Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Os trabalhadores do setor privado com mais de 60 anos e 40 anos de descontos vão poder requerer a reforma antecipada em 2015.

Reforma Antecipada e Pensão de Velhice em 2013

A suspensão das pensões antecipadas no setor privado vigorou como medida temporária até ao final de 2014, pelo que será reposta a possibilidade de requerer a reforma antecipada em 2015.

Aos desempregados de longa duração que continuam a poder reformar-se antecipadamente, juntam-se os trabalhadores com pelo menos 60 anos e com uma carreira contributiva de pelo menos 40 anos.

A proposta do Orçamento do Estado para 2015 indica que o acesso às reformas antecipadas na Segurança Social vai continuar suspenso durante todo o ano de 2015.

Quem apenas cumpra uma destas duas condições, ou nenhuma, continuará a ter de aguardar até que se verifique o cumprimento das mesmas para requerer a reforma antecipada ou então deverá reformar-se aos 66 anos, sem qualquer antecipação.

PensãoA antecipação do pedido de reforma implicará sempre uma penalização de 0,5% no valor da pensão por cada mês que ainda falte face à idade legal para se reformar.

Um candidato à reforma que tenha 60 anos de idade e 40 anos de carreira contributiva sofre uma perda de 36% face ao valor da reforma que receberia se esperasse até aos 66 anos.

A penalização no valor mensal da reforma é atenuada caso a carreira contributiva seja superior a 40 anos, sendo tanto menor quanto mais extensa for a carreira contributiva.

O Decreto-Lei 8/2015 veio alterar não apenas as regras que permitem a antecipação da idade de reforma, mas também as regras de redução dos meses de antecipação em função dos anos de carreira contributiva.

Ou seja, para efeitos de determinação da taxa global de redução da pensão, os meses de antecipação são reduzidos de 12 meses por cada período de três anos que exceda os 30 anos de carreira contributiva para 4 meses por cada ano de carreira contributiva que exceda os 40 anos.

Esta alteração permite que todos os anos de carreira contributiva que ultrapassem os 40 sejam relevantes para efeitos de redução do número de meses de antecipação, tornando assim mais vantajoso o cálculo das pensões antecipadas dos beneficiários com carreiras contributivas mais longas.

Maria Santos
pedido reforma antecipada seguro social voluntario
Desconto a 21 anos para o regime seguro social voluntario,encontro-me neste momento a beira dos 60 anos,poderei pedir reforma antecipada e qual valor minimo?
Beatriz Madeira
Só podem pedir reforma antecipada as pessoas com mais de 60 anos e 40 anos de descontos. Valores indicados no artigo em cima.
Ilda
reforma antecipada
Tenho 58 anos e 19 anos de descontos. Sou doente oncológica e desempregada de longa duração. Terei que esperar até quando para pedir a reforma antecipada? O meu companheiro é formador a recibos verdes e vivemos com grandes dificuldades. Haverá uma saída para esta situação com a nova Lei? Grata por uma resposta.
maria de jesus pereira
reforma antecipada
Fiquei desempregada com 51 anos de idade e com 34 anos descontos para a segurança social,estive 1140 dias com fundo desemprego e continuo desempregada sera que posso pedir a reforma antecipada e quais os cortes
obrigado

José Braz Rodrigues
Tenho 58 anos e 40 anos de descontos para a SS e estou na situação de desemprego de longa duração. Posso pedir a reforma antecipada? Qual a penalização?
Tenho 58 anos 40 anos de descontos para a SS e estou na situação de desemprego de longa duração?
Posso pedir a reforma antecipada?
Qual a penalização?

