Manual de Acolhimento e Integração
O Manual de Acolhimento e Integração é um elemento facilitador do processo de acolhimento e integração de novos colaboradores na organização.
Para a organização é uma forma de fornecer informações que facilitem a integração do colaborador na empresa e na equipa, projecto, departamento, unidade, serviço ou área de negócio em que vai exercer a sua actividade. Para os colaboradores é uma forma de conhecer a organização do ponto de vista institucional, as suas políticas, a sua estrutura e funcionamento, devidamente enquadrados nos objectivos gerais da instituição e nas suas áreas estratégicas de actuação. O Manual de Acolhimento e Integração deve ser entregue ao novo colaborador no dia em que inicia funções ou após assinatura de contrato ou em reunião preparatória da integração. Propomos um modelo de estrutura para este manual aqui.
Manual de Acolhimento e Integração
1. Introdução pelo/a Administrador/a, Director/a, Gerência ou outra entidade responsável
Nota de boas-vindas ao novo colaborador
Para que serve e como funciona o Manual de Acolhimento e Integração
2. Apresentação da Organização, Entidade, Organismo, Empresa ou Instituição
Historial
Missão, Visão e Valores
Objectivos Estratégicos
Políticas de Gestão
Indicadores quantitativos da actividade
3. Apresentação dos Departamentos e/ou Áreas de Negócio
Apresentação dos departamentos/áreas de negócio
Explicação das respectivas competências e/ou funções
Explicação do Perfil de Competências dos colaboradores
Organograma e explicação dos cargos e responsabilidades
4. Carta deontológica da Organização, Entidade, Organismo, Empresa ou Instituição
Direitos e deveres dos colaboradores
Legislação e/ou regulamentação aplicável
Horário de trabalho
Remunerações e/ou regalias
5. Funcionamento
Utilidades
Equipamentos
Intranet
Contactos úteis
Outros
6. Plano de Acolhimento
Planeamento do dia em que o novo colaborador integra a equipa (pode constar preenchimento de formulários, procedimentos burocráticos, assinatura de contrato, visita guiada às instalações, reuniões com os responsáveis de departamento/área de negócio, almoço com Direcção ou Direcção de Recursos Humanos ou equipa que vai integrar, entre outras possíveis actividades).
NOTA:
Gostaríamos que compreendessem que o Sabias Que não pode disponibilizar um modelo, uma vez que as propostas são desenvolvidas para o contexto de uma entidade.
No entanto, poderá encomendar um "Manual de Acolhimento e Integração" através do formulário: ENCOMENDAR
- Criado em .
- Última atualização em .
Elaboração de um manual de acolhimento
Boa tarde, sou estudante do ensino superior do 3º ano de gestão de recursos humanos. realizando pesquisas sobre manual de acolhimentos, queria saber por favor se no caso existe algum custo para empresa no caso de não existir um manual e está queira criar um e se é necessário registar-se nas finanças.Agradeço desde já pela atenção
Manual de Acolhimento e atendimento
Gostaria que me ajudasse a elaborar o conteudo para um manual deste tipo de atendimento ao público.Obg
integração dos recurso humano
Ricarda Rocha disse :A estrutura do Manual de Acolhimento de que dispomos é a que está no site e que reproduzimos em baixo. Cada Manual de Acolhimento é feito de acordo com a empresa/entidade cliente e contém informação confidencial que não pode ser divulgada. O Manual de Acolhimento não deve ser extenso e pode não conter tudo o que propomos na estrutura em baixo, ou pode estar a correr o risco de ninguém o ler. Deve conter imagens ou "bonecos" de forma a tornar a sua leitura mais "leve" e fácil de "interiorizar".
Manual de Acolhimento e Integração
1. Introdução pelo/a Administrador/a, Diretor/a, Gerência ou outra entidade responsável; Nota de boas-vindas ao novo colaborador; Para que serve e como funciona o Manual de Acolhimento e Integração
2. Apresentação da Organização, Entidade, Organismo, Empresa ou Instituição
Historial: Missão, Visão e Valores; Objetivos Estratégicos; Políticas de Gestão; Indicadores quantitativos da atividade
3. Apresentação dos Departamentos e/ou Áreas de Negócio: Apresentação dos departamentos/áreas de negócio; Explicação das respetivas competências e/ou funções; Explicação do Perfil de Competências dos colaboradores; Organograma e explicação dos cargos e responsabilidad es
4. Carta deontológica da Organização, Entidade, Organismo, Empresa ou Instituição; Direitos e deveres dos colaboradores; Legislação e/ou regulamentação aplicável; Horário de trabalho; Remunerações e/ou regalias
5. Funcionamento: Utilidades; Equipamentos; Intranet; Contactos úteis; Outros
6. Plano de Acolhimento: Planeamento do dia em que o novo colaborador integra a equipa
O sabiasque.pt dispõe de um serviço de conceção de documentos institucionais que compreende o Manual de Acolhimento e Integração. Este serviço tem o valor de 90 Eur e pode ser pago via PayPal. Caso decida optar por este serviço contactá-la-emos para o seu endereço de correio eletrónico.
Manual de acolhimento e integração
Gostava de ter um modelo de manual de acolhimento e integração por forma a auxiliar-me, pois estou a elaborar um, porém não tenho a certeza se estou no melhor caminho. Quero a sua ajudaO Manual de Acolhimento é uma ferramenta de criação de "sentimento de pertença" na organização. Todos os trabalhadores devem ser recebidos na empresa da mesma forma, seguindo os mesmos procedimentos e pelas mesmas pessoas (estamos a referir-nos a "cargos"). Este "manual de procedimentos" deve compreender igualmente alguma informação institucional, como seja, a missão, a visão e objetivos. Se considerarem importante, o historial e instalações da empresa. Assim, quem chega de novo tem um manual de cultura organizacional à disposição e sentir-se-á (como todos antes dele e todos os que lhe seguirão) certamente bem vindo, pertencente a uma "organização". Resta manter as expectativas dos trabalhadores sempre equilibradas.
vantagens do manual de integração
qual é a vantagem do manual de integração,para que serve?manual de acolhimento
gostaria de saber qual a importância de um manual e acolhimento visto a empresa em questão ser uma empresa familiar e nunca se ter preocupado muito com isso. contudo o nível de negocio está a aumentar e o recrutamento é inevitável.agradecia comentário.A estrutura do Manual de Acolhimento e Integração que encontrou no Sabias Que é fruto de um trabalho efectuado por um elemento da equipa, assim como o próprio artigo.
Se desejar, poderá utilizar livremente a referida estrutura, sendo que a equipa do Sabias Que agradece a citação de "sabiasque.pt" como fonte.
24
bom dia,Aqui encontramos informação bastante completa e bem estruturada para a elaboração de um Manual de acolhimento. Sim, é importante saber dar as boa-vindas e facilitar a integração daquele que vão recém chegando a uma empresa.
Gostaria de saber a quem pertence a autoria do artigo, a equipa do Sabiasque.pt pode informar-me? Obrigada
A estrutura do Manual de Acolhimento e Integração que encontrou no Sabias Que é fruto de um trabalho efectuado por um elemento da equipa. Pode utilizar no seu trabalho citando, como fonte, o site do Sabias Que, o que, desde já, agradecemos.
Gostaria de saber a fonte de que tirou a estrutura base do manual de acolhimento que se encontra aqui exposta se fosse possível porque estou a fazer um trabalho envolvido neste assunto e estaria muito interessado em poder utilizar esta informação no meu trabalho.
Calma, tudo se faz :-) E se não ficar "perfeito" à primeira, vai melhorando com o passar dos anos profissionais.
Um plano de acolhimento ou integração é diferente de um manual de acolhimento. Um manual de acolhimento deve conter informação (genérica: missão da empresa; ou específica - por sectores, por exemplo) que todos os trabalhadores devem ter quando iniciam um vínculo laboral com a empresa. Um plano de acolhimento é um conjunto de "passos a dar" com um trabalhador (de determinado departamento e com determinadas funções) que especificamente lhe digam respeito.
