Confirm text replacement with template category text
All the text in the message will be deleted and replaced by text from category template.
Responder: contrato de trabalho a termo
Histórico do tópico:
contrato de trabalho a termo
Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)
Beatriz Madeira20 Jul. 2016 15:40
Quando se trata de contratos a termo automaticamente renovados não se contas as férias relativas a 2 contratos, mas sim relativas ao tempo trabalhado. Admitindo que iniciou o 1º contrato em Novembro 2015, se não gozou as férias, então tem 4 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio de 2015 a receber. Relativamente a 2016, deverá contar 2 dias de férias por cada mês completo de trabalho e proporcional em caso de mês incompleto. No caso do empregador concordar, podem chegar a acordo de que goza as suas férias durante o prazo de pré-aviso e recebe, por isso, apenas o respetivo/proporcional subsídio. Atenção que o empregador tem o direito de decidir que não goza as férias e, por isso, lhe paga as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio. Na carta de rescisão contratual poderá referir que tem preferência pelo gozo de X dias de férias no período de aviso prévio que se inicia a (data).
karla oliveira20 Jul. 2016 15:05
Eu pretendo rescindir o contrato e como ainda não gozei as ferias (dos dois contratos de 6 meses) pretendia saber se na carta que lhe tenho de enviar (pelo que sei a dar-lhe 30 dias) incluir os meus dias de ferias pois não as quero receber como ferias não gozadas.
Beatriz Madeira20 Jul. 2016 14:54
Sempre que a rescisão contratual decorra por iniciativa do trabalhador, ou por mútuo acordo (se esse for o motivo assinalado no formulário para a Seg. Social), este fica em situação de "desemprego voluntário" não tendo direito a qualquer compensação por despedimento, nem a requerer o subsídio de desemprego. Isto é igualmente válido para as situações de recusa de renovação do contrato ou recusa de emprego.
Para proceder à comunicação de rescisão contratual deverá enviar uma carta por correio registado e com aviso de receção para o empregador, cumprindo o prazo de aviso prévio aplicável.
Quanto aos dias de férias, a resposta é negativa, uma coisa são os dias de aviso prévio, outra são os dias de férias não gozados e o respetivo/proporcional subsídio. No caso de querer gozar as férias, ou de o empregador assim o decidir (para não ter de lhe pagar os dias não gozados e o subsídio), deverá na mesma receber o respetivo subsídio mas, desta forma, poderá, em acordo com o empregador, incluir as férias no prazo de aviso prévio.
karla oliveira20 Jul. 2016 13:09
boa tarde!
Tenho uma contrato a termo certo de 6 meses, estou neste momento no segundo contrato que termina em Outubro!
Mas não pretendo terminar o mesmo, a minha questão é quantos dias tenho de dar a empresa?
Se posso utilizar os meus dias de ferias para o mesmo?
E como devo fazer a carta?
obrigada