Skip to main content
Máscaras de Carnaval

Data do Carnaval (dia e férias) em 2023

A data do Carnaval em 2023 é 21 de fevereiro e as férias escolares de carnaval serão de 20 de fevereiro a 22 de fevereiro (de 2ª-feira a 4ª-feira).

À semelhança dos anos anteriores, o governo concede tolerância de ponto na terça-feira de carnaval.

Governo dá tolerância de ponto no Carnaval - 2023

Código do Trabalho - Artigo 235.º - Feriados facultativos

Código do Trabalho - Artigo 234.º - Feriados obrigatórios

Carnaval - Fatos, máscaras e acessórios

data carnaval 2023

No sector privado, quando os Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho o consagram e, onde não o consagram ou não existe, quando o «uso e costume de concessão desse feriado aos trabalhadores» é uma prática da empresa, transformando-o assim em direito adquirido.

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.

A terça-feira de Carnaval não é considerada no Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) como um feriado obrigatório.

Leia o artigo sobre o direito ao feriado de Carnaval: O dia de Carnaval é feriado?

Notícias

Diana FM - Desfile de Carnaval volta a animar Évora

O desfile de Carnaval voltou a encher várias ruas do centro histórico de Évora de cor, animação e música. Na Praça do Giraldo concentraram-se cerca de 1800 participantes, repartidos por estabelecimentos de educação e ensino, instituições de apoio à terceira idade instituições de apoio à deficiência. No total aderiram 18 instituições ao desfile, cujo tema foi “Évora pela Paz”. Carlos Pinto de Sá, presidente do município, explicou o motivo desta escolha. Para além dos participantes, que apitavam, dançavam, cantavam, pulavam […]

Público - Carnaval com chuva, temperaturas até 24 graus e poeiras de África

Como será o tempo no Carnaval? Alguns aguaceiros, temperaturas elevadas e possibilidade de poeiras vindas do norte de África entre sábado e domingo.

Notícias ao Minuto - Carnaval. Os disfarces dos filhos dos famosos portugueses

O fim de semana está à porta e celebra-se mais um Carnaval. Nas escolas, os disfarces já são desfilados esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, e os filhos dos famosos também se vestiram a rigor.

Público - Solar Bragançano: venha o cozido, que a Quaresma depois pede jejum e abstinência

Associado à identidade do Nordeste Transmontano, o butelo com casulas é um dos mais típicos cozidos de Carnaval. No Solar Bragançano, em Bragança, é ainda feito à lareira e em potes de ferro.

Correio da Manhã - GNR reforça patrulhamento nas estradas e fiscalização de pirotecnia durante o Carnaval

Ações de fiscalização rodoviária incidirão sobre a condução sob a influência de álcool e de substâncias psicotrópicas.

Correio da Manhã - Vários hotéis do Porto perto dos 100% de ocupação para o Carnaval

Reservas para o mesmo período de 2022 foram substancialmente menores, a rondar os 30%.

Expresso - GNR reforça patrulhamento nas estradas e fiscalização de pirotecnia durante o Carnaval

A GNR informa que a partir desta sexta-feira e até quarta vai fazer também uma operação intensiva de sensibilização, patrulhamento e fiscalização nos locais de festividades e estabelecimentos comerciais onde se proceda à venda de artigos pirotécnicos

Renascença - Carnaval com chuva, temperaturas até 24 graus e poeiras do norte de África

O estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica.

Correio da Manhã - Carnaval traz chuva, temperaturas até 24 graus e poeiras do norte de África

Está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve a partir desta sexta-feira.

Correio da Manhã - Algarve espera mais de 100 mil visitantes para celebrar o Carnaval

Hotéis animados com reservas para o fim de semana de Carnaval. Portugueses são a maioria.

Radio Telefonia do Alentejo - Brincas de Carnaval saem à rua em Évora

Três grupos de Brincas Carnavalescas voltam a trazer alegria ao concelho de Évora durante os quatros dias de festejos de Carnaval (18 a 21 de fevereiro). São dois grupos de adultos (Canaviais e rancho Flôr do Alto Alentejo) e a escolinha de Brincas da Casa do Povo de Canaviais. Consulte aqui toda a programação das Brincas de Évora.

