Reforma Antecipada e Pensão de Velhice

Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A reforma antecipada é uma aposentação voluntária que pode ser pedida pelo trabalhador a partir dos 55 anos de idade quando tenha, na data em que os completou, um mínimo de 30 anos de serviço, ou seja, de contribuições para a Segurança Social.

Reformas antecipadas para o setor privado em 2015

A última alteração à legislação da Segurança Social dita que quem se reformar antes da idade legal em vigor à data, os 66 anos e 4 meses (2018), terá um corte de 6% por cada ano de antecipação, como seja o exemplo em baixo:

  • Quem se reformar com 55 anos tem um corte de 60% na pensão.

  • Quem se reformar com 60 anos tem um corte de 30% na pensão.

  • Quem se reformar com 62 anos e meio receberá menos 15% do valor da pensão.

Durante o Programa de Assistência Financeira a Portugal, o Governo anunciou a suspensão das reformas antecipadas, sendo que esta medida se aplica a todos os trabalhadores do setor privado e aos trabalhadores que ingressaram no setor público depois de 2006.

Enquanto estiver em vigência o programa de assistência financeira a Portugal está, igualmente, em vigor a suspensão do direito à reforma antecipada (até ao final de 2014), mas há casos em que o contribuinte (excetuando os funcionários públicos) pode ainda recorrer ao regime de flexibilização.

Graciete Grades
Sou reformada desde os 59anos desemprego de longa duração. Tenho 65anos sera que tenho direito devuma reforma por velhice? Obrigada.
Sou reformada desde 59 anos pelo facto de desemprego de longa duração. Hoje tenho 65 anos. Sera que tenho direito a reforma pir velhice. Obrigada
maria julia figueirinha
gostava de saber quantos anos tenho de caixa
Era so isso que eu gostava de saber obrigada
Fernando Pinho
Reforma
Boa tarde, estou desempregado vai fazer 3 anos o desemprego acaba no dia 3-08-2016 tenho 63 anos de idade 64 serão feitos passado um mês de acabar o subsidio desemprego, a minha pregunta é a quem me poder ajudar, quando fui despedido em 21-06-2013 tinha 46 anos descontos para SS ora quando acabar o desemprego estarei se contar estes 3 anos para a SS com 49 anos de descontos mais 2 anos de serviço Militar em Angola será que sou penalizado.

Agradeço ajuda, Cumprimentos

vitor cardosu
reforma
venho por este meio se me pode ajudar a minha esposa acabou o fundo de emprego tem 59 anos e tem 31 anos de descontos meteu os papais no ano 2015 em que lhes informaram que o valor era de 123.euros gastaria de saber agora que faz 60 anos qual será o valor daqui 2 meses que ainda esta escrita no fundo emprego
Ofelia Alves
reforma por invalidez
boa tarde já li e reli alguns comentario e não consegui aresposta que queria ....tenho 57 anos de idade , 35 anos de descontos para segurança social ,acabei de ficar reformada por invalidez relativa e a minha dúvida é a seginte estes valores que me foram atribuidos mensalmente é definitivo enquanto viver ou é alterado aos 66 anos de idade ? obrigada desde já pela resposta
Daniel
Pensão por invalidez
Estou no fundo desemprego mas fui a uma junta de verificacao de incapacidade e o médico disse me que estou reformado agora pergunto continuo a ir á apresentação no fundo desemprego?
Qual será o tipo de reforma que vou ter já que fui reformado por invalidez...
será que tenho que esperar por alguma carta da segurança social?

Obrigada

Daniel
Reforma por invalidez
Boa tarde
Eu não sei se me vão poder ajudar mas vou tentar, meti os papéis para reforma por invalidez já fui chamado a uma junta com médico relator penso eu que é assim,o que queria saber é o valor da reforma se ficar bem
Eu tenho 42 anos trabalhei 23anos estive 3anosvde baixa médica tive que despedir por não conseguir trabalhar estou há um ano no fundo desemprego o meu vencimento quando trabalhava era de 1503 €
Precisava de ajuda para saber a minha vida

Obrigado

Beatriz Madeira
Caro Daniel, boa tarde.

Peça à Seg. Social a simulação da sua pensão e, quando receber a resposta por carta deve obrigatoriamente responder (no prazo de 15 dias seguidos) se quer, ou não, ficar com a reforma com o valor que lhe indicam na carta.

Daniel mota Mota
Muito obrigada
Daniel mota Mota
Sra Beatriz você disse me para ir á segurança social mas vou lhe ser sincero tenho vergonha de ir lá perguntar pk só tenho 42anos tenho vergonha para quem gostava muito de trabalhar e agora não poder trabalhar para mim é como quem me mata por isso se me poder ajudar agradecia lhe..
Muito obrigado

Beatriz Madeira
Caro Daniel, boa tarde.

Quanto gostaríamos que as situações fossem diferentes... mas, independentemente da sua idade, não é vergonha ter tido um acidente de trabalho e, sobretudo, não é vergonha requerer um apoio social que é seu direito.

Experimente fazer a simulação em http://www4.seg-social.pt/pensoes (pela aplicação terá que fazer a instalação ou por download do ficheiro).

Daniel mota Mota
Sra Beatriz muito obrigada por me responder,vou tentar fazer a simulação onde me disse para fazer,eu só quero saber mais ou menos quanto vou ganhar porque não sei como vou viver é mais um problema na minha cabeça..

