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O objectivo principal da função de Director Pedagógico é acompanhar o processo de ensino e aprendizagem decorrente duma actividade de formação. Esta função pode existir numa entidade que tenha um Departamento de Formação activo e que faça um acompanhamento e avaliação da formação que os seus colaboradores frequentam. Ou pode existir numa entidade formadora acreditada pelo Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras da DGERT.

O Director Pedagógico deve:

  1. Coordenar e supervisionar o planeamento, execução e avaliação da formação

  2. Coordenar as questões pedagógicas inerentes e decorrentes do processo formativo

  3. Acompanhar o processo de ensino (formadores) e aprendizagem (formandos)

  4. Dispor dos materiais e equipamentos para planeamento, execução e avaliação dos programas de formação

  5. Promover a actualização de conteúdos, manuais e documentação de suporte à formação

  6. Promover a actualização de todos os materiais de suporte à formação

  7. Promover a introdução de recursos tecnológicos actualizados

  8. Acompanhar a elaboração de conteúdos, manuais, documentação e outros materiais de suporte à formação

  9. Promover e coordenar as reuniões com a direcção de formação, coordenadores e formadores

  10. Sugerir estratégias que contribuam para cumprir os objectivos operacionais da empresa

Mário
Dúvidas sobre responsabilidade pedagógica
Gostaria de saber o seguinte: perante um eventual litígio que coloca um professor contra a direção da escola por causa de uma avaliação (classificação) eventualmente "mal atribuída" a um aluno, qual deve ser a posição do chefe Pedagógico?
De quem é a responsabilidade final da pauta onde se estampam os resultados do aluno?
Obrigado.

Silvestre
Litígio entre professor e a direcção
Bom dia...Sou Silvestre , director pedagógico.
O director pedagógico tem competência de alterar a pauta final se este entender fazer correções, quer sejam casos de injustiça com notas do aluno, mau preenchimento ou até baixo aproveitamento por culpa do professor.

Para outra questão...é muito relativo. Deve se analisar o caso, se trata-se de injustiça por parte do professor ou indisciplina e baixo aproveitamento por parte do aluno. Na maior parte das vezes o pedagógico deve sempre procurar defender sua equipe de trabalho( professores). Mas como disse vai muito depender da situação, para esse caso o pedagógico deve proceder a correção do erro do professor evitando que este seja humilhado.

ermelinda Kungi Quinto
Informação
Boa tarde,

Estou interessada em receber informações vossas.

Lourenço
contribuiçao na tentativa de responder a questao
uma só circunstancia triste durante o aniversario do seu filho não permite muitas conclusões, porem, você fala do comportamento da criança ou do comportamento do pai da criança?
O problema da criança nem sempre é culpa dos pais. repara que os adultos se orientam por responsabilidades enquanto que as crianças por prazeres. Nem sempre um bom pai gera filhos bem comportados, e vice-versa. é dai a tarefa da escola ou dos jardins de infância para ajudarem na construção de personalidades.

José Auguto
contribuição
Caro Lourenço.

A escola pode contribuir muito, porém minha experiência mostra que existe uma tendência da família jogar a responsabilidade para escola e em outra situação a família não admite que existe um problema e não aceita as sugestões da escola.
São poucas as famílias que criam uma sintonia com a escola a ponto de gerar uma colaboração em benefício da criança.
Infelizmente são poucas famílias....

Beatriz Madeira
Cara Leidiana Silva,

Tendo em conta que a esfera profissional pode ser completamente distinta da esfera pessoal, parece-nos que poderá não colocar em causa a credibilidade desta pessoa mas que poderá estar mais atenta ao seu desempenho profissional, sendo que pode pedir à escola que lhe apresente o Plano de Desenvolvimento Pedagógico, ou Plano Pedagógico, das crianças, se não o fez já, e acompanhar as actividades que a escola propõe para o desenvolvimento das crianças.

Poderá estar atenta também através do desenvolvimento do seu filho, veja se ele tem comportamentos adequados à idade, se faz actividades adequadas à idade, se desenvolve competências adequadas à idade. Para fazer este acompanhamento sugerimos que faça uma pesquisa por "marcos de desenvolvimento" no site http://brasil.babycenter.com/. Lembre-se que cada criança tem ritmos próprios que nem sempre correspondem ao "normal".

leidiana dos santos silva
26
fiz uma festa de aniversario do meu filho e convidei os coleguinhas da sala dele jardimI, uns dos coleguinhas é filho da diretora pedagogica da escola, durante a festa esse menino bateu em todos os coleguinhas que estava presente, furou o bolo da festa com o dedo e na hora de ir embora deu birra de rolar no chao, minha pergunta é: devo ficar preocupada em relação a credibilidade nesse profissional da escola ( a mae do coleguinha)?

4000 Caracteres remanescentes


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