Inaugurado primeiro posto de abastecimento para automóveis eléctricos

Portugal tem em marcha a «rede mais moderna, inteligente e integrada em todo o mundo» para abastecimento de automóveis eléctricos, afirmou o Primeiro-Ministro na inauguração do primeiro posto de abastecimento, em Lisboa. «A entidade gestora vai permitir que qualquer cartão de abastecimento seja aceite em toda a rede. Qualquer cliente de qualquer fornecedor pode abastecer com o cartão Mobi.E em que qualquer posto», afirmou José Sócrates.

Portugal é um dos primeiros países do mundo a ter uma política integrada para a mobilidade eléctrica e uma rede de carregamento de âmbito nacional. Após a criação de um consórcio nacional que desenvolveu a solução tecnológica para a rede de mobilidade eléctrica, Portugal apresenta e coloca o primeiro posto de carregamento numa via pública através um sistema tecnológico inteligente que permite a utilização de uma rede integrada. Esta solução permite a criação de um espaço integrado de mobilidade eléctrica sem limites territoriais ou tecnológicos. Assim, através do cartão Mobi.E os futuros utilizadores do VE podem circular e abastecer os seus carros com a máxima segurança e conforto.

O PM afirmou que «as metas ambientais a que a União Europeia se impôs até 2020 não deixam outra alternativa que não seja o veículo eléctrico; não tenho dúvidas que o veículo eléctrico vai triunfar nas cidades europeias», pelo que «Portugal terá de estar na linha da frente» desta área de desenvolvimento tecnológico, na qual já está bem, posicionado.

«O Governo vai dar o exemplo», afirmou. «O Governo tem de estar na primeira linha: estamos apenas à espera que as marcas ponham os seus carros nos mercados. Em Outubro teremos a apresentação mundial em Lisboa deste carro da Renault Nissan, mas outras marcas vão surgir», referiu ainda José Sócrates.

A alteração na mobilidade inclui-se na mudança de paradigma na área energética. O Chefe do Governo afirmou que «entre Janeiro e Maio, Portugal produziu 70% da sua electricidade com base em fontes renováveis. No mesmo período, pela primeira vez, Portugal exportou mais electricidade do que importou».

Fonte: Portal do Governo