Skip to main content

Mediação Intercultural em Serviços Públicos para apoiar Imigrantes e Estrangeiros

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) desenvolveu um projecto para dotar os serviços públicos com mediadores interculturais, cuja principal missão é apoiar os utentes imigrantes e estrangeiros. O Centro Hospitalar de Setúbal já dispõe deste serviço, que vai abranger 25 serviços públicos de áreas distintas, integrando uma rede de 27 mediadores interculturais no país.

Segundo o Portal da Saúde, este Projecto de Mediação Intercultural no Atendimento em Serviços Públicos do ACIDI “inclui 17 protocolos assinados com 11 entidades parceiras, que vão abranger 25 serviços públicos de áreas distintas, integrando uma rede de 27 mediadores interculturais no país”.

Com um agente de mediação intercultural espera conseguir-se um maior apoio ao utente, facilitando a comunicação com os profissionais, nomeadamente, ao nível da tradução simultânea e da leitura de relatórios e documentos redigidos em língua estrangeira.

O Centro Hospitalar de Setúbal aderiu a esta iniciativa "por considerar que pode representar uma mais-valia no apoio ao utente”, sendo que dispõe, desde 15 de Junho, de um agente de mediação intercultural, que pode ser contactado pelas unidades que integram este centro hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 17:30h.

Data: 16-07-2009

Fonte: Portal do Cidadão com Portal da Saúde

  • Criado em .
  • Última atualização em .