No dia 25 Novembro celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Veja duas campanhas contra a violência sobre as mulheres lançadas nesse dia.
Solidariedade
Esta secção do aborda temas que giram em torno da Solidariedade.
Amanhã, sábado, 11 de janeiro de 2025, Lisboa será palco de uma manifestação intitulada "Não nos encostem à parede", organizada por diversas associações cívicas e subscrita por mais de 1.600 pessoas e uma centena de organizações.
O Parlamento Europeu e o Conselho da Europa chegaram a acordo relativamente ao Programa para o Emprego e Inovação Social (EU programme for Employment and Social Innovation (EaSI), ex-Programa da União Europeia para a Mudança e a Inovação Social) que prevê um orçamento de 815 milhões de euros para o período 2014-2020.
A campanha "Continuamos à Espera" é um grito de alerta contra a discriminação e a desigualdade. O objetivo é alertar para uma prática dos direitos humanos em igualdade de todas as pessoas, sobretudo as raparigas, os jovens e as mulheres.

Tendo em conta a sua missão, a P&D Factor pretende, com esta conferência, a reflexão e o enriquecimento do debate público entre profissionais, estudantes, responsáveis e organizações da sociedade civil, reforçando a importância e a centralidade das pessoas e dos seus direitos na tomada de decisões e respetivo planeamento e ação.
Campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para sensibilização sobre a temática do tráfico de seres humanos Para ajudar PARTILHE: www.naoaotrafico.pt
Interessa-se por questões como liberdade reprodutiva, igualdade de género, resiliência demográfica e desenvolvimento sustentável? Então não perca o seminário "Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento", que irá acontecer no dia 1 de junho, no Auditório Orlando Ribeiro do IGOT-ULisboa.
Todos os anos a Transparency International (Transparência Internacional) lista os países de acordo com a forma como é percebida a corrupção no setor público do país, numa escala de zero (muito corrupto) a cem (livre de corrupção). A cada ano, este "Índice de Perceção da Corrupção" (Corruption Perceptions Index) envia uma poderosa mensagem que os governos não podem ignorar, sendo "empurrados" para a tomada de consciência e para a ação.
O Programa Escolhas, uma iniciativa governamental de âmbito nacional que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis, anunciou os projetos que irão integrar a sua 9.ª geração, que decorrerá entre outubro de 2023 e setembro de 2026.
O Programa Escolhas, que visa promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, abriu um novo período de candidaturas para projetos a desenvolver entre 2024 e 2027. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 7 de agosto, através da plataforma online disponível no site do Programa.