O Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou que o Governo vai dar benefícios fiscais até 800 €, no IRS, e isenções fiscais às empresas no IRC, com o objectivo de incentivar a aquisição de automóveis eléctricos.
Para José Sócrates, além da questão ambiental, a opção pelos carros eléctricos é uma prioridade pela oportunidade tecnológica e por as energias renováveis serem uma resposta ao problema da dependência energética.
O Primeiro-Ministro afirmou que pretende que Portugal esteja na vanguarda da utilização dos carros eléctricos. Neste sentido, estabeleceu o objectivo de que, a partir de 2011, 20% da frota automóvel do Estado tenha emissões zero.
Estes anúncios foram feitos no dia 22 de Novembro, em Lisboa, durante a cerimónia de assinatura do acordo final com a aliança Renault/Nissan para a criação em Portugal de uma rede de abastecimento de veículos eléctricos em 2010.
O acordo estabelecido prevê que Portugal crie uma rede de 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, aumentando-a para 1.300 postos em 2011.
Fonte: Portal do Cidadão com Portal do Governo