A ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas – anuncia a sua participação no Acordo Atlântico. Esta é uma iniciativa de várias associações empresariais e sociais do área do Software Livre / Open Source de ambos os lados do Atlântico criada com o objectivo de estabelecer canais de comunicação que resultem na realização de projectos com impacto global.
Fazem parte deste Acordo Atlântico as seguintes associações:
- AGASOL: Asociación Galega de Empresas de Software Libre – Galicia, España.
- ASL: Associação SoftwareLivre.Org – Brasil.
- ASOLiF: Federación Nacional de Empresas de Software Libre - España.
- CAdESoL: Cámara Argentina de Empresas de Software Libre – Argentina.
- ESOP: Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas – Portugal.
- SoLAr: Asociación Civil Software Libre Argentina – Argentina.
Estas entidades estiveram ao longo dos últimos meses a trabalhar conjuntamente num Plano de Ação para o desenvolvimento económico e social da tecnologia Open Source entre países de ambos os lados do Atlântico.
Dado que a experiência e exploração partilhada das tecnologias Open Source são o caminho para um desenvolvimento firme e sustentável, as organizações participantes tentarão incentivar, com este acordo, modelos de negócio baseados em Open Source que produzam crescimento económico, riqueza e partilha de informação.
O Software Open Source propõe a geração e transferência de conhecimento de igual para igual. As organizações que firmam o Acordo Atlântico, que hoje se torna público, pretendem levar este princípio de âmbito empresarial e social para além dos respectivos ambientes em que operam.
O Acordo Atlântico constitui portanto a primeira pedra colocada por estas organizações para consolidar processos de internacionalização durante os próximos anos. Representa também uma prova de maturidade e visão global das organizações participantes do acordo, que reforça o ponto alto que o Software Open Source está a passar em todo o mundo e, particularmente, nos países hispânicos e lusófonos.