Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Alta de Junta Medica

Alta de Junta Medicafoi criado por silvye78

30 Set. 2024 21:21 #24510
Boa noite, estou de baixa medica, inicialmente por operação, dia 12 de Agosto, no dia 14 de serembro fui a um psiquiatra onde estou a ser seguida e medicada, fui chamada a junta medica hoje onde o sr dr me tratou com indiferenca e nem leu o relatório medico onde menciona que nao consigo conduzir. O meu espanto, alta! Nao me sinto bem neste momento porque o meu trabalho e a conduzir. Posso ficar em casa ate dia 14 que é a data de termino da minha baixa? Obrigado 

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alta de Junta Medica

01 Out. 2024 10:36 #24518
Compreendemos a sua preocupação, é natural sentir-se confusa e frustrada pelo tratamento durante a verificação de doença e com a alta médica, especialmente considerando a persistência dos problemas de saúde que levaram ao atestado de incapacidade temporária para o trabalho. A incapacidade de conduzir é um fator que deve ser considerado na avaliação da sua capacidade para o trabalho, especialmente se a sua profissão exige que conduza. No entanto, sentindo-se ainda limitada pela condição decorrente da cirurgia e estado mental, poderá fazer o seguinte:
  1. Solicite novo atestado ao médico de família para continuar de baixa (remunerada), com base em sintomas que persistem e na dificuldade em conduzir.
  2. Solicite um relatório detalhado ao médico psiquiatra para sustentar a sua incapacidade para retomar o trabalho e a condução.
  3. Mantenha toda a documentação médica relacionada com o seu caso, como atestados, relatórios médicos e resultados de exames.
  4. Consulte um advogado especializado em direito do trabalho para uma análise detalhada do caso e orientação sobre os seus direitos e possíveis opções/decisões.
  5. Se aplicável, entre em contacto com o seu sindicato, uma vez que estas estruturas têm serviços de apoio e orientação.

Caso assim o decida fazer, contacte o empregador para o informar sobre a situação, explique que teve alta, mas que ainda não se sente apta para trabalhar e conduzir. Poderá apresentar os atestados médicos mais recentes, incluindo o do psiquiatra, para comprovar a sua incapacidade e tentar negociar uma situação em que ambos se sintam confortáveis e que poderá prever um período de adaptação gradual enquanto recupera.

O que acontece se não for trabalhar após a alta médica?

A alta médica significa, por norma, que está apta a retomar as suas funções, com tudo o que isso implica, e também que a Segurança Social suspenderá o pagamento do subsídio de doença. Se se ausentar do trabalho sem justificação médica, pode ser considerada falta injustificada ou abandono do trabalho, ficando exposta a sofrer as consequências previstas na legislação laboral.

Ver Artigo 256.º - Código do Trabalho - Efeitos de falta injustificada
sabiasque.pt/codigo-trabalho/1350-artigo...a-injustificada.html

Ver Artigo 403.º - Código do Trabalho - Abandono do trabalho
sabiasque.pt/codigo-trabalho/1499-artigo...ono-do-trabalho.html


---
Nota: As informações aqui fornecidas são de caráter geral e não constituem, ou substituem, qualquer consulta com um profissional de saúde ou aconselhamento jurídico profissional.
Tempo para criar a página: 0.282 segundos