A ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas esteve presente no IX Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, onde apresentou um ponto de situação de quatro anos de actividade.
Foram apresentados pelo Presidente da ESOP, Gustavo Homem, dados sobre o impacto da ESOP no mercado das TI, alguns avanços importantes para o sector mas também alguns dos desafios com que este se depara.
Foram entregues os Prémios Abertura 2011, destinados a distinguir as entidades que contribuam para a dinamização da Tecnologia Aberta:
À Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública, representada pelo deputado Miguel Laranjeiro – pelo trabalho desenvolvido na legislação das Normas Abertas;
À Agência para a Modernização Administrativa, representada pelo Vogal do Conselho Directivo Gonçalo Caseiro - pelo trabalho desenvolvido na área da Interoperabilidade e Normas Abertas.
A ESOP, embora seja crítica de diversas situações que ainda acontecem nas TI nacionais, pretende distinguir pela positiva as iniciativas de quem contribui para um mercado mais competitivo, ponto em que as Normas Abertas são absolutamente essenciais.
A ESOP está e estará disponível para reconhecer um bom trabalho independentemente de quem o executa e espera num futuro próximo continuar encontrar razões para novos Prémios Abertura.
Consulte
Normas Abertas na Administração Pública aprovadas em definitivo
Normas Abertas aprovadas na generalidade: um passo na direcção certa
Normas abertas em discussão no Parlamento Português
Milhões de Euros em aquisições de software em condições lesivas para o Estado
Software Open Source chega às Compras Públicas
ESOP integra Acordo Atlântico Open Source
Consulta pública sobre o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital