Skip to main content

Tarifas reguladas de electricidade e de gás natural terminam no final de 2012

As tarifas reguladas de venda de electricidade e de gás natural a clientes finais acabam no final de 2012 para todos os consumidores. Os preços deixam de ser fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e passam a estar dependentes do mercado.

De acordo com o comunicado da ERSE, até ao final do próximo ano todos os consumidores de electricidade e de gás natural, sejam empresas ou famílias, devem procurar um novo comercializador no mercado. A extinção das tarifas reguladas faz-se em duas fases, de acordo com um calendário definido pelo Governo.

Durante a primeira fase, que começa em Julho de 2012, desaparecem as tarifas reguladas para as pequenas empresas e grandes agregados familiares. Na segunda fase, a vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2013, extinguem-se as tarifas reguladas para todos os consumidores de electricidade e de gás natural.

Com a conclusão do processo de liberalização dos sectores energéticos da electricidade e do gás natural, os consumidores devem escolher um novo comercializador dos disponíveis no mercado. A alteração é gratuita e faz-se na altura em que o consumidor contactar e contratar um novo fornecedor de energia.

A ERSE alerta os consumidores para estarem atentos às ofertas das várias empresas que operam no mercado da energia, enquanto disponibiliza no seu site uma lista com os contactos dos fornecedores de electricidade e de gás natural.

Data: 03-10-2011

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com ERSE

Consulte

Segurança Social esclarece sobre descontos sociais nas facturas de energia

Atribuição dos Descontos Sociais de Energia (Luz e Gás)

  • Criado em .
  • Última atualização em .