Esta secção do aborda temas que giram em torno do Ambiente.

Featured

Protocolo de Quioto - Primeiro acordo internacional para combater as mudanças climáticas

O Protocolo de Quioto é um acordo internacional que tem por objetivo gerir e reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa. O Protocolo foi adotado numa conferência em Quioto, Japão, em 1997, e tornou-se lei internacional em 16 de fevereiro de 2005.”1

Antártida recuperação surpreendente da banquisa após derretimento recorde

Antártida: Recuperação Surpreendente da Banquisa Após Derretimento Recorde

Depois de períodos preocupantes de derretimento sem precedentes, a banquisa da Antártida apresenta sinais de recuperação. Cientistas do mundo inteiro, especialmente da pesquisa publicada pela revista Science et Avenir, estão atentos a este fenómeno natural que continua a surpreender.

O paradoxo de Los Angeles: Incêndios florestais devastadores em pleno inverno

O paradoxo de Los Angeles: Incêndios florestais devastadores em pleno inverno

Os incêndios florestais são frequentemente associados aos meses de verão, quando o calor extremo e a vegetação seca criam um terreno fértil para chamas descontroladas. No entanto, Los Angeles está a viver um fenómeno alarmante e contraintuitivo: condições propícias a incêndios florestais devastadores durante o inverno. A combinação de mudanças climáticas, ventos intensos e períodos prolongados de seca está a desafiar os padrões sazonais conhecidos.

Mudanças Climáticas: Mundo Ultrapassa Temporariamente o Limite de 1,5ºC de Aquecimento

Mudanças Climáticas: Mundo Ultrapassa Temporariamente o Limite de 1,5ºC de Aquecimento

O planeta atingiu recentemente um marco alarmante: ultrapassamos temporariamente o limite de 1,5°C de aquecimento em relação aos níveis pré-industriais. Este marco foi alcançado durante o período de 2023-2024 e conduz a um alerta em cientistas e ambientalistas de todo o mundo. O artigo publicado pela Science et Avenir explora as causas, consequências e o significado desse fenómeno para o futuro do planeta.

Como Poupar no Consumo de Energia em Sua Casa

Em janeiro de 2016 haverá um aumento da factura de electricidade para os consumidores domésticos no mercado regulado. Este aumento será de 1,14 euros (aproximadamente), o que no final do ano equivale a 13,69 euros a menos na sua carteira.

Capitalismo VS Clima

Este texto resulta da compilação das minhas notas de leitura do livro de Naomi Klein, This Changes Everything – Capitalism vs Cimate (2014). Esta obra assume especial importância para ativistas e cidadãos que ambicionam a preservação de recursos naturais. Por Ricardo Vicente.

Featured

COP29 - A herança

Não podemos deixar que a meta de 1,5ºC fique fora do nosso alcance. Mesmo com o aumento das temperaturas, a aplicação dos nossos acordos tem de os recuperar. (...). A transição para as energias limpas e a resiliência climática não será travada. A nossa tarefa é acelerar este processo e garantir que os seus enormes benefícios são partilhados por todos os países e por todas as pessoas.”1

Simon Stiell
Secretário Executivo das Nações Unidas para as mudanças Climáticas

Featured

Acordo de Paris - O que foi alcançado, 27 anos depois de Quioto e 9 anos depois de Paris?

O Acordo de Paris é o primeiro acordo climático mundialmente abrangente, adotado em 2015 por quase todas as nações do planeta, que promove um consenso global sobre a abordagem da crise climática. (...).”1

Revisão do modelo do Certificado Energético para os edifícios de Habitação

​O Certificado Energético (CE) das habitações, emitido através do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), é um documento útil com informação relevante sobre o desempenho energético do imóvel e de como podemos otimizar a eficiência energética em casa.

Projecto junta Voluntários para limpar a Floresta Portuguesa

O projecto “Limpar Portugal”, que pretende reunir no próximo dia 20 de Março voluntários para a limpeza de florestas e zonas verdes e promover a sensibilização de todos, já conta com milhares de voluntários. Todos os interessados podem juntar-se a esta iniciativa e ajudar a “limpar a floresta portuguesa num só dia”.