Tribuna Alentejo - Elvas e Vendas Novas celebram Carnaval com desfiles

Elvas e Vendas Novas festejam amanhã (dia 17) o Carnaval com os desfiles das escolas.

Público - Carnaval de Loulé volta em força: 14 carros alegóricos e três escolas de samba

Dois anos depois, o Carnaval é em grande: esperam-se cerca de 80 mil visitas. E prometem-se “bonecos” famosos a desfilar nas ruas da sátira, de António Costa a Marcelo, de Greta a Putin e Zelensky...

Notícias ao Minuto - Carnaval de Loulé regressa com 14 carros alegóricos e 3 escolas de samba

Apresentado pela autarquia como "o mais antigo corso do país", a edição de 2023 desta festa popular significou um investimento "mais de 400 mil euros" inscrito no orçamento municipal, prevendo-se um impacto "substancial" na economia nesta época baixa do turismo algarvio.

Rádio Telefonia do Alentejo - Moura: A “Arte” é o tema do Carnaval das Escolas

No próximo dia 17 de fevereiro, a Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a comunidade educativa do concelho, volta a organizar o Carnaval das Escolas, que este ano tem como tema central a “Arte”.

Correio da Manhã - Carnaval está de volta a Estarreja

São esperadas cerca de 12.000 pessoas.

Idealista - Os melhores destinos para viver o Carnaval

Está a chegar a altura mais hilariante do ano: o Carnaval 2023. Este ano a data celebra-se a 21 de fevereiro e os festejos carnavalescos são preparados com pompa e circunstância, numa altura em que já (quase) nos esquecemos das distâncias e restrições impostas pela pandemia que nos invadiu em força em 2020.

Sábado - De Torres Vedras a Alcobaça, Funchal ou Ovar: como o Carnaval vai ser celebrado por todo o País

Seja em Ovar, Torres Vedras, Podence, Loulé, Estarreja ou no Funchal, não faltam propostas para desfrutar das animadas festas de Carnaval, que todos os anos juntam milhares de pessoas na rua.

Correio da manhã - Nazaré sai à rua para o Carnaval com 17 carros e 2500 mascarados

Esperados 100 mil visitantes nos cortejos na noite de sábado, tardes de domingo e terça-feira.

Público - Caretos voltam a animar Carnaval de Bragança. Butelo e casulas ajudam à festa

O município informa, em comunicado, que, entre sexta e terça-feira de Carnaval, estão em destaque "o melhor do fumeiro trasmontano", concretamente o enchido de ossos (butelo) acompanhado das vagens secas de feijão (casulas), e "os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos".

Notícias ao Minuto - Caretos e Butelo com Casulas animam Carnaval de Bragança

O município informa, em comunicado, que, entre sexta e terça-feira de Carnaval, estão em destaque "o melhor do fumeiro trasmontano", concretamente o enchido de ossos (butelo) acompanhado das vagens secas de feijão (casulas), e "os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos".

ZAP - Governo dá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 21 de Fevereiro, terça-feira de Carnaval, aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, segundo um despacho já assinado pelo primeiro-ministro, António Costa. “É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração directa do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 21 de Fevereiro de 2023″, lê-se no despacho, a que a agência Lusa teve acesso.

Renascença - Governo concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

De acordo com o despacho assinado por António Costa, excetuam-se "os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente".

Negócios - Função Pública com tolerância de ponto no Carnaval

O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, segundo um despacho já assinado pelo primeiro-ministro.

Dinheiro Vivo - Governo concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

Desde que António Costa assumiu funções como primeiro-ministro, em novembro de 2015, a única vez que não assinou o despacho de tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval foi há dois anos, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia da covid-19.

Sábado - O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval

O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, segundo um despacho já assinado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Notícias ao Minuto - Governo concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

Veneza é, por excelência, a casa do Carnaval na Europa, onde, todos os anos, milhares de pessoas se vestem a rigor para a festa que invade os canais de uma das cidades mais pitorescas do Velho Continente e do mundo.

