Existe um Banco que recebe e distribui bens pelas instituições de solidariedade social.

O Banco de Bens Doados é similar ao Banco Alimentar e recebe bens para serem distribuídos por quem deles necessitam.

As grandes entidades doadoras são essencialmente empresas que renovam o seu mobiliário, material informático, entre outros bens... No entanto, qualquer cidadão que tenha mobiliário, electrodomésticos, entre outros bens, pode também doar o que que ainda está em bom estado mas já não necessita.

Estes bens são normalmente doados a instituições sem fins lucrativos que os utilizam nas suas próprias instalações ou encaminham para quem deles necessita.

O Banco de Bens Doados está organizado da mesma forma que o Banco Alimentar, ambos pertencem à instituição Entrajuda, que apoia outras instituições sem fins lucrativos a vários níveis, nomeadamente ao nível da organização e gestão, tendo o objectivo de melhorar o cumprimento e eficácia das instituições que trabalham para e com as pessoas mais carências.

Mais informações www.bancodebensdoados.pt

Consulte

Instituições Sociais vão ter "Bolsa de Oxigénio" de 150 Milhões de Euros - 19-06-2012

"A Economia Social pode ser a Mão Invisível das Misericórdias"  - 29-05-2012

Beatriz Madeira
Caro Luciano,

Dependendo do tipo de finalidade a dar aos materiais de construção que necessita, assim poderá recorrer ao Banco de Bens Doados.

Se for para utilização particular/privada, não tem cabimento um pedido a esta instituição, mas se for, por exemplo, para fazer obras numa instituição de carácter social e solidário, então faz todo o sentido entrar em contacto com o Banco de Bens Doados (contactos em http://www.bancodebensdoados.pt/contactos.php).

luciano
imformaçao
eu preciso era de materiais de construçao..telhas,cimento.ferro, existe alguma ajuda deste tipo?
Beatriz Madeira
Cara Jana,

Por norma, os pedidos devem ser feitos através de instituições e dirigidos aos núcleos das AMI ou Banco Alimentar (ou outras instituições que forneçam este tipo de ajuda) da área geográfica de intervenção das instituições que requerem a ajuda para os seus beneficiários. Sugerimos, por isso, e para saber onde se dirigir e como proceder, que contacte a AMI ou o Banco Alimentar através dos contactos que pode encontrar em:

Contactos em Portugal - http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p6p25&l=1
Centro Porta Amiga de Chelas - http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p6p25p392p160&l=1
Centro Porta Amiga das Olaias (Lisboa) - http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p6p25p392p164&l=1
Banco Alimentar Contra a Fome (Lisboa) - http://bancoalimentar.pt/contactos

Pedro Ferreira
Nao encontro o contacto da AMI ou outro responsavel pela distribuicao de ajuda alimentar. Conseguem saber? Contacto telefonico e ou ponto de distribuicao. Disseram me q a seg.social perto do areeiro tem smp um senhor da AMI la para deixar-mos o nome/pedido de ajuda. Mas tbm queria o contacto telefonico para saber se so podem ir la pessoas a residir em lisboa ou também de outras áreas?