Skip to main content

Álvaro Santos Pereira Anuncia Reforço da Formação Profissional para Jovens

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, anunciou o reforço do sistema de ensino dual no próximo ano letivo, para dar mais qualificações aos jovens. O Ministro falava aos jornalistas durante a iniciativa «Portugal a Crescer», a decorrer em Matosinhos, na Exponor.

«No próximo ano letivo teremos um reforço de 50 por cento dos alunos a estudarem no sistema de aprendizagem, em que estudam na escola, mas também aprendem nas empresas qualificações importantes», referiu Álvaro Santos Pereira, acrescentando que até ao final da legislatura o Governo pretende que «50 000 jovens» estejam nesse sistema de aprendizagem, pelo esforço que deve ser feito para «reindustrializar o País e apostar no setor produtivo».

Referindo-se à formação profissional como o «terceiro pilar estrutural de combate ao desemprego», Álvaro Santos Pereira frisou que a mesma não serve «para manter os desempregados ocupados», mas para lhes proporcionar «melhores qualificações».

«Por isso é que grande parte da reprogramação estratégica dos fundos comunitários passa pela formação dos desempregados», acrescentou.

O Ministro da Economia e do Emprego afirmou ainda que «é importantíssimo acelerar todas as políticas ativas de emprego e pensar a economia não só a curto, mas também a médio prazo».

Fonte: Portal do Governo

Consulte

Relatório Único - Especificações sobre Formação Profissional  - 06-08-2010

O que se entende por Formação Certificada? - 20-04-2009

Formação certificada sem contratar uma empresa acreditada pela DGERT - 09-04-2009

Código do Trabalho – Subsecção II – Formação Profissional - 22-09-2009

Relatório Anual de Formação Profissional - 10-09-2008

  • Criado em .
  • Última atualização em .