Notícias ao Minuto - O Carnaval regressou a Veneza em grande, e as imagens são prova disso

Veneza é, por excelência, a casa do Carnaval na Europa, onde, todos os anos, milhares de pessoas se vestem a rigor para a festa que invade os canais de uma das cidades mais pitorescas do Velho Continente e do mundo.

Sábado - Entreter os mais novos no Carnaval não parece, à partida, tarefa espinhosa

Porém, encontrar programas relacionados com a época que não se cinjam aos habituais corsos escolares pode dar mais trabalho.

Público - Em família, com ciência, teatro e desfiles de Carnaval

Dança, ópera, Sombras Animadas e o aniversário do Dino Parque são outras das sugestões para animar os miúdos nos próximos dias.

Observador - Carnaval de Ovar orçado em 650 mil euros regressa com bilhetes 'online'

"Estamos com muita expectativa quanto a esta edição, que representa um investimento de 650 mil euros. Vai ser um regresso em pleno e, se tivermos sorte, pela primeira vez em muitos anos também teremos sol, o que calhava bem após tanto tempo de pandemia e restrições sanitárias", declarou Alexandre Rosas à Lusa, enquanto coordenador-geral do evento organizado pela Câmara Municipal de Ovar em parceria com cerca de 4 mil participantes de 20 grupos carnavalescos e quatro escolas de samba.

Observador - Um desfile de Carnaval para dar voz às crianças de Ponta Delgada

Na freguesia da Fajã de Baixo, Ponta Delgada, ouviu-se, na semana passada, uma imitação do cântico típico dos cagarros, as aves que pululam as costas das ilhas açorianas, entoada por crianças dos 6 aos 11 anos, que circulavam à volta de uma palmeira, erguendo cartazes com palavras de ordem.

Público - Passeios em família, entre marionetas e amendoeiras em flor

Estórias com Música, teatro Sem Medo e a folia do Carnaval também entram no mapa para animar os miúdos nos próximos dias.

Público - Carnaval de Torres Vedras espera mais de meio milhão de visitantes com o retomar dos corsos

Dada a afluência, a organização aposta este ano no reforço da segurança e do socorro, dispondo de um posto médico avançado.

Notícias ao Minuto - Coletivo Pandeiro LX prepara cortejo para celebrar Carnaval em Lisboa

O coletivo Pandeiro LX vai promover no próximo dia 12 de fevereiro o 'Bloco Pandeiro LX', que consistirá num cortejo pelas ruas de Lisboa e num arraial, para celebrar pela primeira vez o Carnaval e a percussão, especialmente o pandeiro.

Público - Carnaval de Torres Vedras celebra centenário com um ano de folia

O Carnaval de Torres Vedras faz cem anos e, para celebrar, há folia até 2024. Programa de festas arranca este Carnaval e prolonga-se com 60 actividades ao longo de um ano.

Observador - Monumento ao Carnaval de Torres Vedras inaugurado no sábado

No centenário do Carnaval de Torres Vedras será inaugurada uma estátua no centro da cidade. Monumento tem como tema central os primeiros Rei e Rainha da festa do Oeste.

Público - Carnaval de Estarreja volta às ruas em pleno e dura um mês: um “eco evento” solidário

Dois anos depois, festa rija: mais de cinco mil pessoas, programa a arrancar a 21 de Janeiro. E é um “eco evento” solidário, com recolha dos resíduos e apoio a Serviço de Oncologia Pediátrica.

Observador - Centenário do Carnaval de Torres Vedras com orçamento de 100 mil euros

O objetivo do município é que o programa comemorativo "deixe uma marca física para o futuro, dotada de grande visibilidade pública" no ano em que a festividade completa 100 anos.

Carnaval

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Futemax tv
Futemax
<a href="https://fute-max.tv/" target="_blank">Futemax TV</a> Assistir Futebol Ao Vivo Grátis