Skip to main content

Prescrição de medicamentos por via electrónica substitui receitas em papel

A prescrição electrónica para medicamentos comparticipados pelo Estado é obrigatória a partir de hoje, dia 1 de Agosto. Os medicamentos com receitas em papel prescritos até 31 de Julho continuam a ser comparticipados desde que a receita se encontre dentro do prazo de validade.

O regime jurídico da prescrição electrónica de medicamentos foi estabelecido pela Portaria n.º 198/2011, de 18 de Maio, e estava previsto começar no passado mês de Julho. O prazo foi alargado até hoje com vista a garantir um número mais elevado de aplicações informáticas certificadas, assim como a adaptação dos prescritores à nova tecnologia.

A prescrição electrónica aplica-se a todos os medicamentos de uso humano sujeitos a receita médica, dispensados em farmácias de oficina, e que se destinem a ser comparticipados no preço pelo Estado, ainda que a prescrição electrónica possa ser também utilizada em medicamentos não comparticipados.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) disponibiliza no seu site a lista actualizada das aplicações certificadas, sendo que as farmácias devem verificar se as prescrições impressas estão devidamente identificadas com a marca da certificação.

Data: 01-08-2011

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com ACSS

Consulte

Ministério da Saúde esclarece sobre retirada de comparticipação a medicamentos

APF preocupada com as medidas anunciadas pelo Ministro da Saúde - Contracepção e vacina cancro do colo do útero

Prescrição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica

Preço dos medicamentos comparticipados desce 6%

  • Criado em .
  • Última atualização em .