Skip to main content

Plano de Comunicação Externa

Pretendes fazer um Plano de Comunicação Externa e não sabes por onde começar? Deixamos-te aqui um modelo de quadro-resumo onde podes reunir alguma informação que te vai ser útil para construires um documento mais elaborado. Este quadro pretende ser uma ferramenta de trabalho, seja do ponto de vista académico ou profissional.

NOME DA ORGANIZAÇÃO OU DEPARTAMENTO
Área de NegócioPúblico-alvoProdutosSuportesPlano de AcçãoOrçamento
Inserir  a área de negócio que se vai trabalhar. Inserir a designação do público a trabalhar. Inserir o produto que se vai trabalhar. Inserir o tipo de suportes comunicacionais que vão ser utilizados para trabalhar os produtos, face aos públicos-alvo definidos. Inserir o que há a fazer em relação a cada um dos suportes seleccionados para 'por o plano em marcha'. Inserir  valores, no caso de fornecimento interno ou externo de recursos.

Os exemplos que inserimos em baixo não passam disso mesmo, exemplos, para que possas mais facilmente perceber o teor dos conteúdos da tabela.

Comunicações móveis
 
 

Adeptos

do FCP

Telemóveis azuis Site do FCP, Newsletter. Contrato adesão, actualização site e BD, layout newsletter. 000,00 €

Adeptos

do SCP

Telemóveis verdes Site do SCP, Mailing VIP. Contrato adesão, actualização site a BD, layout mailing. 000,00 €

Adeptos

do SLB

Telemóveis vermelhos Site do SLB, Directmailing. Contrato adesão, actualização site e BD, layout mailing.  000,00 €
Acessórios de comunicações móveis
 
 
Pessoas com carros vermelhos Aparelhos handsfree Publicidade TELEVISÃO. Espaço publicitário, produção anúncio. 0000,00 €
Pessoas que moram em apartamentos Antena portátil Publicidade CORREIO. Actualização BD, layout mailing.  00,00 €
Pessoas com filhos entre 3 e 4 anos Aparelho  restição  chamadas Publicidade ESCOLAS. Actualização BD, layout mailing.  00,00 €
     VALOR TOTAL  00000,00 €
  • Criado em .
  • Última atualização em .
Domingos Pereira
Onde fazer publicidade?
Boa tarde a todos,

Escrevi recentemente um artigo que julgo que completa bem o que aqui foi escrito: Como saber onde fazer publicidade para alcançar o público de cada negócio!

http://mufip.pt/blog/como-saber-onde-fazer-publicidade-para-alcancar-o-publico-de-cada-negocio/

Beatriz Madeira
Caro Wesley,

O artigo do Sabias Que em https://sabiasque.pt/seccao-trabalho/categoria-comunicacao/62-quadro-resumo-de-plano-de-comunicacao.html tem um quadro que pode ajudá-lo na preparação desse Plano de Comunicação, sendo que o artigo sobre planificação de meios de comunicação em https://sabiasque.pt/seccao-trabalho/categoria-comunicacao/63-ainda-falando-de-plano-de-comunicacao-plano-de-meios.html pode ajudá-lo a preparar um conjunto de informação para construir um Plano de Meios, que pode estar contido no Plano de Comunicação. Este Plano de Comunicação visa mostrar à administração duma empresa quais os meios de comunicação externa se vão utilizar, porquê, com que características e quanto custam, sendo que o papel de quem constrói este plano é mostrar que o investimento feito em comunicação terá um retorno proveitoso para a empresa. A partir dos quadros apresentados nos artigos indicado é possível reunir informação que depois deve ser explicada ao longo do Plano de Comunicação.

Beatriz Madeira
Cara Joana,
A definição do conceito do Comunicação Externa depende do contexto em que se pretende aplicá-lo. Em baixo quatro links que te poderão ajudar a encontrar a definição adequada ao contexto em que vais aplicar o conceito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação
http://www.holos.pt/pageview.aspx?pageid=1225&langid=1
http://www.gtmarketing.com.br/diretrizes.htm
http://www.maquinadecomunicacao.jor.br/pg_servicos_externa.php
A equipa Sabias Que

Joana sousa
18
eu gostaria de saber uma definição exacta de comunicação externa
wesley bispo
24
Meu professor me pediu para elaborar um plano de comunicação para uma empresa... só que não sei nem por onde começar... não faço a mínima ideia de como e por onde devo começar... não entendi nada de nada.
william
39
Preciso de un trabalho de planejamento e comunicação externa na empresa.