As mudanças climáticas estão entre os maiores desafios da humanidade no século XXI. A sua principal causa é o aumento do efeito de estufa, um fenómeno intensificado pela atividade humana, que se caracteriza por alterações significativas nos padrões do clima a nível global, com impacte profundo no Mundo.
Contributos
Em janeiro de 2016 haverá um aumento da factura de electricidade para os consumidores domésticos no mercado regulado. Este aumento será de 1,14 euros (aproximadamente), o que no final do ano equivale a 13,69 euros a menos na sua carteira.
Sabia que quando aumenta a velocidade de 100 para 120 km/hora, o consumo pode crescer até 44 por cento? E que, numa descida, deve levantar o pé do acelerador e ajustar a velocidade com a caixa de velocidades e o travão, pois poupa mais combustível do que em ponto morto?
A eco-condução é uma forma de condução que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases que concorrem para o aquecimento global, bem como contribui para a diminuição da sinistralidade rodoviária.
Vão ser necessários mais 70% de alimentos do que os produzidos hoje para satisfazer as necessidades de alimentação de uma população mundial que atingirá os 9,6 mil milhões de pessoas em 2050.
A média das perdas na rede nacional de sistemas de abastecimento de águas ascende a 30%. As perdas de água e os consumos não faturados representam uma percentagem significativa da água consumida nas redes e um custo preocupante para as entidades gestoras de águas.
A eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes com efeito de estufa para a atmosfera (que contribuem para o aquecimento global) e os acidentes (porque tornam as deslocações mais confortáveis).
Para além do aumento do IVA na conta da eletricidade e do gás em Portugal, existem equipamentos elétricos que fazem aumentar significativamente as contas mensais. Mesmo que não resida em Portugal, uma vez que os eletrodomésticos e os gadgets são os mesmos em todo o lado, assim como o seu consumo energético, se quer poupar, então tome nota dos equipamentos elétricos que deve utilizar menos vezes.
Quando está muito frio lá fora e os aquecimentos já não são suficientes para se manter quente, precisa de formas de manter-se aquecido quando a sua casa não o está. Ou faltou a eletricidade ou quer reduzir o valor da conta da energia... Veja aqui as sugestões.
Para manter a casa quente antes de ter de recorrer a aquecedores e contribuir para diminuir o valor da conta da eletricidade, pode aplicar algumas, ou todas, as sugestões que se seguem.