Skip to main content
Máscaras de Carnaval

Data do Carnaval (dia e férias) em 2022

A data do Carnaval em 2022 é 1 de março e as férias de carnaval que estavam previstas de 28 de fevereiro a 2 de fevereiro (de 2ª-feira a 4ª-feira) serão anuladas devido à suspensão das aulas no início do ano que resultou da situação pandémica de COVID-19.

Numa nota enviada à agência Lusa lê-se que, "pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, o Governo decidiu, através de despacho assinado pelo primeiro-ministro [António Costa], conceder tolerância de ponto no próximo dia 1 de março", para os funcionários públicos.

Código do Trabalho - Artigo 235.º - Feriados facultativos

Código do Trabalho - Artigo 234.º - Feriados obrigatórios

Carnaval - Fatos, máscaras e acessórios

data carnaval 2022

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 1 de março (dia de Carnaval). Em 2021 não houve tolerância de ponto para os funcionários públicos por o país se encontrar em confinamento geral devido à COVID-19, sem festividades públicas.

No sector privado, quando os Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho o consagram e, onde não o consagram ou não existe, quando o «uso e costume de concessão desse feriado aos trabalhadores» é uma prática da empresa, transformando-o assim em direito adquirido.

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.

A terça-feira de Carnaval não é considerada no Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) como um feriado obrigatório.

As férias de carnaval que estavam previstas de 28 de fevereiro a 2 de fevereiro (de 2ª-feira a 4ª-feira) serão anuladas devido à suspensão das aulas no início do ano que resultou da situação pandémica de COVID-19.

Leia o artigo sobre o direito ao feriado de Carnaval: O dia de Carnaval é feriado?

Notícias

Dinheiro Vivo - António Costa concede tolerância de ponto no Carnaval

Os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, de acordo com um despacho do primeiro-ministro.

Público - Governo dá tolerância de ponto no Carnaval

Em 2021, devido à pandemia, o Governo não deu tolerância de ponto no Carnaval.

Observador - Governo dá tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval

António Costa dá tolerância de ponto no dia de Carnaval.

Sábado - Os trabalhadores que exercem funções públicas nos ...

Os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, de acordo com um despacho do primeiro-ministro.

Negócios - Primeiro-ministro concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

No ano passado, o Governo não concedeu tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval [dia 16 de fevereiro de 2021] por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia da covid-19.

Renascença - Governo dá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos.

Carnaval

  • Criado em .
  • Última atualização em .