O sabiasque dispõe de serviços GRATUITOS, como seja "Criar conta" que lhe permite fazer parte desta comunidade ou o "Pergunte-nos" que possibilita uma resposta pessoal, tratada com confidencialidade quando o utilizador o deseja. Todas as perguntas que nos colocam através dos COMENTÁRIOS, dos FÓRUNS ou do PERGUNTE-NOS obtêm uma resposta de forma gratuita. Outros serviços são pagos, como seja o "Ficheiros" que lhe permite aceder a conteúdos de consulta condicionada e a documentos em versão editável ou para partilha de conteúdos. A este serviço juntámos o "Encomende-nos" para podermos ajudar os utilizadores na elaboração de documentos personalizados ou genéricos. Existe também a possibilidade de "Anunciar" no sabiasque.
Para interagir com o site existem 3 vias gratuitas:
-
Os COMENTÁRIOS nos artigos que são públicos mas que o utilizador pode, por sua decisão, desde que registado, apagar em qualquer altura;
-
Os tópicos (perguntas) nos FÓRUNS que são públicos mas que podem ser retirados a pedido do utilizador, em qualquer altura;
-
O formulário de perguntas diretas PERGUNTE-NOS que tem a possibilidade de ser confidencial, bastando que o utilizador faça essa indicação aquando preenchimento.
O sabiasque é um conjunto de sites de conteúdos sobre Trabalho, Família, Ambiente e Tecnologia. A atividade é filantrópica e de interesse social, visando criar uma comunidade partilha de informação útil, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas do foro particular, público e social, para uma igualdade no acesso à informação e uma capacitação e autonomia das pessoas. Espera-se que, através do site, todos os cidadãos possam usufruir de sugestões, soluções, modelos e instrumentos de aplicabilidade prática para o exercício de uma cidadania informada e participativa.
como retirar nome da filha do agregado familiar
boa tarde como retirar a minha filha do agregado familiarna segurança social visto ela já trabalhar
iDEMINIZAÇÃO
Boa tarde,trabalho numa Associação Humanitária de Bombeiros ha 17 anos, e ha mais de um ano que querem que me va embora sem direito a indeminizaçao, agora fizeram-me uma proposta de me passarem 2 cheques cada um com metade do valor da indeminizaçao, e eu depois dou o valor de um deles a Associação como donativo, eu estou tao cansada de ser presionada que aceitei, sera k isto me pode prejudicar em algo? E que valor devo assinar, o de um cheque ou dos dois?Agradecia se possivel me dessem uma resposta urgente, pois querem resolver a situação ate ao fim do mes.
Obrigado
Lidia Machado
despedimentos
Acordo não despedimento por acordo governo beneficia sobre indemnizações se for despedimentos por falta de trabalho indemnização é toda nossa por isso acordo nãosubsidio de desemprego
Boa tardeSou uma trabalhadora residente em territorio nacional, abrangida pelo regime geral de Seguranca Social dos trabalhadores por conta de outrem e questiono o seguinte:
- Os rendimentos do agregado familiar condicionam o recebimento de Subsidio de Desemprego? (considerando que o desempregado cumpre todos os requisitos/condicoes para atribuicao do mesmo).
- Para o calculo do valor das prestacoes mensais do subsidio de desemprego, que parcelas deverao ser consideradas para alem do Vencimento Base? devera ser considerado as diuturnidades? e a isencao de horario?
o meu patrão disse que hoje não ia pagar o subecidio de natal o que é que eu tenho de fazer
Subecidio de natalSe o empregador não apresentou as razões pelas quais não vai efetuar o pagamento e não houve quaisquer explicações sobre o assunto, como seja, por exemplo, o pagamento repartido por alguns meses, então pode fazer queixa à ACT - Autoridade para as Condições no trabalho:
- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão e nos Centros Locais
- Pedido de esclarecimento escrito em http://www.ACT.gov.pt/(pt-PT)/Itens/Contactenos/Paginas/default.aspx
- Serviços desconcentrados em http://www.ACT.gov.pt/(pt-PT)/SobreACT/QuemSomos/EstruturaOrganica/ServicosDesconcentrados/Paginas/default.aspx
- Queixa on-line em http://www.ACT.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx
Mais informações:
Relativamente à data de pagamento de subsídio de Natal - ver informação em http://www.sabiasque.pt/trabalho/legislacao/197-data-de-pagamento-de-subsidio-de-natal.html
Informação geral sobre subsídio de Natal - ver informação em http://www.sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1725-subsidio-de-natal-2012.html
A alteração do horário de trabalho apenas é válida se:
- o trabalhador concordar, ou seja, se houver acordo entre as partes quanto à alteração OU
- o contrato INDIVIDUAL de trabalho disser que pode haver alterações ao horário de trabalho inicialmente acordado entre as partes OU
- o contrato COLETIVO de trabalho disser que pode haver alterações ao horário de trabalho inicialmente acordado entre as partes OU
- houver implementação de Banco de Horas: se 75% dos trabalhadores concordarem com a alteração de horário, os restantes 25% sujeitam-se à alteração.