Obrigada pela atenção

Daniel mota Mota
Sra Beatriz bom dia
Não consigo fazer a simulação se por acaso me quiser ajudar deixo aqui meu mail
g.....@h.........com

Obrigada

Daniel mota Mota
Se algum amigo ou amiga me quiser ajudar a fazer a simulação da reforma agradecia lhe deixo aqui meu mail

G.....@h...........com

Daniel mota Mota
g....
_...
@
H....
.com

Este é meu mail
Obrigada

Daniel mota Mota
Bom dia
Gostava que alguém me ajuda se a fazer a simulação da reforma por favor..
Obrigado

Daniel mota Mota
Boa noite
Ninguém me pode ajudar a fazer a simulacao da reforma por invalidez?

carlos jacinto malhado de magalhaes queiros
Se posso receber o subsidio de velhice
Tenho 63 anos,faço 64 em Março,estou desempregado desde fins de 2001,recebo o RSI no valor 178,00 euros,queria saber se posso receber também
o subsidio de velhice.Tenho 25 anos de descontos.Muito obrigado

Beatriz Madeira
Caro Carlos Queirós, boa tarde.

A idade legal para a reforma - para receber a pensão de velhice - são os 65 anos, sendo que tem um corte de 6% por cada ano que antecipe a reforma. Pode pedir a simulação da sua pensão de velhice e, quando receber a carta da Seg. Social deve obrigatoriamente responder se quer, ou não, ficar com a reforma com o valor que lhe indicam na carta. Tem 15 dias seguidos para responder à carta que recebe da Seg. Social.

MARIA OLIVEIRA
reforma por desemprego de longa duração
QUANDO FIQUEI DESEMPREGADA TINHA 57 ANOS E 8 MESES, (05-03-1955) DATA DE NASCIMENTO, DESEMPREGADA EM NOVEMBRO DE 2012 ATÉ 16 DE JANEIRO DE 2016, COM 33 ANOS DE DESCONTOS, QUANDO TERMINAR TEREI 60 AN0S E 10 MESES, SERÁ QUE POSSO PEDIR A REFORMA SEM PENALIZAÇÃO.
ESTIVE 3 ANOS A RECEBER O FUNDO DESEMPREGO.

gabriele
informazione
SO' U EMPRESAIO A NOME INDIVIDUAL CHE ENCERRARON ATTIVITA U 31 DEZEMBRO 2011 SON TRAMATOS PORCHE NO AVIA
FUNDO DESEMPREGO ENTONZE SON CON 4 ANOS DE DESEMPREGO GIA' SIM RECEVER NE REFORMATOS PODE IR PORCHE SE VANO AGORA PARTENDO DE GENEIRO LEVAN CON PENALIZAZIONE
ENTPONZE SONO PENALIZADOS 3 VEZ

1º DISOCCUPADO DE 1 GENEIRO 2012 SIN RECEVER NADA
2º NE REFORMA ANTICIPATA PODE PEDIR SIM PENALIZAZION
3º PORCHE' FICARON SIM ENNPREGO A GENEIRO 2012 FURON SIM SORTE
ESO ES PORTUGALL U EMPRESARTIO A NOME INDIVIDUAL PAGA U DESCONTO MELHOR DE TUDOS U OLTROS.
PORCHE ESE DIFERENZE,

Maria Alice Oliveira
reforma antecipada por desemprego de longa duração
Quando terminar o fundo desemprego tenho 60 anos e 11 meses, falta-me 11 meses para os 62 anos, mas como tenho 30 anos de descontos e mais os 3 anos do desemprego que também conta será que terei penalização.
Beatriz Madeira
Cara Maria Oliveira, bom dia.

Poderá pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração, sendo que o valor da reforma depende da data em que é pedido o subsídio de desemprego, da idade do beneficiário e dos anos de descontos.

O valor desta reforma sofre uma penalização por cada ano de antecipação face aos 62 anos. Veja a informação na página 3 deste artigo, em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/1813-reforma-antecipada-e-pensao-de-velhice-em-2013.html?showall=&start=2

Maria Alice Oliveira
Reforma antecipada por desemprego de longa duração
MARIA OLIVEIRA disse:
QUANDO FIQUEI DESEMPREGADA TINHA 57 ANOS E 8 MESES, (05-03-1955) DATA DE NASCIMENTO, DESEMPREGADA EM NOVEMBRO DE 2012 ATÉ 16 DE JANEIRO DE 2016, COM 33 ANOS DE DESCONTOS, QUANDO TERMINAR TEREI 60 AN0S E 10 MESES, SERÁ QUE POSSO PEDIR A REFORMA SEM PENALIZAÇÃO.
ESTIVE 3 ANOS A RECEBER O FUNDO DESEMPREGO.

Maria Nabais
Pensão de Velhice vs Reforma Antecipada
Boa noite,
Não sei se vou colocar uma questão sem nexo mas, alguém me pode esclarecer se a reforma antecipada é a mesma coisa de pensão de velhice?

4000 Caracteres remanescentes


Subsídio

Cálculo do Subsídio de Natal

O cálculo do valor do subsídio de Natal é feito com base no salário bruto/ilíquido mensal do trabalhador e no número de dias efetivamente trabalhados. Subsídio de Natal e de férias em...

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Rubina Freitas
18 hours 47 minutes

Para calcular o valor retribuição horária , o valor da retribuição mensal tem pode ser calculado líquido ou iliquido?

Rosana
1 day 9 hours

Boa tarde! Estou com uma duvida: tenho um filho especial, e mensalmente preciso leva-lo ao médico para atendimento ou terapi ...

Magda Santos
1 day 11 hours

Nos artigos 47 e 48º não é claro que não há redução do salário. Como apresento ao meu patrão a justificação de que ...

Rui Cruz
1 day 12 hours

Boa Tarde, o meu caso é o seguinte, Assinei contrato a termo certo dia 17/04/2017 e pretendo terminá-lo dia 25/1/2019, send ...

Pedro Ferreira
2 days 10 hours

Obrigado pela sua indicação das diferenças. As datas que estavam preenchidas eram as que foram publicadas no site da Segur ...