Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

LIVRO I - Parte geral

TÍTULO II Contrato de trabalho

CAPÍTULO VI - Incumprimento do contrato

SECÇÃO III Poder disciplinar

Artigo 328.º - Sanções disciplinares

Índice: Código do Trabalho (Online) em vigor desde 2009

1 — No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções:

a) Repreensão;

b) Repreensão registada;

c) Sanção pecuniária;

d) Perda de dias de férias;

e) Suspensão do trabalho com perda de retribuição e de antiguidade;

f) Despedimento sem indemnização ou compensação.

2 — O instrumento de regulamentação colectiva de trabalho pode prever outras sanções disciplinares, desde que não prejudiquem os direitos e garantias do trabalhador.

3 — A aplicação das sanções deve respeitar os seguintes limites:

a) As sanções pecuniárias aplicadas a trabalhador por infracções praticadas no mesmo dia não podem exceder um terço da retribuição diária e, em cada ano civil, a retribuição correspondente a 30 dias;

b) A perda de dias de férias não pode pôr em causa o gozo de 20 dias úteis;

c) A suspensão do trabalho não pode exceder 30 dias por cada infracção e, em cada ano civil, o total de 90 dias.

4 — Sempre que o justifiquem as especiais condições de trabalho, os limites estabelecidos nas alíneas a) e c) do número anterior podem ser elevados até ao dobro por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.

5 — A sanção pode ser agravada pela sua divulgação no âmbito da empresa.

6 — Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 3 ou 4.

Consulte

Histórico de alterações: Artigo 328.º - Sanções disciplinares

Índice: Código do Trabalho (Online) em vigor desde 2009

Kunena Avatar
duarte justo
Repreensão registada
boas tardes
Repreensão registada qual os prazos legais para apresentar defesa desta punição registada.
Trata se de uma associação sem fins lucrativos na qual sou associado.
Cumprimentos

Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Por norma, o direito de resposta exerce-se nos 10 dias subsequentes e consecutivos à receção da notificação, a não ser que nesta venha indicado algum prazo diferente.
Kunena Avatar
Douglas
A empresa pode sancionar o funcionário até por quantos dias úteis? Depois do prazo ainda é válido a sanção?
Kunena Avatar
Beatriz Madeira
As sanções disciplinares estão descritas no artigo 328 do código do trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em http://sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html).

Kunena Avatar
Marizete Gama
trabalho
[quote name="Marizete Gama"]Foi-me instaurado um processo disciplinar por ter faltado 5 dias interpolados no ano 2017, de facto duas destas faltas foram por ter me enganado na tabela de horarios tipo meu horario de entrada era de manha e só compareci a tarde ficando com falta por duas vezes por este motivo e não tendo como provar ou justificar.
Enviaram me uma uma nota de culpa e foi proposto A SANSÃO PECUNIÁRIA, nos termos da al.c do nº 1 e al. a) do nº 3 do art. 328º do CT/2009.
Tenho um contrato de substituição a dois anos e me encontro de baixa por doença profissional.
Qual é a Sansão Pecuniária do nº3 do Art. 328º?
É possivel esclarecer?
Obrigada

Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Uma sanção pecuniária é uma multa.

No seu caso, a sanção que lhe será aplicada é a que está prevista na alínea c) do nr. 1 do artigo 328 do código do trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em http://sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html), a "sanção pecuniária", que tem os seguintes limites:

a) se for em dinheiro, não pode exceder um terço da retribuição diária e, no total do ano civil, não pode exceder a retribuição correspondente a 30 dias

b) se for em férias, não pode pôr em causa o gozo anual de 20 dias úteis

c) se for por via da suspensão do trabalho, não pode exceder 30 dias por cada infração e, no total do ano civil, não pode exceder os 90 dias

Kunena Avatar
Marizete Gama
Trabalho
Foi-me instaurado um processo disciplinar por ter faltado 5 dias interpolados no ano 2017, de facto duas destas faltas foram por ter me enganado na tabela de horarios tipo meu horario de entrada era de manha e só compareci a tarde ficando com falta por duas vezes por este motivo e não tendo como provar ou justificar.
Enviaram me uma uma nota de culpa e foi proposto A SANSÃO PECUNIÁRIA, nos termos da al.c do nº 1 e al. a) do nº 3 do art. 328º do CT/2009.Foi-me instaurado um processo disciplinar por ter