Em caso de nenhuma destas coisas acontecer, o empregador não pode alterar o horário de trabalho por sua única e exclusiva vontade.
A sugestão que lhe damos, uma vez que não está disposto a alterar o seu horário de trabalho a título individual e que refere ter havido uma consulta do empregador aos sindicatos, é que procure junto do seu sindicato perceber o que foi dito e aceite e aquilo a que os trabalhadores estarão obrigados, se houver alguma obrigação, claro. Apenas o sindicato lhe poderá ser útil na perceção global deste processo.
Taxa de irs
Solicito o especial obséquio de me informarem que alterações se irão verificar nas taxas de irs para os deficientes ( no m/caso tenho 71% de invalidez.Antecipadamente grato
ze carlos
Não temos ainda como informá-lo sobre as taxas de IRS pois a informação relativa ao IRS 2013 apenas será publicada após promulgação do orçamento de Estado para 2013.
Por favor, consulte os artigos em baixo para ficar a conhecer alguma informação já disponível sobre esta matéria.
IRS para 2013 - Alterações
http://www.sabiasque.pt/trabalho/noticias/1694-irs-para-2013-alteracoes.html
IRS para 2013 - Deduções
http://www.sabiasque.pt/trabalho/noticias/1695-irs-para-2013-deducoes.html
Tabelas de retenção de IRS na fonte para o continente em 2013
http://www.sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1697-tabelas-de-retencao-de-irs-na-fonte-para-o-continente-em-2013.html
IRS - Tributação das Indemnizações
http://www.sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1487-irs-tributacao-das-indemnizacoes.html
Sobretaxa de IRS em 2013 poderá ser de 3,5%
http://www.sabiasque.pt/trabalho/noticias/1732-sobretaxa-de-irs-em-2013-podera-ser-de-3-5.html
Mudança de Horario
Boa noite,A minha empresa quer me mudar o horario. Eles falaram comigo e com os sindicatos mas eu nao quer mudar. Eles fizeram um aviso previo de 10 dias. O meu contracto e antigo e não faz referencia a um horario em particular. trabalho ha mais de 20 anos no mesmo horario. Das 8h30 as 17h30. A minha empresa tem varios horarios que segundo eles não se justificam e querem ter apenas 1. Eles querem passar a ter apenas o das 8h as17h. Esta mudança não sendo muito significativa obriga-me a levantar mais cedo o que não me apetece pois já trabalho ha muitos anos nestas condições. Será legitimo eles alterarem o meu horário para eu entrar mais cedo os 30 minutos. O que posso fazer. Eu não estou a cumprir o novo horário.
Obrigado,
Cumprimentos,
Mudança de Horario
Boa noite,A minha empresa quer me mudar o horario. Eles falaram comigo e com os sindicatos mas eu nao quer mudar. Eles fizeram um aviso previo de 10 dias. O meu contracto e antigo e não faz referencia a um horario em particular. trabalho ha mais de 20 anos no mesmo horario. Das 8h30 as 17h30. A minha empresa tem varios horarios que segundo eles não se justificam e querem ter apenas 1. Eles querem passar a ter apenas o das 8h as17h. Esta mudança não sendo muito significativa obriga-me a levantar mais cedo o que não me apetece pois já trabalho ha muitos anos nestas condições. Será legitimo eles alterarem o meu horário para eu entrar mais cedo os 30 minutos. O que posso fazer. Eu não estou a cumprir o novo horário.
Obrigado,
Cumprimentos,
Inscrever-se
Os meus comentários