Guia de Imagem Corporativa
Este modelo de GUIA DE IMAGEM CORPORATIVA é uma ferramenta que podes utilizar no âmbito académico, pessoal ou profissional. Pode servir de base à execução de um documento que valoriza o teu leque de competências, a tua prestação profissional ou pessoal. Esta informação que aqui vais encontrar pretende ser um 'índice' (com algumas dicas) para construires o teu documento, adequado ao contexto a que se destina.
CAPA
LOGÓTIPO DA ORGANIZAÇÃO
NOME DO DOCUMENTO: GUIA DE IMAGEM CORPORATIVA
Número da Versão e Data
ÍNDICE
INTRODUZIR INDICE DE ACORDO CO FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO.
INTRODUÇÃO
TEXTO INTRODUTÓRIO E EXPLICATIVO DOS OBJECTIVOS DO DOCUMENTO. EXEMPLO: A imagem corporativa é a marca da organização, símbolo de uma identidade profissional e espelho da dela, sendo que se procura que seja partilhada por todos quantos nela trabalham e com que colaboram. Uma utilização permanente e consistente de todos os elementos que integram a imagem corporativa da organização faz com que a sua identidade seja reconhecida interiormente e traduz a sua marca no mercado. Este GUIA DE IMAGEM CORPORATIVA tem como objectivo comunicar de forma clara como devem ser empregues os elementos que constituem a identidade da organização. As regras nele incluídas visam uniformizar e permitir uma utilização adequada dos vários suportes e de todos os documentos que sejam necessários ao desenvolvimento da actividade da organização.
LOGÓTIPO
Versões
Existem NR versões do logótipo, a cores e a preto/branco, como exemplificado em baixo: INSERIR IMAGENS DO LOGÓTIPO, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
Utilização
Os logótipos estão disponíveis em INDICAR NOME DA PASTA PÚBLICA OU LINK, BEM COMO NOME DOS FICHEIROS. Para utilização adequada do logótipo, sempre que aplicável, deve proceder-se à inserção do mesmo no documento de trabalho, da seguinte forma: EXPLICAR.
Dimensões
A dimensão mínima do logótipo deve ser INDICAR DIMENSÕES LARG x ALT. A dimensão máxima do logótipo deve ser INDICAR DIMENSÕES LARG x ALT. Deve ter-se sempre em consideração a adequação do tamanho do logótipo ao tipo de documento em que se pretende utilizá-lo. As letras do logótipo devem ser sempre legíveis. Para redimensionar o logótipo, depois de ter procedido à sua inserção no documento, deve carregar-se de forma constante no botão SHIFT do teclado enquanto se arrasta o cursor com as setas para aumentar ou diminuir o tamanho do logótipo.
Pantones
Os pantones são os elementos de cor utilizados para criar a(s) cor(es) institucional(ais). Eles são: INDICAR NUMA OU MAIS ESCALAS OS VALORES DOS PANTONES INSTITUCIONAIS.
Protecção
De forma a permitir uma visibilidade inequívoca e evitar uma diminuição do impacto do logótipo, deve existir uma área livre, de qualquer outro elemento gráfico ou texto, a toda a sua volta. Esta área deve ter uma dimensão de NR milímetros, como exemplificado em baixo: INSERIR IMAGENS DO LOGÓTIPO, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
TEXTO
Texto
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
Parágrafos
Antes – INDICAR NR
Depois – INDICAR NR
Espaçamento entre linhas – INDICAR TIPO
Alinhamento – Texto justificado
Tabelas – Podem constituir excepção no tipo de alinhamento
Títulos
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
Capa
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
Mancha – INDICAR TAMANHO E LOCALIZAÇÃO
Configuração da página
Topo – INDICAR CM
Fundo – INDICAR CM
Esquerda – INDICAR CM
Direita – INDICAR CM
Cabeçalho – INDICAR CM
Rodapé – INDICAR CM
Cabeçalhos
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
Rodapés
Manter as regras aplicáveis aos Cabeçalhos. INCLUIR, SE PRETENDIDO, MENSAGEM INSTITUCIONAL PARA: Nota de salvaguarda de recolha de dados pessoais – Esta nota existe para informar as pessoas que disponibilizam dados pessoais à organização de quais os fins a que se destinam, qual o tratamento que lhes é dado e que tipo de partilha, ou não, é feita. Nota de confidencialidade – Esta nota existe para protecção da documentação institucional sobre a qual se pretende que prevaleça um regime de confidencialidade relativamente à informação constante na mesma.
