Votos do utilizador: 5 / 5

 

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia e representa os interesses da Europa no seu conjunto, por oposição aos interesses específicos de cada país. 

Parlamento Europeu
Comissão Europeia
Eleições Europeias 2014 - Informação ao Eleitor
Eleições Europeias 2014 - Portugal, 25 Maio

A Comissão Europeia (CE) é a instituição e o conjunto de comissários. Tem sede em Bruxelas, na Bélgica, e alguns serviços no Luxemburgo. A CE tem serviços em todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), denominados "Representações". 

Principais funções da CE

A missão da CE é representar e defender os interesses da UE no seu conjunto e supervisionar e executar as políticas da UE. Para isto estabelece os objectivos e prioridades da UE, propõe nova legislação ao Parlamento e Conselho europeus, gere o orçamento e afecta os fundos da UE, garante o cumprimento da legislação da UE em conjunto com o Tribunal de Justiça e representa a UE fora do espaço europeu e a nível internacional.

1. Propor novas leis

A CE pode propor leis que protejam os interesses da UE e dos seus cidadãos, mas apenas sobre matérias que não possam ser tratadas eficazmente a nível nacional, regional ou local. Os princípios da subsidiariedade e da proporcionalidade implicam que a UE só possa legislar se se apurar que uma ação a nível da UE é mais eficaz do que uma ação a nível nacional, regional ou local, devendo essa ação limitar-se ao estritamente necessário para obter os objetivos pretendidos. Quando propõe uma lei, a CE tenta satisfazer um leque de interesses o mais alargado possível. Para as questões técnicas, a CE consulta peritos que se reúnem em comités e grupos de trabalho. Também efectua consultas públicas. Os serviços da CE elaboram os projectos das novas propostas de lei. É necessário que pelo menos 14 dos 28 Comissários concordem com um projecto de proposta de lei para este ser enviado ao Conselho e ao Parlamento que, após o debater e alterar, decidem da sua aprovação como lei.

2. Gerir o orçamento e afectar os fundos

A CE estabelece as prioridades de despesa a longo prazo no quadro financeiro da UE, em colaboração com o Conselho e o Parlamento europeus. Elabora o orçamento anual (submetido à aprovação do Conselho e do Parlamento) e controla como são gastos os fundos da UE (pelas agências ou pelas autoridades nacionais e regionais). A execução do orçamento pela CE é fiscalizada pelo Tribunal de Contas. A CE gere o financiamento das políticas e dos programas da UE.

3. Garantir o cumprimento da legislação

A CE é a "Guardiã dos Tratados", verificando se os Estados-Membros aplicam correctamente a legislação da UE. Considerando que um governo de um país da UE não está a aplicar correctamente a legislação, a CE envia uma carta oficial pedindo para corrigir o problema. A CE só recorre ao Tribunal de Justiça em última instância. Este pode impor sanções e as suas decisões são vinculativas para os países e as instituições europeias.

4. Representar a UE a nível internacional

A CE fala em nome de todos os países da UE em organismos internacionais e negoceia acordos internacionais em nome da UE, como sejam acordos de cooperação, de ajuda financeira ou de comércio.

Como trabalha a CE

logo comissao europeia ptA CE é composta pelo Colégio de Comissários de 28 membros, incluindo o Presidente e os Vice-Presidentes. Os Comissários, um de cada país da UE, são responsáveis pela liderança política da CE durante o seu mandato de 5 anos. O Presidente atribui a cada Comissário a responsabilidade por áreas de política específicas. O Conselho Europeu nomeia um candidato a Presidente da CE que deve ser aprovado por uma maioria de membros do Parlamento Europeu. Se o candidato é rejeitado, o Conselho deve propor outro candidato no espaço de 1 mês. O Presidente escolhe os Comissários e a área de actividade por que serão responsáveis, sendo que a lista dos Comissários é submetida a aprovação (por maioria qualificada) primeiro ao Conselho de Ministros e depois ao Parlamento. Se este a aprovar, a nova CE é oficialmente nomeada pelo Conselho.

Os trabalhadores da CE estão repartidos por várias Direcções-Gerais (DG) e serviços, cada um responsável por uma área de intervenção específica e dirigido por um Director-Geral, dependente directamente do Presidente. As Direcções-Gerais redigem legislação, mas as suas propostas só se tornam oficiais quando o Colégio de Comissários a adopta durante a sua reunião semanal.

Os Comissários reúnem-se semanalmente (por norma, às 4ª feiras) em Bruxelas, podendo, ocasionalmente, reunir em sessão plenária do Parlamento em Estrasburgo. A ordem de trabalhos de cada reunião baseia-se no programa de trabalho da CE. Cada ponto da ordem de trabalhos é apresentado pelo Comissário responsável pelo pelouro em causa e toda a equipa toma uma decisão colectiva sobre a matéria. As reuniões da CE e os debates não são públicos, mas as ordens de trabalhos e as actas podem ser consultadas. A CE reúne em caso de emergência quando tal se justifica.

Fonte geral: http://ec.europa.eu/index_pt.htm

Carla Bettencourt Gomes Dias Rosa
carta europeia
Boa tarde
Estou no estrangeiro ,concretamente em França .estão me pedindo a carta europeia ,como faço para a pedir ,que numero tenho que marcar para a pedir ?
Espero resposta vossa em breve
Atenciosamente
Carla Rosa

Beatriz Madeira
Cara Carla Rosa, boa tarde.

Será que se estão a referir ao o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

Se for o caso, veja a informação em:

1. http://sabiasque.pt/familia/noticias/299-ja-tem-o-cartao-europeu-de-seguro-de-doenca.html

2. http://sabiasque.pt/familia/noticias/1060-peca-o-cartao-europeu-de-seguro-de-doenca-atraves-da-seguranca-social-direta.html

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

 

Comentários Recentes

sandra santos
20 horas 36 minutos

Ola boa tarde, venho por este meio informar que o site esta a muito tempo em manutenção, não me deixa fazer a prova escola ...

Gisela
1 dia 19 horas

E o mais engraçado é que conseguem depois colocar novamente o relógio na hora que estava. Uma colega já ajuda a outra a f ...

Gisela
1 dia 19 horas

Boa tarde. Tenho 2 colegas de trabalho que chegando mais tarde ao trabalho, conseguem alterar o relógio de picar, ou seja, ...

José Ribeiro
2 dias 13 horas

Boa tarde, no dia 10 de abril tive um acidente de trabalho ficando com dores nas costas. Acionei o seguro da empresa, fui ass ...

Sofia
4 dias 12 horas

Trabalho por turnos, feriados e fins de semana, trabalhei no domingo de Páscoa e de momento estão me a dizer que por ser nu ...