Plano de Coaching

O termo coaching está associado ao conceito de liderança, correspondendo a uma actuação do líder no sentido de procurar que cada colaborador faça o seu percurso de autodesenvolvimento profissional e pessoal.  Este processo é constante e determinado por uma relação entre adultos/profissionais. O líder já não tem a função de identificar o que é melhor para os colaboradores, isso é função de cada um, sendo que o líder é aquele que gere os talentos das pessoas que constituem a sua equipa, em função da forma como cada um expressa os seus talentos. Aqui podes consultar um modelo de Plano de Coaching para aplicares na tua equipa e no desenvolvimento de cada elemento. Este exemplo fo criado para uma equipa comercial, mas podes fazer as necessárias adaptações à área profissional em que precisas de actuar.

Objectivos

Criar competências comerciais: Prospecção e reuniões; Gestão de contas e clientes; Quota de mercado e quota de cliente; Criação de proposta de valor; Definição de preço e negociação; Acompanhamento da venda e de projectos

Criar competências de autonomia: Processo de decisão, fases e elementos; Autonomia e responsabilidade; Gestão de tempo

Criar competências estratégicas: Definição de objectivos quantitativos e qualitativos; Definição de oferta e comunicação associada

Metodologia

Formação inicial: Uniformização de conhecimentos; Conceitos essenciais

Sessões práticas: Trabalhos práticos; Acompanhamento do trabalho desenvolvido

Avaliação (em função de critérios inicialmente definidos)

Formação contínua: frequência de formação específica

Áreas de intervenção

Gestão de bases de contactos: Utilização eficiente; Inserção e manutenção da informação

Detecção de oportunidades de negócio

Gestão da relação com o cliente: Preparação e condução de reuniões; Processo de levantamento de necessidades; Formulação de propostas e soluções; Autonomização do processo de definição de preço; Acompanhamento e fecho de propostas

Implementação e acompanhamento dos projectos vendidos

Análises

Interna e Externa (SWOT)
Concorrência
Produto e serviços

Planos, relatórios e legislação específicos do sector de actividade do cliente

Ferramentas

Aplicações informáticas de suporte

Documentação criada para suporte à actuação comercial

Registo de propostas feitas e 'na rua', planificação e reporting

Plano de comunicação associado à oferta

Documentação

Selecção de documentação

Selecção de artigos relacionados
Selecção de outros materiais de suporte