Se está a pensar vender ou alugar casa, é obrigatório pedir a emissão de um certificado energético. O certificado tem de ser apresentado durante a celebração de qualquer contrato imobiliário, seja de compra, venda ou arrendamento. Se precisa de pedir a emissão de um certificado, saiba em seguida como proceder.
Sabia que quando aumenta a velocidade de 100 para 120 km/hora, o consumo pode crescer até 44 por cento? E que, numa descida, deve levantar o pé do acelerador e ajustar a velocidade com a caixa de velocidades e o travão, pois poupa mais combustível do que em ponto morto?
O CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, sediado em Évora, lançou a campanha "Zero Poison For Life" para angariação de fundos destinados a travar o uso ilegal de venenos que anualmente matam centenas de animais na natureza.
Veja aqui que tipo de investimentos ecológicos poderá fazer na sua casa, podendo vir a ter um retorno mais elevado do que investimentos em fundos ou até mesmo na bolsa.
A Câmara Municipal de Torres Vedras promove o uso de bicicleta como meio de transporte pessoal e disponibiliza 260 bicicletas de uso partilhado - as "Agostinhas" - para serem utilizadas pelos habitantes, investindo nas ciclovias e nos equipamentos de recolha das bicicletas.
A eco-condução é uma forma de condução que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases que concorrem para o aquecimento global, bem como contribui para a diminuição da sinistralidade rodoviária.
A Diretiva n.º 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 2002, relativa ao desempenho energético dos edifícios, foi transposta para o ordenamento jurídico nacional através do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de abril, que aprovou o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, do Decreto-Lei n.º 79/2006, de 4 de abril, que aprovou o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios, e do Decreto-Lei n.º 80/2006, de 4 de abril, que aprovou o Regulamento das Caraterísticas de Comportamento Térmico dos Edifícios.
Em janeiro de 2016 haverá um aumento da factura de electricidade para os consumidores domésticos no mercado regulado. Este aumento será de 1,14 euros (aproximadamente), o que no final do ano equivale a 13,69 euros a menos na sua carteira.
A média das perdas na rede nacional de sistemas de abastecimento de águas ascende a 30%. As perdas de água e os consumos não faturados representam uma percentagem significativa da água consumida nas redes e um custo preocupante para as entidades gestoras de águas.