Canais de atendimento da Segurança Social

Canais de atendimento da Segurança Social

SegSoc logotipo da Seguranca SocialA Segurança Social portuguesa tem vários tipos de serviços de atendimento, por vários canais diferentes. Aqui fica uma lista destes serviços com um resumo do que é possível fazer em cada serviço e como aceder.

   

A lista de serviços de atendimento presencial da Segurança Social em cada distrito e região autónoma AQUI.

 
   
   

Já falou com a Clarisse? A assistente virtual da Segurança Social responde às questões mais frequentes sobre um vasto leque de temas e com informação de como aceder ao serviço que precisa. Clicar no ícone no canto inferior direito da página de entrada da Segurança Social.

 
   
 

O e-Clic é o canal digital para contactar a Segurança Social, disponível em permanência e pode ser acedido a partir de um computador, tablet ou smartphone. Aqui pode registar um contacto, consultar e acompanhar os seus pedidos à Segurança Social e fazer queixas ou reclamações sobre o funcionamento dos serviços.

Para utilizar o e-Clic clique no respetivo símbolo do lado direito no site da Segurança Social e insira a palavra-passe da Segurança Social Direta.

Para saber como registar um pedido, veja o vídeo demonstrativo, no último separador desta página.

 
   
SegSoc seguranca social direta   

A Segurança Social Direta (SSD) é um canal que permite às pessoas e empresas usufruir dos serviços da Segurança Social sem terem de se deslocar presencialmente aos Serviços de Atendimento.

Veja tudo o que pode fazer através desde serviço AQUI.

Consulte toda a informação no Guia Prático – Segurança Social Direta AQUI.

 
   
SegSoc servicos atendimento telefonico  

A Linha Segurança Social dispõe de um Atendimento Personalizado e de um Atendimento Automático.

  • Números de contacto: 210 545 400 ou 300 502 502
  • Se ligar do estrangeiro: +351 210 545 400 ou +351 300 502 502

O custo da chamada para ambos os números, a partir de uma rede móvel ou fixa, será de acordo com o operador e respetivo tarifário contratado.

  • Horário do Atendimento Personalizado: dias úteis das 9h00 às 18h00.
  • Horário do Atendimento Automático: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento personalizado

Quando ligar tenha consigo

  • o Número de Identificação da Segurança Social (NISS)
  • o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social

Para obter o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social, deverá aceder a Segurança Social Direta > Perfil > Contactos com a Segurança Social > Código de acesso para atendimento telefónico. Guia Prático para obter o Código de Segurança AQUI.

Ver os serviços disponíveis do atendimento personalizado AQUI.

Atendimento automático

Para aceder ao atendimento automático ligue um dos números indicados antes, escolha a opção ”Subsídios e prestações sociais” e faça a sua autenticação com

  • o Número de Identificação da Segurança Social (NISS)
  • o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social

Para obter o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social, deverá aceder a Segurança Social Direta > Perfil > Contactos com a Segurança Social > Código de acesso para atendimento telefónico. Guia Prático para obter o Código de Segurança AQUI.

O atendimento automático presta informação sobre os valores e datas de pagamento do Abono de Família e outras Prestações Familiares (tecla 1), Desemprego (tecla 2), Doença e Parentalidade (tecla 3) e Rendimento Social de Inserção (tecla 4).

 
   
SegSoc servicos marcacao presencial  

O atendimento presencial por marcação é um serviço que permite o agendamento do atendimento em dia e hora previamente definidos.

O custo da chamada para ambos os números, a partir de uma rede móvel ou fixa, será de acordo com o operador e respetivo tarifário contratado.

Observações:

  • Deve fazer uma marcação por cada assunto que pretenda tratar
  • Guarde o Código de Marcação que recebe na mensagem de confirmação
  • Deve chegar 15 minutos antes da hora marcada
  • A ordem de atendimento é a hora de marcação e não a ordem de chegada
  • Para para tratar assuntos relativos a terceiros deve apresentar a Declaração de Autorização a Terceiros (Mod. PA-12), documento de identificação válido do declarante e do autorizado, com assinatura e fotografia
  • Em caso de cancelamento da marcação de atendimento, deve contactar os serviços através do mesmo canal pelo qual efetuou a marcação
 
   
SegSoc servicos marcacao videochamada  

O vídeo atendimento é um atendimento dos serviços da Segurança Social por vídeoconferência, mediante marcação prévia.

Para agendar um atendimento pode:

Veja como agendar um vídeo atendimento AQUI.

Ao fazer a marcação para vídeo atendimento recebe no seu email uma mensagem do remetente “SIGA” com as instruções de acesso: link para aceder, código de validação para inserir e link para cancelar se não puder comparecer. Se pretender reagendar a sua marcação, deve contactar através do mesmo canal pelo qual efetuou a marcação.

Se quiser utilizar o telemóvel deve ter a aplicação “Teams” instalada e seguir as instruções de acesso enviadas para o seu email. A videochamada é interrompida se receber ou atender outra chamada.

 
   

BALCÃO DA INCLUSÃO

Para marcação EXCLUSIVA de atendimento sobre deficiência/incapacidade, deve preencher o formulário AQUI.

Para mais informações pode aceder ao Guia Prático sobre atendimento sobre deficiência ou incapacidade AQUI.

Fonte: Site da Segurança Social Portuguesa