Este glossário de termos relativos à sexualidade oferece um referencial prático e simples para clarificar dúvidas.
Sexualidade
Em Portugal, o aborto voluntário é permitido por vontade expressa da mulher, e independentemente dos motivos, até à décima semana de gravidez.
Na prática de sexo anal, a possibilidade de uma gravidez existe se o esperma escorrer do ânus para a vagina, uma vez que a mulher pode engravidar quando os espermatozóides entram dentro da vagina.
O Conselho de Ministros aprovou, em Janeiro de 2009, a aquisição de 400.000 vacinas destinadas a prevenir o cancro do colo do útero. A medida insere-se no Programa Nacional de Vacinação e pretende combater a infecção por vírus do Papiloma Humano, responsável por 300 mortes anuais de portuguesas.
O álcool não interfere com o efeito contracetivo da pílula...
O preservativo masculino é um método contracetivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora feminina), fecundando-o e dando origem a uma gravidez. O preservativo é um bom método contracetivo, eficaz, prático e seguro, pelo que se for usado correctamente evita uma gravidez não desejada e é um comprovado método de protecção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para ter a certeza que o preservativo masculino é eficaz deves:
Sabias que a contracepção de emergência pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contracetivo utilizado regularmente?
A contracepção de emergência, ou 'pílula do dia seguinte', pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contracetivo utilizado regularmente ou quando existiu uma relação sexual desprotegida. Ela serve para prevenir uma gravidez, actuando de forma diferente consoante a altura do ciclo menstrual em que é tomada, sendo que pode impedir ou atrasar a ovulação, impedir a fertilização ou impedir a nidação do ovo na parede do útero.
Sabias que o implante contracetivo subcutâneo não impede o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis?
O adesivo contracetivo EVRA (medicamento/marca da Janssen-Cilag International N.V. sujeito a receita médica) é constituído por estrogénios e progestativos, sendo muito semelhante à pílula combinada na sua forma de actuação.
O anel vaginal é um contracetivo combinado que consiste num anel flexível transparente e que contém dois componentes activos, um progestagénio e um estrogénio. Mede 5,4 cm de diâmetro e a sua colocação é feita pela mulher. Os músculos da vagina permitem que o anel se mantenha no lugar, não se perdendo no seu interior.
Sabias que o método do calendário enquanto método contracetivo não é um método seguro nem fiável para evitar uma gravidez?
Seja qual for o contracetivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contracetivo da pílula que estás a utilizar.
A maioria das pílulas controla o ciclo menstrual, ou seja, impede a ovulação, a libertação de um óvulo maduro (fecundável) pelo ovário. Quando se toma a pílula a mulher não tem um período fértil, pois os ovários estão 'adormecidos'. Assim, impede-se a fecundação, logo, a gravidez.
A Comissão Europeia lançou uma consulta pública aberta até 30 Maio para recolher opiniões sobre o combate à mutilação genital feminina (MGF) e vai disponibilizar 15,1 milhões de euros para promover a igualdade de género. Segundo dados da Amnistia Internacional, na Europa, onde se estima que vivam 500 mil mulheres mutiladas, 180 mil meninas estão em risco anualmente de serem sujeitas à MGF.
Para responder a esta questão vamos partir de uma definição de sexualidade e como podes ver esta abrange várias fases da vida de uma pessoa (desde o nascimento até à morte).