Kunena Avatar
António Rodrigues
Processo disciplinar
Boa noite.
Foi-me instaurado um processo disciplinar por ter chegado dois(2) dias atrasado ao trabalho, atrasos de 10min e 12min em alturas diferentes, sou funcionário desta empresa a 10 Anos, apresentei a minha defesa através de uma advogada particular e a empresa simplesmente ignorou a defesa. tendo me aplicado três(3) dias de suspensão sem direito a retribuição e com perda de antiguidade.
Foi a PRIMEIRA vez que tive um processo disciplinar na empresa.
O que posso fazer mais? estou farto de trabalhar nesta empresa as pressões são muitas e de varias formas, até em faltas consecutivas de pagamentos de horas extra e outros direitos.
Poderei despedir-me com justa causa? como posso faze-lo?
Desde já agradeço

Kunena Avatar
Luis Novais
Recebi um processo disciplinar é na carta enviada dizia que a intenção da entidade patronal era me despedir por justa causa e que já não confiavam mais em mim, fiz a minha defesa e agora a entidade já não me quer despedir. Mas agora quem quer vir embora sou eu. O que tenho a fazer para ir buscar os meus direitos mais o fundo desemprego?
Kunena Avatar
Francisco
processo disciplinar
Bom dia
Estou a passar pelo mesmo problema. Processo disciplinar com intenção de despedimento. Querem que volte. Como correu o seu processo? Posso não aceitar e requerer a indemnização e fundo de desemprego? O que alegar?

Kunena Avatar
jose pinto
Poderá fazer cessar o contrato de trabalho alegando que o processo disciplinar foi um simples processso de intenções com a finalidade de o humilhar, e assim rescinde alegando justa causa, o que equivale a despedimento involuntário (permitindo acesso a subsídio de desemprego) reclamando os direitos que lhe assistem.
Kunena Avatar
Luis Filipe
repreenção escrita
Boa tarde .
Queria saber se um chefe pode repreender por escrito um funcionario sem ouvir por ele o que se passou e quais as consequencias para um funcionario que esta na empresa a 16 anos sem faltar sem baixas sem acidentes ....
Aguardo ajuda .obrigado

Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Pode acontecer, mas o trabalhador tem "direito de resposta". Veja o artigo 328 e seguintes do código do trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em http://sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html).

Em caso de sentir necessidade de maior suporte, incluindo legal, sugerimos-lhe que consulte a ACT (contactos em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html) ou mesmo um advogado.

Kunena Avatar
Lu
Processo disciplinar
Fui chamada perante o meu superior na passada sexta. Argumentou que era uma excelente profissional mas tinha uma defeito conversava mt o trabalho que faço faço excelente mas converso.
Como tal ou mudava ou iria abrir um processo disciplinar por causa disso argumentando postura no posto de trabalho.
Estou para a minha vida é isso possível
Posso ser sancionada por isso?

Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Pode acontecer, sim. O empregador poderá senti-se "prejudicado" na produtividade da empresa por causa da "conversa"... considere, no entanto, que no caso de haver algum tipo de sanção, o trabalhador tem "direito de resposta". Veja o artigo 328 e seguintes do código do trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em http://sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html). Se, porventura, vir a acontecer uma sanção efetiva, poderá consultar a ACT (contactos em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html) ou um advogado.
Kunena Avatar
João Filipe
mudança de secçao
boa tarde
ha dois dias retiraram me da equipa onde estava inserido e mudaram me de secçao alegando que eu nao tinha experiencia.
como sou um trabalhador temporario nao vou ser mais chamado para aquela secçao e estou confuso pois nem sei se sofri alguma sançao ou repreensão, foi tudo muito "diz que disse"

Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Não tendo havido qualquer outra informação, verbal ou escrita, poderá ser que estejam apenas a reajustar e a considerar que possa ter competências para o desempenho de funções diferentes.
Kunena Avatar
Luís Sousa
sanção disciplinar
Boa tarde, venho por este meio solicitar ajuda (orientações ).
Foi-me instaurado um processo disciplinar, foi-me aplicada a sanção de 30 dias de suspensão sem retribuição e perda de antiguidade.
O qual não concordo com a sanção, qual os procedimentos que tenho que seguir à reclamação da sanção.
Cump.
Luís Sousa

Kunena Avatar
Cristina Freitas
Advertencia por escrito
Boa tarde,

Recebi uma advertência por escrito de uma situação que realmente ocorreu.
A minha duvida é se não tem que haver uma advertência verbal antes da escrita?
Há algum número possível de advertências, antes de haver por ex. despedimento?
Existe também algum período de caducidade, após o qual, a advertência fica "sem efeito"?

