Skip to main content

Ministério da Saúde divulga relatório de monitorização da prescrição de medicamentos

O Ministério da Saúde divulgou, no dia 22 de Setembro, o relatório "Monitorização da Prescrição de Medicamentos - Indicadores Nacionais”, referente ao mês de Setembro. Este relatório mensal pretende apresentar as principais conclusões relativas à aplicação da prescrição electrónica de medicamentos.

De acordo com o comunicado disponibilizado pelo Portal da Saúde, pretende-se analisar os resultados relativos à abrangência da prescrição electrónica de medicamentos e à quantidade e volume de facturação de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O relatório revela que o uso da receita electrónica teve uma evolução positiva mas contida, com resultados de 95% para os Cuidados Primários, 81,2% para os Hospitais do SNS e 10,7% para médicos no exercício de Medicina Privada em Julho de 2011.

A prescrição de medicamentos genéricos tem aumentado ligeiramente, mantendo-se sempre uma diferença entre os três sectores, perfazendo 32,8% para os Cuidados Primários, 28,2% para os Hospitais SNS, e 24,6% na Medicina Privada, relativamente ao total de medicamentos prescritos.

Nos três sectores em análise, destaque ainda para o período de Fevereiro a Julho de 2011, no qual o valor gasto com comparticipação do SNS em medicamentos registou um decréscimo muito expressivo, comparativamente ao mesmo período de 2010.

A prescrição electrónica de medicamentos constitui a primeira fase do processo de desmaterialização de todo o ciclo de prescrição, dispensa e conferência da facturação do medicamento e está associada à diminuição de erros na prescrição, à melhoria da qualidade dos serviços prestados e da gestão de recursos.

Data: 29-09-2011

Fonte: Portal do Cidadão com Portal da Saúde

Consulte

Infarmed alerta sobre riscos de importação de medicamentos

Prescrição de medicamentos por via electrónica substitui receitas em papel

Ministério da Saúde esclarece sobre retirada de comparticipação a medicamentos

Preço dos medicamentos comparticipados desce 6%

Prescrição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica

  • Criado em .
  • Última atualização em .