Skip to main content

O que faz um Director Pedagógico

O objectivo principal da função de Director Pedagógico é acompanhar o processo de ensino e aprendizagem decorrente duma actividade de formação. Esta função pode existir numa entidade que tenha um Departamento de Formação activo e que faça um acompanhamento e avaliação da formação que os seus colaboradores frequentam. Ou pode existir numa entidade formadora acreditada pelo Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras da DGERT.

O Director Pedagógico deve:

  1. Coordenar e supervisionar o planeamento, execução e avaliação da formação

  2. Coordenar as questões pedagógicas inerentes e decorrentes do processo formativo

  3. Acompanhar o processo de ensino (formadores) e aprendizagem (formandos)

  4. Dispor dos materiais e equipamentos para planeamento, execução e avaliação dos programas de formação

  5. Promover a actualização de conteúdos, manuais e documentação de suporte à formação

  6. Promover a actualização de todos os materiais de suporte à formação

  7. Promover a introdução de recursos tecnológicos actualizados

  8. Acompanhar a elaboração de conteúdos, manuais, documentação e outros materiais de suporte à formação

  9. Promover e coordenar as reuniões com a direcção de formação, coordenadores e formadores

  10. Sugerir estratégias que contribuam para cumprir os objectivos operacionais da empresa

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Mário
Dúvidas sobre responsabilidade pedagógica
Gostaria de saber o seguinte: perante um eventual litígio que coloca um professor contra a direção da escola por causa de uma avaliação (classificação) eventualmente "mal atribuída" a um aluno, qual deve ser a posição do chefe Pedagógico?
De quem é a responsabilidad e final da pauta onde se estampam os resultados do aluno?
Obrigado.

ermelinda Kungi Quinto
Informação
Boa tarde,

Estou interessada em receber informações vossas.

Lourenço
contribuiçao na tentativa de responder a questao
uma só circunstancia triste durante o aniversario do seu filho não permite muitas conclusões, porem, você fala do comportamento da criança ou do comportamento do pai da criança?
O problema da criança nem sempre é culpa dos pais. repara que os adultos se orientam por responsabilidad es enquanto que as crianças por prazeres. Nem sempre um bom pai gera filhos bem comportados, e vice-versa. é dai a tarefa da escola ou dos jardins de infância para ajudarem na construção de personalidades.

Beatriz Madeira
Cara Leidiana Silva,

Tendo em conta que a esfera profissional pode ser completamente distinta da esfera pessoal, parece-nos que poderá não colocar em causa a credibilidade desta pessoa mas que poderá estar mais atenta ao seu desempenho profissional, sendo que pode pedir à escola que lhe apresente o Plano de Desenvolvimento Pedagógico, ou Plano Pedagógico, das crianças, se não o fez já, e acompanhar as actividades que a escola propõe para o desenvolvimento das crianças.

Poderá estar atenta também através do desenvolvimento do seu filho, veja se ele tem comportamentos adequados à idade, se faz actividades adequadas à idade, se desenvolve competências adequadas à idade. Para fazer este acompanhamento sugerimos que faça uma pesquisa por "marcos de desenvolvimento " no site http://brasil.babycenter.com/. Lembre-se que cada criança tem ritmos próprios que nem sempre correspondem ao "normal".

leidiana dos santos silva
26
fiz uma festa de aniversario do meu filho e convidei os coleguinhas da sala dele jardimI, uns dos coleguinhas é filho da diretora pedagogica da escola, durante a festa esse menino bateu em todos os coleguinhas que estava presente, furou o bolo da festa com o dedo e na hora de ir embora deu birra de rolar no chao, minha pergunta é: devo ficar preocupada em relação a credibilidade nesse profissional da escola ( a mae do coleguinha)?