Lançado em 2007, o projecto de reciclagem de óleos alimentares usados da AMI permite alcançar três objectivos: evitar a contaminação, produzir bio-diesel e angariação de fundos.
O objectivo mais importante é evitar, quer a contaminação das águas residuais quando o óleo é despejado na rede pública de esgotos, quer a deposição dos óleos alimentares usados em aterro quando colocados nos contentores de resíduos comuns.
Por outro lado, os óleos alimentares usados são transformados em bio-diesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis e contribuindo ainda para reduzir as emissões de CO2. Ao contrário do que por vezes acontece com o bio-diesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação ou a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.
Finalmente, e no primeiro semestre de 2011, foi possível recolher mais de 320.000 litros, que resultaram na angariação de mais de 16.000€ que a AMI aplica no financiamento dos seus projectos de ambiente e desenvolvimento, nomeadamente o equipamento com painéis solares de infraestruturas.
Este projecto engloba a recolha em restaurantes, cantinas, hotéis, escolas, juntas de freguesia e empresas, que aderem contactando directamente a instituição. A recolha pública de óleos alimentares usados também está a avançar, mas apenas nos municípios de Sintra e da Amadora, que se disponibilizaram para a colocação de oleões de rua. No entanto, a AMI procura estabelecer protocolos de parceria semelhantes com outras câmaras municipais do país.