Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Esclarecimento

06 Jan. 2020 16:54 #21751 por Sofia Cerqueira
Esclarecimentofoi criado por Sofia Cerqueira
Boa tarde, tenho um contrato de trabalho a termo certo iniciado em outubro de 2018 que se foi renovando até a data! Entretanto a entidade patronal quer reduzir tanto o horário de trabalho, assim como o vencimento, ficando eu a trabalhar a part- time! No dia 15 de abril de 2020 completa-se a minha 3 renovação de contrato! Não estou disposta a aceitar a proposta que me querem fazer, visto os gastos pessoais que tenho para me deslocar ao emprego! Não compensa! O que poderei fazer? Cumprir o meu contrato até ao dia 15 de abril e depois pedir acerto de contas e documento de desemprego! A entidade é obrigada a cumprir o contrato que tenho até dia 15 de abril segundo o que foi assinado primeiramente? Ou o que poderá suceder?

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

06 Jan. 2020 16:55 #21752 por Sofia Cerqueira
Respondido por Sofia Cerqueira no tópico Esclarecimento
Boa tarde, tenho um contrato de trabalho a termo certo iniciado em outubro de 2018 que se foi renovando até a data! Entretanto a entidade patronal quer reduzir tanto o horário de trabalho, assim como o vencimento, ficando eu a trabalhar a part- time! No dia 15 de abril de 2020 completa-se a minha 3 renovação de contrato! Não estou disposta a aceitar a proposta que me querem fazer, visto os gastos pessoais que tenho para me deslocar ao emprego! Não compensa! O que poderei fazer? Cumprir o meu contrato até ao dia 15 de abril e depois pedir acerto de contas e documento de desemprego! A entidade é obrigada a cumprir o contrato que tenho até dia 15 de abril segundo o que foi assinado primeiramente? Ou o que poderá suceder?

06 Jan. 2020 17:27 #21754 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Esclarecimento
Poderá dizer ao empregador que, efetivamente, a redução de horário/salário não lhe interessa devido aos custos da deslocação para o trabalho. No entanto, ao fazê-lo, estará a recusar trabalho e a colocar-se numa situação em que o empregador pode dizer que é opção sua não aceitar (desemprego voluntário) e, por isso, não lhe dar o "documento de desemprego" (ver informação inicial em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-do-trabalhador.html ). Assim, sugerimos-lhe que faça uma gestão cautelosa da situação. O empregador poderá rescindir o contrato de trabalho a qualquer altura, não sendo obrigatório o cumprimento até 15 de abril. Quanto ao que poderá acontecer, tudo poderá depender da forma como gerir a situação. Cremos que uma postura calma e ponderada poderá ajudar a que o empregador entenda que não lhe compensa o part-time por causa dos custos que tem com deslocações diárias para o trabalho e que, fazendo caducar o contrato (dia 15 de abril), gostaria de poder contar com o "documento de desemprego" (veja mais informações sobre rescisão por iniciativa do empregador em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...a-do-empregador.html ).

06 Jan. 2020 18:05 #21757 por Sofia Cerqueira
Respondido por Sofia Cerqueira no tópico Esclarecimento
Obrigado pela prontidão na resposta... mas verifica-se que as condições aceites por mim no contrato celebrado anteriormente tem de ser cumpridas até ao fim deste, ou seja 15 abril? Estarei errada? A meu ver as condições não podem ser alteradas, sem que eu concorde... acho que terei de dizer que irei cumprir o meu contrato até 15 abril com as condições acordadas anteriormente, e justificar que a nova proposta não satisfaz as minhas necessidades...e que para isso terei o direito ao documento de desemprego... porque as condições que acordamos deixaram de ser possíveis?

Aguardo resposta!

07 Jan. 2020 08:27 #21758 por Beatriz Madeira
É como diz, "as condições aceites por (si) no contrato celebrado anteriormente tem de ser cumpridas até ao fim deste". Até ao final do presente contrato/renovações, terá de cumprir as respetivas condições até que o contrato finalize.

As condições contratuais podem ser alteradas porque o empregador lhe está a propor outro tipo de contrato, uma vez que termina o prazo legal para este que tem agora. Havendo mudança de contrato, as condições podem ser alteradas.

Se vir desta forma, o atual contrato tem um fim previsto, já que ele deixa de ser válido legalmente (embora a lei tenha alterado para contratos desde 2018, para o seu ainda se aplica um máximo de 3 anos ou de 3 renovações), o que faz com que o empregador o tenha de o fazer caducar de qualquer forma.

Ou seja, ele tem de comunicar a caducidade do contrato. Ao fazer isto, tem obrigações legais a cumprir, e uma delas é dar-lhe o "documento de desemprego", mas tem de pedir-lhe este documento e verificar se a razão de término do contrato está bem assinalada: iniciativa do empregador e caducidade de contrato.

Poderá sempre dizer-lhe que "a nova proposta não satisfaz as (suas) necessidades", mas não falar no documento de desemprego, porque este argumento não serve para pedir o referido documento, bem pelo contrário, como lhe expliquei na mensagem anterior.

17 Jan. 2020 20:02 #21819 por Rui Pissarra
Respondido por Rui Pissarra no tópico Esclarecimento
Olá Boa tarde!
Eu dia 23 de Abrirl de 2019 assinei contrato de 6 meses "não renovando no seu termo", hoje é dia 17 de Janeiro de 2020 e o segundo contrato ainda não apareceu. Supostamente 3 meses depois de não me apresentarem o contrato passo a efetivo, correcto?
A minha pergunta é esta: Como devo proceder?
Obrigado

20 Jan. 2020 13:50 #21833 por Beatriz Madeira

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Ana Paula Moreira
3 dias 10 horas

sou pensionista por velhice e pretendo trabalhar por conta de outrem.Serei obrigada a descontar para a segurança social?

António Costa
5 dias 4 horas

Já li vários assunto relacionados com este assunto e nunca vi esclarecimento sobre a que horas se aplica esse período de a ...

Felicty
10 dias 14 horas

Pois vá tentando , pode ser que conecte-se a rede .

Natercia
13 dias 2 horas

Ola boa noite, sou rececionista de hotel, gostaria de saber se é legal, apenas uma mulher fazer o horário noturno 00:00-08: ...

Anna santana
14 dias 20 horas

olha eu tive uns cacarias mas ousadas com um garroto, eu deixe ele coloca apontado pau dele na entra do meu anus, mas foi só ...