Skip to main content

Impulso Jovem alargado à região de Lisboa e Vale do Tejo

O Governo vai alargar o Impulso Jovem à região de Lisboa e Vale do Tejo, anunciou o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, na assinatura de um protocolo de adesão ao programa da Confederação dos Serviços de Portugal, da Associação Nacional de Empresárias e da Associação Portuguesa de Deficientes, em Santarém.

Impulso Jovem - Portaria n.º 65-B/2013
Programa “Estímulo 2013” - Contratação e formação de desempregados
 Candidatos ao Impulso Jovem Duplicaram num mês totalizando os 8630
Impulso Jovem - Portaria n.º 229/2012

«Quatro meses depois da entrada em vigor de algumas das medidas do Programa Impulso Jovem, o Governo concluiu que podia ter mais ambição e decidiu expandir o plano», afirmou o Ministro.

«Comparando com programas semelhantes em outros países da União Europeia, verificamos que a integração de uma componente de formação profissional permite alargar as metas» acrescentou.

O programa de combate ao desemprego Impulso Jovem, que envolve mais de 344 milhões de euros e tem como objetivo abranger 90 mil jovens, foi aprovado em julho pelo Conselho de Ministros e abrangeu, até agora, mais de quatro mil jovens desempregados.

«Neste sentido, vamos adicionar uma vertente de aquisição de competências, em 2012, mais de 71 mil jovens foram abrangidos em ações de formação profissional certificada, mais 16 mil do que no ano anterior, ou seja, houve um acréscimo de 29%».

Miguel Relvas afirmou que «estamos a aproveitar fundos europeus para combater o desemprego jovem e o Governo português tenciona aderir o mais cedo possível a outra iniciativa comunitária, a Garantia Jovem, que se encontra ainda em fase de concepção».

«Trata-se de um conjunto de orientações visando ocupar todos os jovens em três situações: estudo, trabalho ou formação profissional», acrescentou.

«O Governo antecipa-se assim a esta recomendação de Bruxelas e, através do Impulso Jovem, pretende dar já os primeiros passos na sua aplicação, aliando a concretização de estágios profissionais à formação profissional» concluiu.

Fonte: Portal do Governo

  • Criado em .
  • Última atualização em .