Taipas não deixará de assinalar abril e a liberdade que abril nos trouxe”, afirma o presidente da junta.

Rádio Campanário - Alcácer do Sal celebra 25 de Abril com concerto de Paulo de Carvalho

A Revolução dos Cravos vai ser comemorada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal com uma programação variada, que vai desde animação de rua a iniciativas online na página de Facebook do Município.

Região Sul - Faro assinala 25 de Abril em modo virtual

Quatro conferências e um concerto da banda Conclave na agenda

As celebrações do 47.º aniversário da revolução de 25 de Abril em Faro – um ciclo de quatro conferências e um concerto – vão ficar novamente confinadas às plataformas digitais e redes sociais do município, devido ao estado de emergência.

DN - Do 25 de Abril à Lisboa menina e moça. Conheça os grandes murais da capital

A arte urbana lisboeta captada pela reportagem fotográfica de Leonardo Negrão.

Lisboa está cada vez mais aberta à Arte Urbana e está a tornar-se numa autêntica galeria ao ar livre, tantos são os murais criados por diversos artistas que dão animação à capital portuguesa, uma das cidades mais procuradas pelos turistas antes da pandemia.

JN - Showcase de Carlão na "Noite da Liberdade" assinala 25 de Abril em Grândola

A Noite da Liberdade, a 24 de Abril, vai ser comemorada em Grândola com um showcase exclusivo de Carlão, a partir do Cine Granadeiro Auditório Municipal, que vai ser transmitido em direto no Facebook do município, a partir das 22 horas.

TSF - Lisboa celebra mês da liberdade com mensagem "Coragem hoje, abraços amanhã"

Iniciativas culturais promovidas pelo EGEAC funcionam presencialmente ou online e são de entrada e acesso gratuito.

25 de abril em 2020

Esquerda.net - 22 de abril de 2020 - Manual de Instruções para cantar a "Grândola" à janela

Em tempos de pandemia, as comemoração populares do 25 de Abril passam das ruas e praças para as janelas e varandas. Às 15h00, deste sábado, o aniversário da Revolução portuguesa é assinalado através do canto da "Grândola Vila Morena" a partir das nossas casas. Para que não percas nada, elaboramos um Manuel de Instruções para Cantar a Grândola à Janela.

Esquerda.net - 22 de abril de 2020 - Às 15h deste 25 de Abril, leva a “Grândola” à tua janela

No próximo sábado, as ruas e avenidas do país continuarão praticamente desertas. Mas voltaremos a estar juntas e juntos a comemorar Abril. O ponto de encontro é às 15h e a senha volta a ser a “Grândola, Vila Morena”.

SPCR - 21 de abril de 2020 - Apelo da Associação 25 de Abril: vem à janela celebrar a Liberdade!

Todos à janela, às 15h00.

Comemoramos 46 anos da Revolução de Abril num momento de enorme crise, de guerra global com um inimigo invisível e traiçoeiro.

ZAP - 21 de abril de 2020 - Cerimónia do 25 de Abril contará com 65 deputados

No sábado, estarão presentes no Parlamento para as celebrações do 25 de abril, no máximo, 65 deputados, e não 77 como tinha sido estipulado.

Apesar de o CDS, PAN, IL e Chega terem votado contra, o Parlamento vai realizar a habitual sessão solene do 25 de abril, ainda que em versão reduzida. Os grupos parlamentares decidiram reduzir o número de deputados que vão convocar, para que as distâncias de segurança sejam respeitadas, numa altura em que as recomendações pedem que se limite os contactos presenciais.

Esquerda.net - 21 de abril de 2020 - A propósito das comemorações do 25 de Abril este ano

Assinei a petição que impede uma outra ideia fixada numa outra petição sem pés nem cabeça [a do boicote. Só tenho a mencionar que é uma polémica desnecessária.
Soraia Simões de Andrade

Tribuna Alentejo - 21 de abril de 2020 - Alcácer do Sal com "celebração virtual" do 25 de abril

O Município de Alcácer do Sal vai festejar o Dia da Liberdade com a publicação de vários conteúdos virtuais preparados para os momentos-chave das celebrações.

Sinapsa - 20 de abril de 2020 - Comemorações do 25 Abril - Vem à janela! Canta a Grândola!

Comemoramos 46 anos da Revolução de Abril - o heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas, logo seguido por um amplo levantamento popular, que pôs fim a 48 longos anos de obscurantismo e ditadura fascista.

ZAP - 20 de abril de 2020 - Ramalho Eanes vai ao 25 de abril na AR (mas discorda da “modalidade”)

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes vai estar presente na sessão solene de comemoração do 25 de Abril, na Assembleia da República (AR), por uma questão de “responsabilidade institucional”, mas discorda da “modalidade”.

