Skip to main content

Definidos aumentos nos tarifários dos transportes públicos

O Governo decretou aumentos nos tarifários dos transportes públicos em 2,7% e 15% para bilhetes e passes sociais. A subida nos preços é uma das medidas previstas no compromisso de apoio económico e financeiro externo a Portugal.

De acordo com o comunicado disponibilizado pelo Ministério da Economia e do Emprego (MEE), o Governo fixou em 15% aumento máximo médio nos preços dos títulos intermodais e combinados das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Este valor abrange ainda os aumentos dos títulos dos transportes rodoviários urbanos de Lisboa e do Porto, transportes ferroviários até 50 quilómetros e transportes fluviais.

O aumento médio previsto nos preços dos títulos relativos aos transportes colectivos rodoviários interurbanos de passageiros até 50 quilómetros foi fixado em 2,7%. O Governo prevê ainda a implementação, a partir de 1 de Setembro de 2011, de uma categoria de títulos de transporte a preços reduzidos para agregados familiares de menores rendimentos.

O comunicado do MEE realça que os preços dos transportes, que foram sofrendo desde há muitos anos aumentos inferiores à inflação, estão hoje muito abaixo dos custos efectivos das empresas na prestação do serviço público. A dívida das empresas públicas do sector dos transportes atinge os 16.800 milhões de euros.

Os encargos anuais com juros chegaram, em 2010, aos 590 milhões de euros, enquanto a soma dos prejuízos destas empresas transportadores atingiu, no mesmo ano, 940 milhões de euros.

Data: 25-07-2011

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com MEE

Consulte

Atribuição do Passe Social+ (Actualização)

Atribuição dos Descontos Socias de Energia (Luz e Gás)

Definidos aumentos nos tarifários dos transportes públicos

Atribuição do Passe Social+

Ajudas de Custo e Subsídios de Alimentação/Refeição e Viagem para 2011

Atribuição dos Descontos Socias de Energia (Luz e Gás)

IMTT adere ao movimento 'Menos um carro'

  • Criado em .
  • Última atualização em .