Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Vamos assumir que és formador/a e que precisas de conceber um manual de suporte à formação numa determinada matéria que vais ministrar, ou que foste contratado/a para essa tarefa. Vamos dar-te algumas pistas para que possas fazer um bom trabalho!

Em primeiro lugar sugerimos-te que uses o teu Plano de Sessão como suporte (se não tiveres um podes usar o modelo de Plano de Sessão que temos nos artigos que encontras aqui ou aqui).

Se fizeste um Plano de Sessão para cada módulo do curso que vais ministrar não terás dificuldades. 'Pega' no Plano de Sessão de cada módulo, 'junta' todos e terás o índice do teu manual, bem como os títulos de cada 'capítulo', depois é só desenvolver a matéria. Convém fazeres uma breve introdução e, no final, incluires uma bibliografia, no caso de consultares diferentes fontes. Convém sempre indicar de onde vem a informação :o)

Se não fizeste um Plano de Sessão para cada módulo do curso, tens o conteúdo programático que pode também ser o teu suporte. 'Pega' nele e terás o teu índice de títulos de capítulos, os sub-capítulos poderão ser os sub-temas a serem tratados em cada tema.

Não te esqueças de algo que é verdadeiramente importante, e que com a ajudas das novas tecnologias é um instante, que é formatar o documento final de forma a que fiques com uma ferramenta uniformizada e 'arranjadinha'. O SabiasQue acredita que não são precisos 'floreados' para que tenhas um documento bem apresentado, basta que selecciones um tipo de letra utilizada frequentemente  e que utilizes diferentes tamanhos para diferenciar títulos, texto e notas. Em relação ao desenvolvimento da matéria (texto), escreve parágrafos curtos que exprimam apenas uma ideia.

Utilizámos um curso retirado do catálogo de cursos da CEGOC e para construir um exemplo que podes utilizar como modelo de manual de formação. Vê o documento em baixo.

 

Modelo de Manual de Formacao.pdf Modelo de Manual de Formacao.pdf (54.91 KB) 

Beatriz Madeira
Cara Carla Bastos, boa tarde.

Damos-lhe a sugestão de leitura dos 3 seguintes artigos:

- O que se entende por Formação Certificada?

- Formação certificada sem contratar uma empresa acreditada pela DGERT

- Modelo de Dossier Técnico e Pedagógico


Estes artigos podem ajudá-la a resolver o problema sem ter de recorrer a empresas de formação. Pode tentar inscrever os seus trabalhadores e a si mesma em ações de formação do IEFP.

Carla Bastos
Informação sobre formação laboral
Olá
Sou empresária e sei que é obrigatório "dar" formação aos trabalhadores na minha empresa. Somos 3 pessoas que trabalhamos numa pastelaria/padaria e não tenho possibilidades financeiras para contratar uma empresa externa para dar as formações e através das entidades publica que já contactei nenhuma pode garantir que efetivamente vá existir alguma formação financiada.
Assim sendo coloco as seguintes questões:

1. Poderei eu, como responsável pela empresa, dar formação, por exemplo em como atender clientes, como utilizar o sistema informático?

2. Que outro tipo de formações são obrigatórias especificamente na minha empresa?

3.Voces têm planos de formação que me possam auxiliar?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar sobre esta matéria.


Atentamente

Carla Bastos

4000 Caracteres remanescentes


O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Pedro
10 horas 16 minutos

Boa noite , Tenho um contrato a termo certo de 12 meses sendo que vou sair passado 5 meses terei que dar os 30 dias à casa o ...

Joaquim Carlos Cabral Pereira
12 horas 18 minutos

boa noite, tenho 58 anos, quando pensar em negociar com a firma eles tem que me indemnizar pela minha saida para a reforma ? ...

Beatriz Madeira
21 horas 13 minutos

Para obter uma resposta qualificada sugerimos que contacte: - Sindicato Nacional dos Motoristas (http://www.snm.pt/site/home. ...

Beatriz Madeira
21 horas 23 minutos

Sobre prazos de aviso prévio, ver informação em https://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1847-prazos-de-aviso-prev ...

Beatriz Madeira
21 horas 27 minutos

Uma vez que a situação está reposta, e a empresa foi obrigada a dar-lhe as férias, cremos que não haja lugar a um proces ...