Subsídio de Natal e de Férias em 2018

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Em 2018 o pagamento de subsídio de Natal e de Férias deixa de ser feito em duodécimos.

Cálculo do Subsídio de Natal

Código do Trabalho - Artigo 263.º - Subsídio de Natal
Duodécimos: 50% opcionais repetem-se em 2014
Duodécimos: Subsídio de Férias e de Natal de 2013
Data de pagamento de subsídio de Natal
Código do Trabalho
Cálculo do Subsídio de Natal

Em 2018 termina a forma de pagamento de subsídio de Natal e de férias em duodécimos para todos os trabalhadores, seja em funções públicas (setor público), seja por conta de outrem (setor privado).

A partir de 1 Janeiro 2018, o enquadramento legal do setor privado e do setor público relativamente ao pagamento em duodécimos passa a ser equivalente, deixando este pagamento de ser opção do trabalhador.

Recuperam-se assim os 13º e 14º mês – relativos aos subsídios de férias e de Natal, respetivamente – pagos nos meses de Junho e Novembro/Dezembro, tal como acontecia até 2012. As exceções mantém-se em casos de acordos ou de instrumentos de regulação coletiva de trabalho.

O que vai acontecer na prática:

  • O salário mensal diminui a partir de Janeiro porque deixa de incluir os duodécimos dos subsídios.
  • O subsídio de férias deverá ser pago em Junho ou "salvo acordo escrito em contrário, (...) antes do início do período de férias e proporcionalmente em caso de gozo interpolado de férias".
  • O subsídio de Natal deverá ser pago até 15 Dezembro de cada ano.

subsidio

Carla Seixal
Subsidios
Boa tarde.
Eu continuo a receber os subsidios por duodécimos e quando questionei esta nova lei, apenas me disseram que ficaria na mesma.
O que posso e devo fazer para ter os subsidios por inteiro?!

Obrigada

Maria figueiredo
Subsídio desemprego congelado
Boa noite
Trabalhei durante 30 anos e fui despedida, tendo ficado a receber subsídio desemprego durante 7 meses, arranjei emprego e pedi a suspensão do subsídio. Durante quanto tempo eu tenho direito a ter o subsidio "suspenso"?

Obrigado

Patricia Paz
Cálculo do subsidio de Natal
Boa tarde,

este ano tive de CIT por subsidio por interrupção de Gravidez de 13-02-2017 a 14-03-2017, hoje apresentaram-me o recibo referente ao subsidio de Natal e foram-me descontados 2 dias e meio ou seja 27,50 pretendia saber se está bem calculado os proporcionais para em Janeiro solicitar as prestações compensatórias.

Obrigada

4000 Caracteres remanescentes


Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Ana Paula Moreira
10 horas 36 minutos

sou pensionista por velhice e pretendo trabalhar por conta de outrem.Serei obrigada a descontar para a segurança social?

António Costa
2 dias 5 horas

Já li vários assunto relacionados com este assunto e nunca vi esclarecimento sobre a que horas se aplica esse período de a ...

Felicty
7 dias 14 horas

Pois vá tentando , pode ser que conecte-se a rede .

Natercia
10 dias 3 horas

Ola boa noite, sou rececionista de hotel, gostaria de saber se é legal, apenas uma mulher fazer o horário noturno 00:00-08: ...

Anna santana
11 dias 20 horas

olha eu tive uns cacarias mas ousadas com um garroto, eu deixe ele coloca apontado pau dele na entra do meu anus, mas foi só ...