Cascais inaugura estações de carregamento a energia solar para bicicletas eléctricas
O município de Cascais inaugurou, dia 13 de Setembro, na Rotunda da Guia, duas estações de carregamento de bicicletas eléctricas (“bikeports”) com painéis fotovoltaicos instalados nas próprias coberturas. Estes bikeports são um projecto pioneiro em Portugal. Têm espaço para quatro bicicletas cada e, para além do fornecimento de energia a partir de uma fonte renovável, servem de protecção contra o sol, vento e chuva.
“Os nossos bikeports oferecem uma alternativa limpa, sem emissões de CO2, já que geram eletricidade através de painéis fotovoltaicos instalados nos próprios telhados. São auto-suficientes», sublinha Ana Cristina Arnedo, directora-geral da Donauer Solar Systems, empresa que instalou os bikeports.
Como funcionam os bikeports solares
Graças a tecnologia inteligente, os bikeports aproveitam simplesmente a energia do sol através dos painéis fotovoltaicos. A energia é armazenada numa bateria instalada no bikeport. A partir daí está sempre disponível para as bicicletas, mesmo em dias com céu coberto. Basta ligar a bicicleta e premir um botão para iniciar o carregamento. Duas horas depois, a bicicleta já tem 80 por cento da energia total. Se continuar ligada por mais duas horas, atinge o carregamento total que permite andar até 70 quilómetros de distância.
Fonte: ADENE
Consulte
Hoje é o Dia Nacional da Energia - 29-05-2012
Concursos para apoiar novas medidas de eficiência energética - Programa GERE
ADENE aconselha a poupar energia com “Condução Eficiente”
Quercus promove formas de poupar nas facturas de electricidade, gás e água
Porto com postos de carregamento de veículos eléctricos a partir de Maio
Nova Portaria vem clarificar Regime Jurídico da Mobilidade Eléctrica
Inaugurado primeiro posto de abastecimento para automóveis eléctricos
Regime Jurídico da Mobilidade Eléctrica publicado em Diário da República
- Criado em .
- Última atualização em .