Portugal lança Programa para a Mobilidade Eléctrica
No dia 29 de Junho, 21 municípios aderiram ao Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, subscrevendo o lançamento da rede nacional de carregamento para veículos eléctricos. Portugal torna-se, assim, um dos primeiros países com uma política para a mobilidade eléctrica e uma rede de carregamento nacional, o que permite reduzir as emissões de CO2 e a dependência energética do exterior.
Na fase piloto, que decorre até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica é constituída por um conjunto de 21 municípios: Lisboa, Sintra, Porto, Vila Nova de Gaia, Loures, Cascais, Braga, Almada, Guimarães, Coimbra, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Faro, Évora, Castelo Branco, Guarda e Beja.
Em comunicado, o Governo adianta que estas cidades “apresentam características de densidade populacional, de situação geográfica estratégica, de volume de tráfego automóvel e de proximidade geográfica com eixos viários estruturais, propiciadoras da criação de uma rede homogénea para o lançamento da mobilidade eléctrica em Portugal”.
Com 100 pontos de carregamento já em 2009 e 1300 em 2011, a Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica será compatível com todas as marcas de Veículos Eléctricos e acessível em qualquer ponto do país e em diversos locais, nomeadamente em parques de estacionamento; centros comerciais; bombas de gasolina; hotéis; aeroportos; e garagens particulares.
Na sessão, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, realçou que “quando o veículo eléctrico for adoptado nas cidades, estou certo que se produzirá uma redução do barulho e uma melhor qualidade de vida. Quando as cidades experimentarem viver com veículos eléctricos, sem emissões e sem barulho, jamais quererão voltar para trás”.
Data:30-06-2009
Fonte:Portal do Cidadão com Portal do Governo
- Criado em .
- Última atualização em .