MENSAGENS DE E-MAIL
Texto
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
Assinatura
Fonte – INDICAR TIPO DE FONTE
Cores – INDICAR CORES/PANTONES PERMITIDAS/OS
Tamanho – INDICAR TAMANHOS PERMITIDOS
Estilo – INDICAR ESTILOS PERMITIDOS (Explo.: Normal, Negrito, Itálico, Sublinhado)
A assinatura deve ser inserida automaticamente e deve corresponder ao modelo apresentado.
EXEMPLO:
Nome da empresa ou logótipo
Nome do Colaborador
Função
Telefone +351 000 000 000
Fax + 351 000 000 000
Telemóvel + 351 000 000 000
E-mail nome at organizacao.pt
URL www.organizacao.pt
Rodapé
No caso de ser aplicável, como por exemplo em mensagens de correio electrónico de grande difusão, e de forma a que esta não seja confundida com SPAM (correio electrónico não solicitado), existe a obrigatoriedade de incluir uma referência à legislação que vigora sobre possibilidade de remoção de endereços electrónicos. INCLUIR, SE PRETENDIDO, MENSAGEM INSTITUCIONAL.
ESTACIONÁRIO
Noções gerais
Os elementos do estacionário são:
Folha de Carta – INDICAR TAMANHO STANDART
Folha de Seguimento – INDICAR TAMANHO STANDART
Envelopes – INDICAR TAMANHO E C/ OU S/ JANELA
Cartão de colaborador – INDICAR TAMANHO E DADOS QUE DEVE CONTER
Capas de proposta – INDICAR TAMANHO STANDART
INSERIR IMAGEM, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
Modelo de Carta e de Fax
Formatação da página:
Topo – INDICAR CM
Fundo – INDICAR CM
Esquerda – INDICAR CM
Direita – INDICAR CM
Cabeçalho – INDICAR CM
Rodapé – INDICAR CM
Parágrafo – INDICAR NR
Espaçamento entre linhas – INDICAR NR
INSERIR IMAGEM, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
Modelo de Press-release
Formatação da página:
Topo – INDICAR CM
Fundo – INDICAR CM
Esquerda – INDICAR CM
Direita – INDICAR CM
Cabeçalho – INDICAR CM
Rodapé – INDICAR CM
Parágrafo – INDICAR NR
Espaçamento entre linhas – INDICAR NR
INSERIR IMAGEM, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
O press-release deve terminar com um pequeno texto sobre a organização que o está a emitir, bem como sobre outras entidades envolvidas. Estes textos devem ser solicitados e/ou autorizados pelas mesmas. INCLUIR, SE PRETENDIDO, MENSAGEM INSTITUCIONAL.
Modelo de apresentações
INCLUIR DESCRITIVO DO MODELO DE APRESENTAÇÕES. EXEMPLO: Neste modelo o fundo deve ser azul claro (incluir referência ou número de pantones), com uma barra azul escura, em cima, a 2 cm do topo, por cima da qual devem ser escritos os títulos, a amarelo (incluir referência ou número de pantones). O logótipo deve ser colocado do lado esquerdo, em baixo, a 1 cm do fundo. Sugere-se a utilização de letra de tamanho entre 30 e 40 para os títulos, e entre 24 e 18 para o texto. As imagens devem ser colocadas sem ultrapassar o tamanho da mancha disponível (indicar o tamanho). INSERIR IMAGEM, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
Modelo de comunicação por via electrónica
Estes modelos podem ser representados por uma newsletter ou um direct mailing. São normalmente criados, publicados ou editados por um responsável de comunicação e têm formatos estipulados a esse nível. Aqui poderá ser INSERIDA A SUA IMAGEM, SE PRETENDIDO, PARA ILUSTRAR.
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