O objectivo principal da função de Director Pedagógico é acompanhar o processo de ensino e aprendizagem decorrente duma actividade de formação. Esta função pode existir numa entidade que tenha um Departamento de Formação activo e que faça um acompanhamento e avaliação da formação que os seus colaboradores frequentam. Ou pode existir numa entidade formadora acreditada pelo Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras da DGERT.
O Director Pedagógico deve:
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Coordenar e supervisionar o planeamento, execução e avaliação da formação
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Coordenar as questões pedagógicas inerentes e decorrentes do processo formativo
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Acompanhar o processo de ensino (formadores) e aprendizagem (formandos)
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Dispor dos materiais e equipamentos para planeamento, execução e avaliação dos programas de formação
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Promover a actualização de conteúdos, manuais e documentação de suporte à formação
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Promover a actualização de todos os materiais de suporte à formação
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Promover a introdução de recursos tecnológicos actualizados
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Acompanhar a elaboração de conteúdos, manuais, documentação e outros materiais de suporte à formação
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Promover e coordenar as reuniões com a direcção de formação, coordenadores e formadores
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Sugerir estratégias que contribuam para cumprir os objectivos operacionais da empresa
Dúvidas sobre responsabilidade pedagógica
Gostaria de saber o seguinte: perante um eventual litígio que coloca um professor contra a direção da escola por causa de uma avaliação (classificação) eventualmente "mal atribuída" a um aluno, qual deve ser a posição do chefe Pedagógico?De quem é a responsabilidad e final da pauta onde se estampam os resultados do aluno?
Obrigado.
Informação
Boa tarde,Estou interessada em receber informações vossas.
contribuiçao na tentativa de responder a questao
uma só circunstancia triste durante o aniversario do seu filho não permite muitas conclusões, porem, você fala do comportamento da criança ou do comportamento do pai da criança?O problema da criança nem sempre é culpa dos pais. repara que os adultos se orientam por responsabilidad es enquanto que as crianças por prazeres. Nem sempre um bom pai gera filhos bem comportados, e vice-versa. é dai a tarefa da escola ou dos jardins de infância para ajudarem na construção de personalidades.
Tendo em conta que a esfera profissional pode ser completamente distinta da esfera pessoal, parece-nos que poderá não colocar em causa a credibilidade desta pessoa mas que poderá estar mais atenta ao seu desempenho profissional, sendo que pode pedir à escola que lhe apresente o Plano de Desenvolvimento Pedagógico, ou Plano Pedagógico, das crianças, se não o fez já, e acompanhar as actividades que a escola propõe para o desenvolvimento das crianças.
Poderá estar atenta também através do desenvolvimento do seu filho, veja se ele tem comportamentos adequados à idade, se faz actividades adequadas à idade, se desenvolve competências adequadas à idade. Para fazer este acompanhamento sugerimos que faça uma pesquisa por "marcos de desenvolvimento " no site http://brasil.babycenter.com/. Lembre-se que cada criança tem ritmos próprios que nem sempre correspondem ao "normal".
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fiz uma festa de aniversario do meu filho e convidei os coleguinhas da sala dele jardimI, uns dos coleguinhas é filho da diretora pedagogica da escola, durante a festa esse menino bateu em todos os coleguinhas que estava presente, furou o bolo da festa com o dedo e na hora de ir embora deu birra de rolar no chao, minha pergunta é: devo ficar preocupada em relação a credibilidade nesse profissional da escola ( a mae do coleguinha)?