ZAP - 20 de abril de 2020 - Temido garante que comemorações do 25 de abril não vão pôr em causa um esforço coletivo

A ministra da Saúde pediu este domingo aos portugueses um “rigoroso cumprimento” do confinamento, garantindo que as celebrações do 25 de Abril vão ter “regras”.

“Um gesto imponderado ou uma saída desnecessária podem deitar tudo a perder [relativamente ao controlo da infeção]. Neste momento, em que todos gostaríamos de estar a viver as nossas vidas de outra forma, temos de ser muito ponderados. E não há qualquer contradição entre este dever e a sinalização de determinados dias específicos da nossa vida coletiva, porque a faremos dentro destas regras”, afirmou Marta Temido na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

Esquerda.net - 20 de abril de 2020 - O Parlamento não pode fechar

Algumas pessoas pedem que se feche o Parlamento num dia específico, 25 de abril. Fechá-lo apenas no dia da democracia. Como é óbvio, o vírus não ataca mais nesse dia que nos outros.

ZAP - 20 de abril de 2020 - “Está tudo a ficar excessivamente nervoso” com a celebração do 25 de abril no Parlamento"

O primeiro-ministro recordou que a Assembleia da República tem mantido o seu funcionamento durante a pandemia da covid-19 e falou em excesso de nervosismo em relação à polémica da celebração do 25 de abril no Parlamento.

Tribuna Alenteja - 19 de Abril de 2020 - Cumprir Abril, à janelaCumprir Abril, à janela

Cumprir Abril, à janela! É o desafio lançado pela Associação 25 de Abril a todos os portugueses.

A associação – presidida pelo capitão de Abril Vasco Lourenço e que integra ex-capitães e militares de Abril – desafiam a população a ir à janela, às 15h do dia 25 de abril, e cantar um dos hinos da revolução: “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso.

CGTP-IN - 19 de abril de 2020 - 25 de Abril e 1º de Maio

Neste momento em que estão ameaçados muitos milhares de postos de trabalho e há mais de 350 mil desempregados, em que um milhão de trabalhadores está em lay-off com perda de 1/3 da sua retribuição, em que mais de 300 mil estão noutras situações de enorme perda de remunerações e muitos milhares com salários em atraso, em que os direitos são atropelados pelas empresas com despedimentos ilegais, com a precariedade, com a imposição de ritmos de trabalho brutais e sem respeito pela organização dos horários de trabalho e descansos semanais, os trabalhadores e a CGTP-IN não se deixam calar e não se vão calar.

Esquerda.net - 18 de abril de 2020 - Lançada petição de apoio às comemorações do 25 de Abril

Manuel Alegre, Domingos Abrantes, Marisa Matias, Alberto Martins, Isabel Allegro de Magalhães, Fernando Rosas e José Vera Jardim são os primeiros subscritores da petição.

Personalidades da política e da sociedade portuguesa e históricos militantes antifascistas lançaram uma petição (link is external) de apoio às comemorações do 25 de Abril. Manuel Alegre, Domingos Abrantes, Marisa Matias, Alberto Martins, Isabel Allegro de Magalhães, Fernando Rosas, e José Vera Jardim defendem que “a democracia não está nem pode ser suspensa”. Pelo que convidam as cidadãs e os cidadão portugueses a assinar uma Saudação à “homenagem que o povo e o Parlamento prestam ao 25 de Abril”.

Presidência da República - 17 de abril de 2020 - Comemorações do 25 de abril e do 10 de junho

O Presidente da República participará nas cerimónias do 25 de abril e do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tal como já tem referido publicamente.

No 25 de abril, nos termos definidos pela Assembleia da República, aliás com um número exíguo de deputados e meramente simbólico de convidados.

No 10 de junho, na cerimónia simbólica em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, tendo as comemorações previstas na Madeira sido adiadas para o ano que vem, pois implicavam deslocação antecipada de centenas de militares e civis, num período de limitação na circulação e convivência de pessoas.

Rádio Renascença - 13 de abril de 2020 - 25 de Abril. Sessão solene “dificilmente” se realiza este ano no Parlamento

Conferência de líderes parlamentares deve decidir esta quarta-feira se realiza ou não a habitual comemoração do 25 de abril, mas o secretário da mesa Duarte Pacheco considera que é “difícil” que sessão aconteça devido às restrições provocadas pela pandemia. Em condições normais, a sessão junta cerca de mil pessoas na sala de sessões.

Rádio Renascença - ​13 de abr de 2020 - 25 Abril: PSD propõe sessão no Parlamento (com restrições)

Sociais-democratas defendem menos deputados e convidados na Assembleia da República durante as cerimónias oficiais da Revolução dos Cravos, devido à pandemia de Covid-19.

Iniciativa Liberal avança com modelo restritivo: só um deputado por bancada

  • Criado em .
  • Última atualização em .