Quercus promove formas de poupar nas facturas de electricidade, gás e água
A Quercus vai reforçar a promoção da poupança energética junto das famílias portuguesas. Em causa está a subida do IVA para a electricidade e o gás de 6% para 23%, anunciado pelo Governo para o último trimestre de 2011.
De acordo com o comunicado disponibilizado pela Quercus, o potencial de redução das famílias portuguesas é de 8% na sua factura de electricidade, uma redução equivalente a uma poupança de cerca de 45,5 euros por ano.
Entre as medidas que estimulam a redução da despesa com a electricidade destacam-se a troca para lâmpadas mais eficientes, a utilização de electrodomésticos de classe energética A ou superior ou ainda a opção de desligar o stand by do televisor.
A factura do gás também pode beneficiar de uma redução se o consumidor decidir fechar a torneira da água quente e reduzir o tempo de duração do duche para 10 minutos, sendo que, com a introdução destas medidas, é possível reduzir parte da factura relativa ao aquecimento de água em 4%, para menos 17 euros por ano, e também estará a poupar na despesa da água.
Ao potencial de poupança dos consumidores portugueses podem somar-se os ganhos com o reforço do isolamento térmico das habitações que visa proporcionar reduções significativas nas necessidades de aquecimento e arrefecimento das casas.
No comunicado, a Quercus aconselha ainda os consumidores a estarem informados sobre o que estão a pagar efectivamente na sua factura de electricidade, o que exige uma maior transparência nas informações prestadas pelas operadoras.
Data: 19-08-2011
Fonte: Portal do Cidadão com Quercus
Consulte
- Criado em .
- Última atualização em .