Os jardins de Lisboa vão voltar a ter Internet grátis

Os espaços verdes da cidade de Lisboa vão voltar a disponibilizar aos seus frequentadores Internet sem fios gratuita, numa iniciativa que a Câmara da cidade prevê implementar até ao final de 2009.

Com o novo projecto pretende-se criar um ponto de Internet sem fios em cada nova concessão em espaço verde.

Jardim Marcelino Mesquita, nas Amoreiras, Jardim Henrique Lopes de Mendonça, na Praça José Fontana, Jardim das Francesinhas, Jardim Constantino, Jardim Botto Machado e Parque do Vale do Silêncio estão entre os 19 espaços verdes existentes em Lisboa e a abranger pela iniciativa até ao final do próximo ano.

O projecto prevê ainda que, de agora em diante, a oferta gratuita do serviço de Internet esteja ao encargo dos concessionários das esplanadas e quiosques, o que significa que a Câmara não terá qualquer custo com a iniciativa, refere o jornal Público na edição desta quinta-feira.

A nova aposta da autarquia surge cerca de um ano depois de ter terminado o projecto-piloto Jardins Digitais, lançado em Junho de 2006, quando Carmona Rodrigues era presidente da Câmara.

Segundo a assessora de imprensa do actual vereador dos Espaços Verdes, Catarina Oliveira, citada pelo jornal Público, os técnicos da Câmara concluíram que o projecto contemplava locais desadequados para utilizadores de Internet sem fios, nomeadamente por não disporem de cadeiras ou bancos que garantissem condições de conforto, o que motivou a suspensão do Jardins Digitais.