Skip to main content

Reformulação do Impulso Jovem já está a Empregar mais Pessoas

Após a reformulação do programa Impulso Jovem, em fevereiro de 2013, «mais de 10 mil jovens já encontraram emprego com este programa», afirmou o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, na apresentação do embaixador do Impulso Jovem.

Candidatos ao Impulso Jovem Duplicaram num mês totalizando os 8630
Impulso Jovem - Portaria n.º 65-B/2013
Programa “Estímulo 2013” - Contratação e formação de desempregados
Impulso Jovem alargado à região de Lisboa e Vale do Tejo
Impulso Jovem - Portaria n.º 229/2012

O programa - criado pelo Governo em junho de 2012 para incentivar o emprego através de estágios remunerados e apoios ao investimento - tinha uma baixa taxa de execução. «Por isto, o Governo decidiu alargar o programa»: «Diminuímos a burocracia e envolvemos os parceiros sociais», afirmou o Ministro.

Estas declarações foram feitas na apresentação do embaixador do programa Impulso Jovem, Miguel Gonçalves, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, contando ainda com a presença do Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e dos Secretários de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, da Agricultura, José Diogo Albuquerque, e da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa.

Assim, «as alterações legislativas permitiram alargar o acesso à região de Lisboa e Vale do Tejo, e também incluímos as autarquias», referiu Miguel Relvas, acrescentando que «a duração dos estágios passou de seis meses para um ano».

Sublinhando que «as alterações efectuadas resultaram num aumento substancial do número de jovens a trabalhar ao abrigo do Impulso Jovem, com entrada média de 100 candidaturas por dia», Miguel Relvas acrescentou: «Hoje, posso dizer que mais de 10 mil jovens já encontraram emprego com este programa».

O Ministro afirmou ainda que o Governo «verificou, no entanto, que uma das razões para a baixa taxa de execução é o desconhecimento por parte das empresas e dos próprios jovens, que podem fazer toda a diferença na procura ativa de emprego». E exemplificou: «Entre os empresários, poucos sabem que o Impulso Jovem permite cobrir cerca de 85% do vencimento do jovem empregado».

«Ao Governo, não basta legislar», afirmou Miguel Relvas, referindo que - por este motivo - «decidimos lançar, por concurso público, uma campanha de divulgação do programa Impulso Jovem, com o objectivo de colocar os jovens no papel de agentes ativos na criação do próprio emprego».

Porque «precisamos de uma nova atitude na abordagem ao mercado de trabalho e pensamos que uma campanha junto da opinião pública pode funcionar como catalisador do encontro entre empresas e trabalhadores», o Governo convidou o empresário de Braga, Miguel Gonçalves, para ser o embaixador do programa Impulso Jovem, com o objetivo de «trazer uma nova linguagem e alguma irreverência a este programa público de emprego», explicou o Ministro. E concluiu: «O futuro de Portugal é aquele que os nossos jovens souberem construir».

Fonte: Portal do Governo

  • Criado em .
  • Última atualização em .
ana maria fernandes
atestado médico
gostaria que me elucidassem sobre quem emite o atestado médico a um funcionário público:
se o médico particular, qualquer médico, ou médico do SNS