Beatriz Madeira
Veja a informação sobre reforma antecipada em vigor em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/1813-reforma-antecipada-e-pensao-de-velhice-em-2013.html?showall=&start=2
antonio monteiro
reforma
tenho 59 anos faço 60 em março,tenho 45 anos de descontos aos 60 anos posso pedir a reforma,sou penalizado ou nao?:cry:
Beatriz Madeira
Veja a informação sobre reforma antecipada em vigor e penalizações em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/1813-reforma-antecipada-e-pensao-de-velhice-em-2013.html
José Milhão
Reforma antecipada
Gostaria de saber qual a % de penalização caso peça a reforma em Janeiro de 2017.
Tenho 61 anos e com 46 anos de descontos para a ss.
Já corri o simulador da ss e tenho algumas duvidas sobre o valor que me informam pois não sei se este simulador esta preparado para a nova lei de 2016.
caso me possam ajudar, agradecia.
Obr.

Jose Soares
reforma
Tenho 35 anos de desconto para a segurança social 53 anos de idade e estou desempregado à 3 anos, posso pedir a reforma?
Rui Lopes
Reforma
Tenho 58 Anos trabalhei 15 anos en portugal e ja trabanho a 23 nos na Alemanha sera que posso por a Reforma
Joaquim Moreira
desemprego
Tenho 56 anos tenho 41anos descontos ss fiquei desempregado 2012 tive tres
anos desempregado depois fui chamado para trabalhar durante tres messes
gostava saber o que fazer

Maria de Fátima Ribeiro Pereira Franco Lopes
Faço 30 anos de descostos e tenho 58 anos de idade posso pedir a reforma antecipada?

maria pereira
quando pedir a reforma sem penalizaçao e se anos em frança conta
tenho atualmente 61 anos , 36 anos de desconto em portugal de 1974 a 2012 e 5 anos de desconto em frança de 1972 a 1974 e de 2012 a 2015 ainda me encontro no ativo em frança quando poderei pedir a reforma em portugal sem ser penalizada. obg.
ANTONIO FERREIRA PINTO
PRE REFORMA
muito obrigada desde já agradeço se possível me dizerem qual o meu vencimento de reforma com as seguintes condições, tenho 60 anos o meus descontos são feitos de 1270,00 euros no qual tenho 45 anos de descontos ,muito obrigada.
Alvaro Manuel Roberto Nogueira
Descongelamento das pensoes de reforma previstas para 2016
Dado que em 2016 terei mais de 62 anos, com mais de 30 anos de contribuicoes em Portugal e 10 em Inglaterra, gostaria de saber se terei direito a reforma antecipada sem qualquer penalizacao
Joaquim Almeida
DL8/2015 de 14 de janeiro
Gostaria de referir que este DL8/2015 estabelece apenas para 2015 a possibilidade de antecipação da idade da reforma de trabalhadores que o queiram fazer nessas condições, enquadrados no regime de flexibilização referido na alinea a) art.º20 DL187/2007 - e altera o nº5,art.º36 do DL187/2007 sobre o montante da pensão atribuída no âmbito dessa alínea a) art.20º. e conforme o descrito nos nºs 2 e 3 do art.º21.
O regime de antecipação da pensão de velhice por desemprego involuntário de longa duração alínea d) do art. 20º DL187/2007 não é alterado por este DL.8/2015.

gabriele
reforma anticipada sim penalizazione
:wink: IO NO POSO IR REFORMATO ANTICIPADO SIM PENALIZAZION EMBORA ENCERREI A MIA ATTIVITA' DE IMPRESARIO A NOME INDIVIDUAL EN 31 DIZEMBRE 2011 A PARTIR DE ESA DATA MI PUSI A DESCONTAR VOLUNTARIO NUNCA TIVI SUSIDIO DE DESEMPREGO PORCHE' NO ESISTIA NA ALTUTA.
ATE' OGI SON CON 64 ANOS 6 MESI DE ETA' MAS 36 ANOS DE DESCONTO ITALIA- PORTUGALL . MESMO ASI ME CHERON ROBAR DINIERO CON PENALIZAZIONE MENTRE IO SAPIA CHE BASTA LEVAR UN CERTIFICATO DI ISCRIZIONE AU DESEMPREGO PARA NO ESR PENALIZATO.
OBRIGO DE UNA RESPOSTA.