Obrigada

Kunena Avatar
anderson brito
processo disciplinar
no entanto eu trabalhador errei um trabalho , trabalho em graficas, no entanto meu patrao me mandou ir embora do trabalho dis que eu nao servia pra trabalha mais pra ele , mandou eu voltar no dia seguinte pra acertamos, fui no dia seguinte nao fez acerto , e dis que era pra eu esperar a resposta do advogado deles e nao deivarao eu entrar no meu locau de trabalho, voltei no outro dia pra trabalha eles nao deixarao eu entrar no trabalho, no quarto dia me ligarao pra eu voltar a trabalhar, eu sem defeza tive que ir trabalha pra eles nao me mandar embora por abandono de trabalho, poucos dias despois me mandarao um processo disciplinar , respondir o processo, agra recebi uma carta da decissao final do advogado deles , que eu tenho que pagar 877euros dos prejuizo e vou ser suspensso do trabalho, queria saber se por um erro que nao foi grave como eu escrevi , se corro risco de pagar isso, e se suspensso do trabalho msm , eu como trabalhador ele errou de me mandar embora, despois oque ele fez nao estou sastifeito de trabalhar mais com eles, queria saber se com testemunhas que fui msm mandado embora se ganho a causa , meus direitos???
Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Caro Anderson Brito, boa tarde.

Parece-nos haver algumas irregularidades no processo. Esse "vai e volta" não é legal, pelo que a nossa sugestão é que vá falar com um técnico da ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:

- Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada em http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao

- Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados em http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/SobreACT/Contactos/Paginas/default.aspx

Kunena Avatar
anderson brito
processo disciplinar
no entanto eu trabalhador errei um trabalho , trabalho em graficas, no entanto meu patrao me mandou ir embora do trabalho dis que eu nao servia pra trabalha mais pra ele , mandou eu voltar no dia seguinte pra acertamos, fui no dia seguinte nao fez acerto , e dis que era pra eu esperar a resposta do advogado deles e nao deivarao eu entrar no meu locau de trabalho, voltei no outro dia pra trabalha eles nao deixarao eu entrar no trabalho, no quarto dia me ligarao pra eu voltar a trabalhar, eu sem defeza tive que ir trabalha pra eles nao me mandar embora por abandono de trabalho, poucos dias despois me mandarao um processo disciplinar , respondir o processo, agra recebi uma carta da decissao final do advogado deles , que eu tenho que pagar 877euros dos prejuizo e vou ser suspensso do trabalho, queria saber se por um erro que nao foi grave como eu escrevi , se corro risco de pagar isso, e se suspensso do trabalho msm , eu como trabalhador ele errou de me mandar embora, despois oque ele fez nao estou sastifeito de trabalhar mais com eles, queria saber se com testemunhas que fui msm mandado embora se ganho a causa , meus direitos??? hhhhhhhhh 001.jpg
Kunena Avatar
miguel fernandes
Procedimento disciplinar
Estou sob um procedimento disciplinar com intencao de despedimento por justa causa. Ja assinei a nota de culpa mas ainda n passaram os 10 dias que tenho para poder responder à nota de culpa. Durante este periodo de procedimento disciplinar posso me demitir? e se me demitir, tenho direito aos direitos normais de auto-rescisao? (salario e subsidios?)
Kunena Avatar
Beatriz Madeira
Caro Miguel Fernandes, boa tarde.

O trabalhador é livre para comunicar a rescisão contratual em qualquer altura, desde que cumpra o prazo legal e procedimentos em vigor (ver em http://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1847-prazos-de-aviso-previo-codigo-do-trabalho.html), salvaguardando assim os seus direitos (ver em http://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/562-denuncia-de-contrato-pelo-trabalhador-com-aviso-previo.html).

4000 Caracteres remanescentes


25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos

25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos

25 de Abril Esta é a madrugada que eu esperavaO dia inicial inteiro e limpoOnde emergimos da noite e do silêncioE livres habitamos a substância do tempo Sophia de Mello Breyner AndresenDo livro...

 

Comentários Recentes

Kunena Avatar LUCY ATM CARD
6 horas 52 minutos

OBTENHA UM CARTÃO DE CRÉDITO QUE PODE MUDAR SUA VIDA PARA SEMPRE Somos uma equipe profissional de patentes com um grande a ...

Kunena Avatar Magda
2 dias 4 horas

Gostaria de saber se posso marcar meio dias de férias

Kunena Avatar helio
2 dias 5 horas

boa tarde, pretendo pedir licença sem vencimento. tenho 3 crianças com menos de 6 anos, sabe quanto tempo posso tirar por f ...

Kunena Avatar Ana
2 dias 6 horas

Bom dia, estou registada na Segurança Social Direta. E tentei adquirir o Cartão de Saúde Europeu através do site a até a ...

Kunena Avatar Sérgio
3 dias 9 horas

Você está de férias de 8 a 16 e nesse período falece um irmão, interrompe as férias com início no dia do falecimento o ...