Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Para ficares a conhecer algo, alguém, alguma coisa ou acontecimento deves utilizar as seguintes perguntas: O QUÊ, QUEM, ONDE, COMO, QUANDO, COM QUE, PORQUÊ e QUANTO.

Estas perguntas podem ser utilizadas nas mais diversas ocasiões. Quando tens que escrever um press-release, um artigo ou uma reportagem. Quando tens que fazer uma entrevista a alguém, se estás a efectuar a selecção de um candidato para uma função, ou se és candidato/a a um lugar numa empresa. Quando vais a uma reunião e tens que detectar necessidades no cliente ou oportunidades de negócio. Para se conhecer bem uma situação, uma pessoa ou um facto deve começar-se por identificá-lo o melhor possível para ter uma actuação em conformidade com o contexto.

Vamos dizer que precisas noticiar qualquer coisa que aconteceu ou virá a acontecer na empresa. Será certamente necessário identificar o que é esse facto, quem está envolvido, de que forma está envolvido, como e em que circunstâncias ele ocorreu ou virá a ocorrer, quando foi ou será, porque e para quem é esse facto importante, e se envolve dinheiro, quanto envolve e quais as consequências.

No caso de estares a efectuar um processo de selecção, o facto de conheceres o/a candidato/a o melhor possível ajudar-te-á a fazer a selecção mais adequada para a função em causa. Assim se passa o mesmo para o/a candidato/a. Se fores a pessoa entrevistada quanto melhor conheceres a empresa para que estás a 'prestar provas', melhor preparado/a estás para evidenciar a tua adequação ao lugar em causa.

Em circunstâncias 'comerciais' já não se pode dizer que exista 'fidelidade' de cliente. O mercado rege-se por circunstâncias e contextos. O cliente faz escolhas informadas e conscientes que, muitas vezes, têm o foco de decisão no preço. Assim, quanto melhor conheceres o cliente onde vais propôr os serviços ou produtos da tua empresa, maiores são as probabilidades de ires ao encontro daquilo que ele necessita, fazendo com que a escolha dele tenha por base a resolução de um problema identificado e não apenas no preço.

Vê as sugestões que te damos em Recrutamento (Guião de Recrutamento e Selecção) e em Comercial (Guião de Caracterização de Cliente).

4000 Caracteres remanescentes


Em 2013, houve alterações à legislação laboral (Código do Trabalho) que regulamenta a marcação de férias. Veja aqui como proceder para contabilizar, marcar e alterar os dias de férias em...

Comentários Recentes

Manurl Conceição Costa
7 horas

Patrão fechou portas por motivo do coronavírus e mandou- me para casa com licença sem vencimento está lei ou não.

Manuel Conceição Costa
7 horas 10 minutos

Patrão fechou portas por motivo coronavírus e mandou-me para casa com licença sem vencimento ele pode fazer isso.

Manuel Conceição Costa
7 horas 21 minutos

Patrão fechou portas e mandou-me para casa com licença sem vencimento pode fazer isso por por causa do coronavírus.

Anónimo
13 horas 33 minutos

Bom dia, Devido ao falecimento do meu pai, estive três dias sem apresentação ao trabalho mas a comunicação foi feita no ...

Anónimo
13 horas 34 minutos

Há faltas que, muito embora justificadas, não são remuneradas. As motivadas por falecimento de familiar estão nesta categ ...