Maria Paulo Lourenço
Reforma antecipada
Exmos. Senhores

Reúno as condições necessárias para a obtenção da Reforma Antecipada, nos termos do Decreto/Lei 8/2015.
Gostaria de saber quanto tempo medeia entre a entrega do requerimento de passagem à situação de reforma e a comunicação da repetiva concretização,
Grata, apresento os meus cumprimentos
Maria Paulo Lourenço

Margarida dos anjos Tavares Silva monteiro
Dúvida sobre a reforma
Boa tarde, tenho 56anos, tenho 38anos de descontos para a SS, estou desempregada sem receber a prestação do subsídio de desemprego, posso pedir a reforma antecipada?
carlos fiuza
Pedido de reforma antecipada
Boa noite tenho 56 anos e 274 meses de desconto para a segurança social e 158 meses para a caixa geral de aposentações o que equivale a mais ou menos 42 anos de descontos, queria saber se me posso aposentar antecipadamente e qual o valor a receber da segurança social para pedir a pensão unificada, desde já agradeço o esclarecimento muito obrigado. carlos fiuza.
Beatriz Madeira
Caro Carlos Fiuza, boa tarde.

Relativamente ao pedido de reforma antecipada, deixamos-lhe a sugestão de leitura dos seguintes artigos:

- Reforma Antecipada e Pensão de Velhice em 2013 (4 páginas) em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/1813-reforma-antecipada-e-pensao-de-velhice-em-2013.html

- Reformas antecipadas para o setor privado em 2015 em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/2308-reformas-antecipadas-para-o-setor-privado-em-2015.html

Quanto ao valor da reforma, não temos como responder-lhe. Apenas as entidades oficiais em questão (segurança social e caixa geral de aposentações) lhe poderão fornecer o valor. Contactos no final do artigo que encontra em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html

Claudino dos Anjos Eugenio
reforma antecipa
tenho 58 anos de idade com 43 anos de descontos para SS, acabo o subsidio de desemprego a 1 de Janeiro de 2016. Quando posso pedir a reforma ? qual vai ser a minha penalização?

agradecia uma resposta.
obrigado pela atenção

gabriele
reforma anticipada sim penalizazione
SOI DESEMPREGADO DO GENNEIRO 2012 PERO' NO TIVI DIREITO AU FUNDO DESEMPREGO PORCHE' IMPRESARIO A NOME INDIVIDUAL
EN PORTUGALL VOI ESSER CORNUTO 2 VEZ
TAMBEMN NO DA PARA IR REFORMATO COMO DESEMPREGATO DE LONGA DURACION SIM PENALIZAZIONE.

Ana barros
Estou desempregada,esta a acabar o subsidio de desemprego,será que posso meter a reforma antecipada
gabriele disse:
SOI DESEMPREGADO DO GENNEIRO 2012 PERO' NO TIVI DIREITO AU FUNDO DESEMPREGO PORCHE' IMPRESARIO A NOME INDIVIDUAL
EN PORTUGALL VOI ESSER CORNUTO 2 VEZ
TAMBEMN NO DA PARA IR REFORMATO COMO DESEMPREGATO DE LONGA DURACION SIM PENALIZAZIONE.

4000 Caracteres remanescentes


Comentários Recentes

Carlos Rodrigues
18 hours 51 minutes

Boa noite. No caso de apresentar a minha carta de demissão, terei de o fazer com 60 dias de antecedência. Pergunto, poderá ...

Vivi
1 day 6 hours

Olá gostaria de tirar uma dúvida eu tive relações com meu namorado ele gozou atrás, porém estavamos em lugar meio inapr ...

Jose Monteiro
1 day 20 hours

Boa Noite Tenho a minha casa penhorada e tenho que entregar a chave ao agente de execução onde me foi dado um prazo 5 me ...

Hugo Ferreira
3 days 22 hours

Foi pai dia 25/7/2018 tirei 15 dias de licença obrigatoria seguidos, mas no meu recibo de vencimento de julho descontaram-me ...

Filipe Manuel
4 days 19 hours

boa noite, gostaria de saber uma coisa. comecei a trabalhar a 11 de fevereiro deste ano e terminei (nao quis a renovação), ...