No caso de um formador, há que pensar em transmitir-lhe alguma informação genérica sobre a empresa, e que pode ser um resumo do manual de acolhimento, não precisando de conter todos os dados descritos na estrutura de manual proposta no artigo. Há que pensar nas funções específicas do formador, dar-lhe inclusive um descritivo funcional (de funções), que poderá estar no manual de acolhimento, e procurar definir passos (práticos) como:
1 - apresentação dos directores das áreas de negócio da empresa
2 - apresentação de colegas da mesma área de negócio e de outras
3 - "reconhecimento" das instalações e de equipamentos de trabalho
4 - procedimentos de requisição e reservas de equipamentos e salas
5 - prazos de entrega de materiais didácticos
6 - elaboração/manutenção/actualização de dossiers técnicos e pedagógicos
7 - prazos de apresentação de reports necessários
8 - outros procedimentos da empresa (por exemplo, controle de entradas e saídas, horários, coffee-breaks, etc.)
24
boa noite,faço parte dum departamento de recursos humanos duma empresa de couching, e neste momento compete-me elaborar um plano de acolhimento e integração para um novo formador que trabalhou alguns anos no estrangeiro, e gostaria de saber se me podiam dar uma orientação..
sou novato, e estou perdido em tanta informação acerca destes processos..
atenciosamente,
aguardo resposta.
Um dos grandes factores motivacionais dos trabalhadores é o sentimento de pertença a uma "casa" e a uma "causa". A ligação que sente a um trabalho, às tarefas e responsabilidad es inerentes faz-se pelo sentimento de lealdade para com a "causa" da empresa para que presta serviço, a missão que esta tem e que o trabalhador "encaixa" como sendo a sua (chama-se a isto "vestir a camisola, certo?).
Um trabalhador que tenha sido "bem acolhido e integrado" na empresa terá maior facilidade em "encaixar" a missão, a visão, os valores e os objectivos da mesma, sendo um potencial produtor eficaz e satisfeito, contribuindo de forma positiva para o crescimento da empresa e, assim, para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E isto é uma "pescadinha de rabo na boca"... um trabalhador satisfeito é mais produtivo, uma empresa mais produtiva (porque tem trabalhadores mais produtivos) pode dar mais reconhecimento a estes mesmos trabalhadores que vão responder de forma cada vez mais produtiva, e assim por diante. E se isto for replicado por todos os trabalhadores da empresa, o que mais poderá ter se não uma empresa positiva e produtiva?
Citando o artigo que leu: "O Manual de Acolhimento e Integração é um elemento facilitador do processo de acolhimento e integração de novos colaboradores na organização.". Assim, este instrumento é o instrumento que permite à empresa fazer um "bom acolhimento", de forma a que o trabalhador se sinta "bem integrado" e possa, assim, sentir-se seguro no novo lugar, espaço e gentes, contribuindo, desde o primeiro dia, para o cumprimento da missão da empresa (e dos números!).
O Manual de Acolhimento e Integração deve ser um documento "leve", reflectindo traços essenciais da empresa, aquilo que seja considerado vital para que o novo trabalhador tenha informação que o leve a sentir-se "confortável" com a empresa (quem não gosta de experimentar/comprar uma peça de roupa queé macia e que fica mesmo bem?). Digamos que o novo trabalhador é um "cliente"... que tipo de tratamento quer dar a um novo/potencial cliente? O Manual de Acolhimento e Integração é o espelho da empresa para este cliente e se quer que este cliente "compre" a ideia/empresa terá que fazer um "bom acolhimento e integração" do trabalhador.
39
Boa noite, dia , tardebem e o seguinte:
Qual e a importancia para a Gestao dos recursos Humanos o intrumento Acolhimentoe integracao?
21
Como se chama a empresa de voces?, onde atuam, e a localizaçao.O Manual de Acolhimento deve ser construído em função das características da empresa/entidade em causa. A estrutura que teve oportunidade de ficar a conhecer no artigo que leu éindicati va e compreende elementos base a considerar na elaboração do manual em questão.
34 anos
bom dia.sou téc. em segurança do trabalho, sou responsavel pela segurança e integração de novos colaboradores. minha área de atuação e a agricola.
aguardo.
37 anos
Boa tarde,Meu nome é Maria Luiza e sou responsável pela área de treinamento e desenvolvimento do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.
Estamos modificando nosso processo de integração de novos colaboradores.
Estou buscando material de pesquisa que me traga novo conhecimentos sobre a confecção do MANUAL DE INTEGRAÇÃO.
Gostaria de saber se poderiam me enviar o material que preciso.
No aguardo
Att
Maria Luiza