Segurança Social esclarece sobre descontos sociais nas facturas de energia

Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Segurança Social disponibiliza, no seu site, informação sobre o Desconto Social para a Energia, que permite que famílias e indivíduos com menores rendimentos possam beneficiar de um desconto na factura da electricidade e do gás natural. O desconto tem início a 1 de Outubro de 2011 e a adesão é efectuada no fornecedor do serviço, não sendo necessária uma declaração da Segurança Social.

logo Segurança SocialSegundo o comunicado, o Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia (ASECE), a Tarifa Social da Electricidade (TSE) e a Tarifa Social do Gás Natural (TSGN) abrangem quem recebe o Complemento Solidário para Idosos, o Rendimento Social de Inserção, o Subsídio Social de Desemprego, o Abono de Família para Crianças e Jovens no 1.º escalão ou a Pensão Social de Invalidez.

A Segurança Social informa que para ter direito aos apoios é necessário ser titular do contrato de fornecimento de electricidade e/ou de gás natural e que o respectivo consumo de energia se destine a uso doméstico em habitação permanente. Na electricidade, a potência contratada não pode ultrapassar os 4,6 KVA, enquanto o consumo de gás natural está limitado a 500 metros cúbicos.

A adesão aos apoios é feita junto do fornecedor de electricidade ou gás natural, que posteriormente valida com a Segurança Social o acesso aos apoios. Os pedidos podem ser efectuados até 31 de Dezembro de 2011, sendo que o desconto é garantido desde o dia 1 de Outubro de 2011.

O valor do desconto do ASECE em 2011 é de 13,8%, a aplicar na factura de electricidade. O desconto da TSE em 2011 é de € 0,17/KVA e incide sobre a potência contratada, enquanto o desconto da TSGN para 2011/2012 chega aos 13% na tarifa de acesso à rede, que equivale a 6% do valor da factura.

Para mais informações consulte o folheto informativo e as perguntas frequentes disponibilizadas pela Segurança Social.

Data: 27-09-2011

Fonte: Portal do Cidadão com Segurança Social

4000 Caracteres remanescentes


Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

paula
6 dias 1 hora

Boa noite, vivo em união de fato ha mais de 20 anos com o meu companheiro que é o pai dos meus filhos. ao longo dos anos ta ...

Lucila
8 dias 8 horas

É possível engravidar caso na hora da pegação, os dois estiverem com roupa? Tipo a mulher no colo do homem?

Elielton solteiro
11 dias 19 horas

Se uma mulher nua tiver deitada em cima de um homem nu ,mas sem penetração, há possibilidade de engravidar?