Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Re: Rescisão - 60 dias

26 Jan. 2015 01:08 #13110 por Alexandre Festas
Rescisão - 60 diasfoi criado por Alexandre Festas
Boa noite. Vou me demitir de onde trabalho, não aguento mais... Sei que preciso dar 60 dias "à casa". Mas a minha questão prende-se com a forma de contagem desses 60 dias. Não são dias úteis, pois não? Começa a contar da data do selo do correio ou aquando da chegada à mesma à empresa?
Já agora outra questão que não tem diretamente a ver com isto; como trabalho num colégio e as minhas férias são feitas por ano letivo como sei as férias às quais ainda tenho direito? Muito obrigado pela vossa atenção, desde já...

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

29 Jan. 2015 16:07 #13183 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Rescisão - 60 dias
Caro/a alex_festas, boa tarde.

Para proceder à comunicação de rescisão contratual deverá enviar uma carta por correio registado e com aviso de receção para o empregador, cumprindo o prazo de aviso prévio aplicável.

A carta de comunicação de rescisão contratual deve indicar a data a partir da qual se contabiliza o prazo de aviso prévio (não conta dias úteis mas dias consecutivos). Se esta data não constar, então deverá prevalecer a data do aviso de receção.

Sobre as férias a que tem direito, pode enviar-nos a data da sua contratação e o tipo de contrato que a ajudaremos a perceber as férias a que ainda tem direito.

Nota:

Sempre que a rescisão contratual decorra por iniciativa do trabalhador, ou por mútuo acordo (se esse for o motivo assinalado no formulário para a Seg. Social), este fica em situação de "desemprego voluntário" não tendo direito a qualquer compensação por despedimento, nem a requerer o subsídio de desemprego.

Outras informações:

Sobre prazos de aviso prévio, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html

Sobre modelo de carta, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

Sobre direitos do trabalhador em caso de denúncia de contrato COM aviso prévio, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

Sobre direitos do trabalhador em caso de denúncia de contrato SEM aviso prévio, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/563-den...em-aviso-previo.html

Sobre contabilização de dias de férias, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Sobre condições de atribuição de subsídio de desemprego, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

Para fazer as contas ao que terá a receber, sugerimos-lhe que utilize o simulador de compensação da ACT, cuja informação encontra em sabiasque.pt/trabalho/noticias/2157-simu...pensacao-da-act.html

30 Jan. 2015 11:20 #13200 por Alexandre Festas
Respondido por Alexandre Festas no tópico Re: Rescisão - 60 dias
Boa tarde.
Obrigado pela ajuda.
Quanto à minha data de contratação, esta foi a 01/08/2004 e sou trabalhador efetivo já.
Fico a aguardar. Mais uma vez, obrigado.

30 Jan. 2015 16:09 - 30 Jan. 2015 16:10 #13213 por Beatriz Madeira

Então, relativamente às férias a que tem direito, "esqueça" os anos letivos e faça as contas da seguinte forma:

férias 2004 - ano de contratação = 2 dias por cada mês completo de trabalho = 2 dias/mês x 5 meses = 10 dias de férias e respetivo proporcional subsídio.

férias 2005 - 22 dias de férias e respetivo proporcional subsídio.

férias 2006 a 2012 - 22 dias de férias e majoração até 3 dias em caso de não haver mais de 3 dias de faltas anuais, com direito a respetivo proporcional subsídio.

férias 2013 e 2014 - 22 dias de férias e respetivo proporcional subsídio.

férias 2015 - ano de rescisão = 1,8 dias por cada mês completo de trabalho e proporcional em caso de mês incompleto e respetivo proporcional subsídio.

30 Jan. 2015 16:14 #13214 por Alexandre Festas
Então tenho cerca de 10 meses de férias para gozar??? E para receber??? Fiquei confuso agora...

30 Jan. 2015 16:25 #13218 por Beatriz Madeira

Não... ao total que somou deverá subtrair as férias entretanto gozadas ao longo dos anos e, desta forma, chegar ao número de dias de férias a que ainda tem direito.

30 Jan. 2015 16:29 #13220 por Alexandre Festas
A minha questão prende-se um pouco por quando eles começam a contar, se é de setembro ou de janeiro...

30 Jan. 2015 16:42 #13224 por Beatriz Madeira
Caro/a alex_festas,

A contagem das férias faz-se a partir da data da contratação, no seu caso, 1-8-2004, exatamente como lhe indicámos em cima. "Eles" não poderão ter começado a contar nem em Setembro, nem em Janeiro, uma vez que foi contratado a 1-8-2004. É a partir desta data que as suas férias devem ser contabilizadas.

20 Abr. 2022 16:31 #22681 por Ana Margarida Gama
Respondido por Ana Margarida Gama no tópico Re: Rescisão - 60 dias
Boa tarde, eu estou na mesma situação que o senhora acima, mas a minha questão é diferente.
A carta tem mesmo de ser enviada pelo correio? Ou pode ser entregue no dia em que eu voltar ao meu trabalho?

13 maio 2022 18:22 #22703 por Beatriz Madeira
Se está a falar de rescisão contratual, esta deve ser feita por carta, em correio registado e com aviso de receção para o empregador, cumprindo o prazo de aviso prévio aplicável.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Beatriz Madeira
12 horas 57 minutos

Para obter o esclarecimento que pretende, deixamos-lhe a sugestão de que contacte a entidade responsável pelo cálculo da I ...

Beatriz Madeira
13 horas 1 minuto

Pensamos que o mais adequado possa ser chamar a PSP ao local para averiguar as circunstâncias de estacionamento, para verifi ...

Anónimo
1 dia 10 horas

Boa tarde, O que posso fazer para deixar de ser incomodada por um grupo de trabalhadores, que me abordam constantemente com ...