Em linha com o Plano de Ação Europeu para a Administração Eletrónica e com o Plano Global Estratégico de Racionalização e Redução de Custos nas TIC, na Administração Pública, iniciaram-se já na Agência para a Modernização Administrativa os trabalhos internos de conceção dos novos Portais do Cidadão e da Empresa.
Após um processo de análise que ponderou diversas tecnologias de suporte aos novos portais, optou-se por uma solução open source que, além da robustez, fiabilidade e abrangência na implementação de requisitos funcionais, gerará poupanças de algumas centenas de milhares de euros face a outras soluções proprietárias (vide pp. 63 e 64 do Relatório de Atividades 2011 da AMA). Lançados respetivamente em 2004 e 2006, os portais do Cidadão e da Empresa constituem-se como as principais portas de entrada agregadoras dos serviços eletrónicos prestados pela Administração Pública Portuguesa. No Portal do Cidadão, estão disponíveis 1138 serviços de 336 entidades; no Portal da Empresa, estão disponíveis 4019 serviços, dos quais 3428 estão no Balcão do Empreendedor (BdE), e 143 entidades. Integrados numa estratégia multicanal de prestação de serviços públicos, que inclui a rede nacional de Lojas do Cidadão e da Empresa e os Centros de Contato Telefónico do Cidadão e da Empresa, os portais do Cidadão e da Empresa continuam a assumir-se como peças centrais de uma administração pública moderna, aberta, focada nas necessidades e conveniência dos cidadãos.
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