Este texto resulta da compilação das minhas notas de leitura do livro de Naomi Klein, This Changes Everything – Capitalism vs Cimate (2014). Esta obra assume especial importância para ativistas e cidadãos que ambicionam a preservação de recursos naturais. Por Ricardo Vicente.
Ambiente na Imprensa
Une nouvelle étude montre que la surface du trou s'est réduite de 4 millions de km2. les scientifiques attendent une "guérison" complète de la couche d'ozone avant 2050.
La Norvège, gros producteur d'hydrocarbures, va viser la " neutralité carbone " dès 2030, 20 ans plus tôt que prévu, a décidé le Parlement norvégien.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver um combustível sólido a partir do aproveitamento de desperdícios das podas de vinho e de olival, além do bagaço de uva e de dejetos animais.
A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) acusou hoje a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC) de “criar entraves” às tentativas que fez para consultar processos relacionados com os contratos de prospeção de hidrocarbonetos na região.
O mês de maio de 2016 foi não só mais quente da história moderna, como também o 13º mês seguido a ultrapassar anteriores recordes de temperatura assinala a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). "A temperatura média global em maio 2016 foi a mais alta de qualquer mês de maio no conjunto de dados globais de temperatura que remonta ao ano de 1880", refere aquela organização em comunicado divulgado pela TSF. O El Niño, que tende a aquecer águas equatoriais do Pacífico, pode ter contribuído para o recorde deste ano, dizem os climatologistas que sublinham contudo, que o fenómeno não explica tudo: "o super-El Niño tem apenas parte da culpa. O anormal é o novo normal".
"Queremos contribuir um pouco para a melhoria do ambiente na cidade de Lisboa", afirmou o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, que garantiu que os seus associados respeitarão a nova limitação.
More than three people were killed a week in 2015 defending their land, forests and rivers against destructive industries, according to Global Witness. The organisation’s new report, On Dangerous Ground, documents 185 known deaths worldwide last year – by far the highest annual death toll on record and a 59% increase from 2014. Severe limits on information mean the true numbers are undoubtedly higher.
Earth’s record hottest 12 consecutive months were set in each month ending in September 2015 through May 2016
A ampliação e a extração de petróleo na Amazónia equatoriana podem ameaçar mais de 25 ecossistemas e 745 espécies únicas, segundo um estudo da 'Ecology and Evolution', que alerta para a grande vulnerabilidade da floresta.