O Natal é uma época mágica, cheia de momentos de alegria com os mais queridos. Esta atmosfera especial é realçada por decorações de Natal cuidadosamente selecionadas. No entanto, se tiveres um cão ou um gato, deves lembrar-te de que este período é muito difícil para eles. Novos cheiros, luzes cintilantes e decorações delicadas podem não só encorajar os animais de estimação a serem travessos, mas também proporcionar-lhes demasiada estimulação. Como decorar o espaço da tua casa de forma a torná-lo seguro tanto para os animais de estimação como para a decoração?
Uma árvore de Natal segura - um fundamento do Natal com o teu cão e gato
Decorar a árvore de Natal tornou-se numa parte integrante das nossas tradições. Já não podemos imaginar o Natal sem este elemento distintivo. O cheiro da floresta e as agulhas num belo tom de verde são uma decoração por si só e permitem sentir o verdadeiro ambiente natalício. No entanto, os animais podem ser curiosos, o que pode dar origem a problemas muito graves.
Ao comprar uma árvore acabada de cortar ou ao colocar um vaso de plantas no meio da sala de estar, estás a colocar o teu animal de estimação em grande risco. O primeiro é o risco de um cão ou gato ingerir agulhas. A sua forma e as suas pontas afiadas podem irritar o esófago e o resto do sistema digestivo do animal de estimação e podem mesmo provocar lesões graves nos intestinos. A ingestão desenfreada de agulhas da árvore de Natal também pode resultar em envenenamento, assim como a ingestão de água em que a resina tenha entrado. Se quiseres uma árvore viva, opta por uma mais pequena e coloca-a a uma altura suficiente, por exemplo, sobre uma cómoda ou numa divisão onde não sejam permitidos os animais de estimação.
Uma árvore de Natal artificial não é tão perigosa para os patudos como o seu equivalente vindo diretamente da plantação. No entanto, também pode ser perigoso para os animais domésticos. Se não for muito estável, basta um salto de gato ou de cão para que caia no chão com todos os seus ornamentos. O peso da árvore pode já constituir um risco para a saúde ou mesmo para a vida dos animais. No entanto, os numerosos adornos de vidro ou porcelana aumentam ainda este perigo. Em caso de queda no chão, partem-se normalmente em pedaços pequenos e muito afiados que podem ferir as patas do seu amiguinho peludo.

Decorações à prova de cães e gatos
Embora as estatuetas de porcelana e as bolas de vidro sejam fenomenais, o Natal com o teu cão e o teu gato exige que abdiques delas. No entanto, isto não significa que a tua casa não possa ser bem decorada. Há muitos objetos encantadores para encher os interiores com a magia do Natal.
Que decorações são adequadas para as festas com o cão e gato?
- pingentes de feltro e madeira;
- decorações têxteis, como almofadas decorativas temáticas ou cobertores;
- decorações maciças de pé, por exemplo, gnomos, árvores de Natal de madeira;
- grinaldas penduradas a uma altura suficiente para impedir que as patas dos animais as alcancem;
- coroas de flores penduradas em locais inacessíveis aos animais de estimação.
Ao escolher os ornamentos certos, lembra-te de colocar no cesto os que são feitos de materiais resistentes a riscos. Devem também ser sólidos e estáveis para que o gato ou o cão não os derrubem facilmente.
Luzes perigosas
Iluminada, cintilante e com muitas luzes, a casa tem muito charme. Decidindo ter um cão ou gato, não tens de abdicar desta decoração única. No entanto, há que prestar atenção a alguns pontos importantes. Os fios despertam frequentemente a curiosidade dos animais. Se morder ou puxar um deles, o animal pode sofrer consequências perigosas: eletrocussão ou esmagamento, por exemplo, por uma árvore de Natal. Por conseguinte, é preciso teres cuidado com este aspeto. Mantém todos os cabos afastados do teu animal de estimação. O melhor é escondê-las atrás de rodapés ou de móveis. Podes também fixá-los suavemente à parede. É também obrigatório cuidado com os fios soltos pendurados, que - especialmente para os gatos - estão associados a uma grande diversão.
Prendas para o teu cão e gato
O teu animal de estimação é o teu membro da família. Preocupas-te com a segurança dele e cuidas dele todos os dias. Por isso, não te esqueças de dar ao teu amigo patudo um lindo presente. O presente certo pode ser, acima de tudo, uma alternativa à sua infinidade de belas decorações de Natal. Uma arranhador, um cubo, um tapete para cheirar ou bolas com guizos manterão o teu animal ocupado durante muito tempo e fá-lo-ão perder o interesse pelas decorações.
FAQ Natal com o cão e gato: árvore de Natal, decorações e casa seguras - um guia prático
Como cuidar do teu animal de estimação durante a época festiva?
O teu animal de estimação pode ficar excessivamente estimulado durante este período. Muitos convidados, novos cheiros, a azáfama dos preparativos podem tornar-se stressantes para ele. Por isso, prepara um lugar adequado para ele se acalmar. Cria um canto com uma cama macia ou um cobertor favorito - longe do barulho.
Quais as plantas a evitar nas decorações de Natal?
Na época do Natal, optamos frequentemente por decorações com azevinho, teixo, visco e poinsétia. Cada uma destas plantas é venenosa para os animais domésticos. Todas representam uma ameaça mortal para eles. Por isso, é preferível escolher equivalentes artificiais e de alta qualidade.
Os difusores perfumados são uma boa ideia numa casa com animais de estimação?
Os animais não gostam muito dos aromas artificiais que se encontram nos difusores e nos ambientadores. Se quiseres que a tua casa cheire bem e não incomode o teu cão ou gato, ferve água com alecrim, casca de laranja e algumas gotas de extrato de baunilha numa panela.



