O Plano de Comunicação Externa na empresa pode conter um capítulo inteiramente dedicado aos Meios de Comunicação Escrita, ou a outro tipo de meios. Pode mesmo conter um capítulo para cada tipo de meio. Sendo necessário planificar as inserções de publicidade ou editoriais, é fundamental que se tenha bem claro quais os meios de comunicação importantes no sector de mercado de actuação da empresa e que tipo de presença se que vir a ter em cada um deles.
Assim, falando da imprensa escrita, será importante decidir:
1. Quais os meios de comunicação.
No mercado editorial existem publicações nacionais, regionais ou locais, de diversos tipos e dirigidas a diferentes sectores da população. Ter-se-á que verificar quais os mais adequados à veiculação da mensagem que interessa à empresa, face ao público-alvo a atingir.
2. Que tipo de inserção, publicitária ou editorial.
Para colocar publicidade ter-se-á que falar com o departamento comercial da publicação. Solicitar orçamentos e comparar preços, negociar com aquelas que mais interessam e preparar/produzir as mensagens.
Para conseguir que uma notícia da empresa seja publicada, estamos a considerar uma relação com a redacção da publicação. Este trabalho é mais exaustivo e requer a 'conquista' de 'um lugar ao sol'. Dependendo de factores como dimensão e importância estratégica da empresa, posicionamento no mercado networking, interesse jornalístico/editorial, importância e pertinência da notícia, entre outros (não estão por ordem de importância), assim será possível que os press-releases emitidos, ou outro tipo de comunicações institucionais dirigidas aos meios de comunicação escritos, sejam publicados. Pode inclusive haver lugar a entrevistas com elementos da empresa, reportagens ou outro tipo de artigo.
Sugestão: fazer uma planificação dos temas para as comunicações/press-releases, e respectiva periodicidade; partilhar a informação de forma clara, concisa e concreta.
O mesmo trabalho se aplicará a qualquer outro tipo de meios.
Onde fazer publicidade?
Boa tarde a todos,Escrevi recentemente um artigo que julgo que completa bem o que aqui foi escrito: Como saber onde fazer publicidade para alcançar o público de cada negócio!
http://mufip.pt/blog/como-saber-onde-fazer-publicidade-para-alcancar-o-publico-de-cada-negocio/