Responder: rescisão de estágio profissional - aviso prévio

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: rescisão de estágio profissional - aviso prévio

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

• Beatriz Madeira
  • jfs1984
27 Set. 2014 16:56

Boa tarde.
Tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas se possivel.
Iniciei um estágio no inicio deste mês corrente(1-9-2014) e no dia 26, fui chamado pelos recursos humanos da empresa que me indicam que me irão cancelar o estágio profissional.
Dado que me encontrava num periodo experimental de um mes conforme indica o contrato.
Isto é possivel ser feito?
ELes afirmam que eu não sou o que eles esperavam e que por esse motivo irão cancelar o estágio.
Pelo que li penso que deveriam ter-me informado por carta registada com antecedencia de 15 dias consecutivos ou seja no dia 11 de setembro.
ALguém me pode esclarecer como actuar?

• Beatriz Madeira
19 Jun. 2013 16:37

Cara Sara Sousa, boa tarde.

Verifique as seguintes informações:

1. Se o contrato tem uma data de término especifica.
2. Se o contrato tem indicação de duração de período experimental.
3. Se o contrato indica algum prazo de aviso prévio a cumprir.

No primeiro caso, havendo um contrato com duração/término bem definidos, então pode considerar-se que tem um contrato a termo certo. Sendo que ainda não decorreram 6 meses desde que iniciou o mesmo, deve cumprir 15 dias de aviso prévio (poderá verificar os prazos em vigor em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html ).

No segundo caso, havendo indicação no contrato da duração de período experimental, então, se este período ainda está a decorrer, poderá denunciar o contrato sem qualquer tipo de prazo de aviso prévio, como poderá verificar no artigo 114 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

No terceiro caso, deverá cumprir o prazo que está indicado no contrato.

• sarasousa
14 Jun. 2013 14:58

Boa tarde,

assinei dia 25 de maio um contrato de estágio, considerado profissional mas sem acordo com o IEFP. No entanto, recebi uma oferta de trabalho melhor, pelo qual queria rescindir o estágio. Alguém me sabe dizer se nestes casos éxiste algum tempo prévio necessário de aviso?

Obrigada!

Publish modules to the "offcanvas" position.